terça-feira, 26 de maio de 2009

S.O.S. COSTA VERDE



Hoje fui sacudido com uma notícia triste e que mostra a irresponsabilidade de nossas autoridades, principalmente no que concerne a preservação do meio ambiente. Uma tragédia anunciada inúmeras vezes está em curso na Baia de Sepetiba, aqui no Rio de Janeiro, região onde vivo e que guarda com sua beleza as marcas da vida de tanta gente. A degradação ambiental é tão grande que esta semana a mortandade de peixes de diversas espécies está assustando a todos e demonstrando que os erros do passado e do presente estão acabando com tudo.

O crime cometido com a devastação causada pelos rejeitos tóxicos da extinta Companhia Mercantil Ingá, situada na Ilha da Madeira, ainda hoje continua ameaçando a todos caso vase o líquido contaminado por cádmio e zinco que se acumula em cima de uma montanha que vive querendo ruir.

A construção da noca Companhia Siderúrgica do Atlântico e a devastação ambiental que vem causando é outro fator que está afetando a baia e não vemos providencias serem tomadas.

A pesca indiscriminada em traineiras com balões, além dos barcos equipados com redes de arrasto são outro crime que causa indignação, tudo diante dos olhos das autoridades que fingem não ver.

O local é utilizado frequentemente pela Globo para filmagem de suas novelas. Isso dá uma noção das belezas naturais que temos por aqui. No entanto, a fragilidade é tão grande, tão ameaçadora que é preciso que alguém faça algo urgentemente.

Quando recebi o aviso hoje pela manhã da mortandade de peixes confesso que me assustei. É preciso que alguém faça algo, que alguém pare de dormir em berço explendido e tome uma iniciativa em defesa da vida na Baia de Sepetiba.

0 comentários:

Postar um comentário