sábado, 9 de fevereiro de 2013

A VERDADE DE FANI




        Eu não queria mais escrever no blog, conforme havia dito, porém tenho visto manifestações covardes de gente inescrupulosa contra Fani e isso me obriga a fazer uma reflexão no sentido de que a colocação de veteranos de BBB num programa em que a maioria é de gente nova, fatalmente iria levar todos a querer fazer o isolamento deles ou comparações com o desempenho anterior, buscando a melhor forma de denegrir o retorno. Fani tem sido vítima disso, assim como os demais.

Conheço Fani Pacheco há anos e sei de sua luta, de seu empenho em alcançar uma trajetória linear e que lhe possibilite alguma estabilidade. Foi assim no passado, quando ela esteve no BBB e a enalteci aqui, mas continua sendo agora. Mais madura, mais vivida e sofrida, Fani tem a mania de chamar para sí a responsabilidade de prover as necessidades dos que lhes são próximos em todos os sentidos e isso é mérito. No BBB isso não está em jogo, mas não posso deixar de dizer o que sei e o que penso.

Tenho visto algumas pessoas julgarem-na de forma impiedosa, numa perseguição injustificável. São pessoas que não a conhecem, que nem mesmo estão julgando a participação dela neste BBB. Trata-se de perseguição desmedida, doentia, covarde e baseada na inveja de uma mulher que sabe o que quer, que luta por seus ideais e que queiram ou não, encarna o espírito do BBB. Tanto é assim que foi chamada a voltar, não tiveram como deixá-la de fora.

Fani nunca renegou sua condição de ex-BBB. Ao contrário, sempre teve orgulho disso e buscou elevar essa condição a um patamar de cativar aqueles que um dia imaginaram e sonharam estar por lá, fazendo-os querer cada vez mais conseguir essa chance. 

Ao deixar a prova do ônibus foi acusada de não se interessar por nada, de menosprezar o programa e seu significado. Pior é verificar que quem disse isso deve estar de moral baixa, ter problemas sérios de baixa estima e complexos inúmeros. Fani apenas achou que se não havia prêmios maiores não estava em condições de se empenhar a fundo após sair de um paredão extremamente desgastante. Querem execrá-la por falar a verdade porque o público prefere discursos bem elaborados baseados em nada e que ao nada levará.

A Fani que conheço é linear. A mesma pessoa sempre, sem subterfúgios, sem máscaras para isso ou aquilo e muito menos para BBB. A Fani é capaz de mandar qualquer um a merda se não lhe agradar, mas é capaz de tirar a roupa do corpo para cobrir essa mesma pessoa se sentir que foi injusta. Trata-se de uma pessoa que vive com intensidade e que faz de sua vida uma grande limonada com apenas algumas raspas de limão e divide com todos.

Foi com essa pessoa que me encantei no BBB7. Não me decepcionou jamais e agora, no BBB13 só vejo que a menina de Nova Iguaçu, da Baixada Fluminense, minha região,  virou um mulherão e muito mais consciente de suas responsabilidades, mas mantendo a essência de apenas querer ser feliz e personificando o sonho de muitas outras meninas e mulheres que vivem por aqui, servindo como catalisadora das angústias e sofrimentos de quem vive numa área tão discriminada, tão abandonada, mas que é pujante e tem gente de muito valor, como Fani.

Essa é a menina-mulher que está lá no BBB, buscando seus ideais, consciente de que representa tudo isso e que depende da compreensão de muitos para não ser mal interpretada. 
Renovo daqui portanto as esperanças de que Fani possa interpretar aquilo que o povo quer ver num BBB que é sua verdade, sua autenticidade, seus erros e acertos. Criticam-na até por já ter experiência no BBB, por alertar os novatos, por apontar opções. Ao fazer isso ela não está também sendo participativa, dividindo o que aprendeu?; Quem pode ser condenado por isso?

Não me ative aqui aos dramas de Fani, não apontei suas angústias pessoais. Algumas são conhecidas de muitos e são inquestionáveis. Porém não seria o caso de usar tais argumentos para convencer ninguém. E muito menos quero com o que escrevo impingir Fani Pacheco goela abaixo de ninguém. O que penso poder fazer é esclarecer o que muitos desconhecem, o que outros se recusam a enxergar, porque a visão foi distorcida pelo convencimento de outras verdades  que podem também ser muito duvidosas.

Ninguém é melhor que ninguém. BBB é um jogo e como tal nunca achei Fani uma grande jogadora porque suas verdades vão muito além daquilo que um jogador precisa e usa para ganhar. Ela não é assim e chega a ser ingênua para tanto. Diz o que pensa, vai na direção que seu coração manda e por vezes é condenada em tais atitudes, mas acompanho sua viagem para ver até onde ela vai chegar, porém acabo sendo encontrando no final a verdade da Fani, sem enganos, sem nenhuma dúvida.

Até mesmo quando contrariou minha vontade no jogo Fani estava sendo leal a essa sua verdade. Foi numa toada só. Refiro-me a sua rejeição a Dhomini, que considero o maior BBB de todos os tempos. Ela estava sendo fiel ao que pensa, a sua visão de jogo, a sua verdade. Como criticar?

Enfim, a Fani menina, alegre, maluquete, hoje uma mulher ainda alegre e maluquete, resistindo ao tempo, está mais madura, mais leal a suas convicções, a seus amigos, a quem gosta dela e até a fazendo a vontade de quem não gosta quando erra. Mas erra buscando acertar e é essa Fani que quero continuar vendo, que quero até onde for possível em minha vida querer bem, admirar e enaltecer porque ela foi, é e creio que sempre será também um marco para o BBB e para os que gostam de Faninha, a “Pituca” que um dia no twitter mandou um recado para mim: “Manga, eu te amo!”. Com todas as letras te dedico Faninha: -Eu te amo também!