domingo, 13 de novembro de 2011

O VERDADEIRO E AUTÊNTICO CURUMIM DA TV TUPI



Aí está Ricardo Peres, o "Curumim" da extinta TV Tupi falando a seus amigos

E lá se vão muitos anos, mas a TV Tupi, nos idos de 1962 apresentava um pequeno quadro em sua programação, onde um garoto estilizado como um índio, incorporava a imagem do logotipo da emissora que era o Curumim. Tratava-se de Ricardo Peres, filho do ator e diretor Alberto Peres, considerado um monstro sagrado da dramaturgia, precursor das novelas que hoje tanto sucesso fazem.

Ricardo foi meu colega de colégio ao longo de muitos anos e segundo me disse, não há registros desse período por causa de um incêndio nos arquivos. O máximo que consegue é uma pequena matéria que saiu na antiga “Revista do Rádio”, guardada a sete chaves por sua mãe.

No entanto, quem viveu aquela época há de lembrar e havia até um bordão dito pelo indiozinho. Se não me engano: “Rau!...”.

Ricardo é daquelas pessoas afáveis, amigo de todos, de uma simpatia enorme e que nem mesmo o peso do tempo parece tê-lo atingido. Continua o mesmo brincalhão de sempre e ainda conserva a cara do “Curumim”, como aliás é chamado por todos até hoje.

Busquei na net algum registro e confesso que não localizei. Posso ter pesquisaod mal, porém não poderia deixar de fazer daqui a afirmação de uma época dourada e relembrar uma passagem significativa de nossa TV.

O Curumim está de pé, mais feliz do que nunca, conservando a jovialidade e a simpatia que o caracterizam. Aqui rendo minhas sinceras homenagens a uma figura antológica da TV e da minha vida nos tempos de colégio. Um amigo de primeira, um ser humano espetacular e que merece todo meu respeito.

Rau!...