segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O QUE É PIOR?


Na onda do 2º turno, os escândalos que sacudiram o Brasil durante o governo Lula vão estar presentes na campanha, sem sombra de dúvidas. Mensalão, Caixa Econômica, dinheiro na cueca, Erenice do Gabinete Civil e tudo aquilo que veio a tona, denunciado pela imprensa, que o governo quer castrar, certamente estarão sendo lembrados para que o eleitor não esqueça.

A disputa entre Serra e Dilma não vai se restringir ao debate das ideias e de alguma maneira essas lembranças estarão na pauta. Resta saber qual o resultado prático disso tudo. O que ficará no ar é a pergunta evidente: o que quer o povo Brasileiro?

O eleitorado de Marina Silva, candidata do PV que propiciou o 2º turno no Brasil é que estará sendo alvo dos dois candidatos porque é capaz de definir quem será o novo Presidente do Brasil. Esse eleitorado deu demonstrações claras de que não tinha interesse em contribuir para que a turma do Lula se eternize no comando do país, mas também tinha e tem receios lógicos de promover a volta do PSDB ao governo.

Agora fica definitivamente sepultada a possibilidade de que uma terceira força política, independente, possa governar, restando a definição plebiscitaria que diz sim a essas práticas que o governo do PT estabeleceu ou renega essa possibilidade.

O Brasil vive um clima de expectativa e o povo está acuado com a responsabilidade de escolher entre o que é ruim e o que não interessa. Certamente que as perspectivas de progresso e desenvolvimento com ênfase na educação estão prejudicadas. Os investimentos neste setor tão subjugado podem ter ficado para o futuro, mas é urgente que se cuide da segurança, da saúde, oferecendo oportunidades de emprego para o povo, afim de evitar o clientelismo de fornecimento de Bolsa Família.

Urge que o Brasil de um pouco mais de atenção aos seus idosos, aposentados. Nosso país está ficando velho e relegar essa população a um patamar de esquecimento é impiedoso e também um desperdício porque experiência e competência não podem ser jogados no ostracismo como fazemos. Essa gente tem muito a contribuir, quer e só não o faz por falta de oportunidades, por discriminação.

A ameaça velada que Lula e Dilma deixam no ar contra a imprensa é um fato que merece destaque também, porque demonstra o desejo de colocar um cabresto naqueles que denunciam as falcatruas, que noticiam a bandalheira e que demonstram que nosso país ainda vive como uma “República de bananas”. A imprensa tem que ser livre, sempre. Não se justifica que o Brasil conviva com a possibilidade de ter a única voz que se levanta contra a bandalheira sendo calada a custa de que interesses mesquinhos sejam protegidos. Quem se valeu dessa mesma imprensa, quem chegou ao poder por ter como aliada uma imprensa que denunciava as mazelas não pode agora querer agir como se fazia na época da ditadura. Hugo Chaves, aquele ditadorzinho engordurado e invejoso faz isso na Venezuela para calar seus oponentes, mas convenhamos que sua lição não se aplica aqui e qualquer ameaça deve ser rechaçada pelo povo.

42 comentários:

Anônimo disse...

O que vc descreve me parece o governo do FHC.Onde ela pagava para calar a boca de todos e enterrava toda e qualquer investigação que corria em seus governos.Não aceitava CPI, é mais ou menos o que acontece no Governo de SP. Escândalos cercaram seu governo,só que ele não cortava na própria carne,acobertava todos os seus aliados. Isso é que é exemplo de Governo. Joga tudo para debaixo do tapete e conte com o esquecimento dos fatos. Cadê o processo dos Sangussugas que seu Serra tava entalado até o pescoço??? E a quebra do sigilo de milhões de brasileiro, cometido por sua filha e sua sócia Irmã de Daniel Dantas??? Alguém mandou apurar!! Tem muito mais,mas não interessa a mídia vendida e golpista. O país vive um processo de desenvolvimento que não existem antes. O PSDB deixou o país falido, endividado,sem emprego. Enfim, sucateado! Brasil precisa de um governo para 195 milhões de brasileiro,não para uma pequena parcela endinheirada do país.

Anônimo disse...

Ah, esqueci.VC fala dos aposentados do Brasil. Esses, segundo FHC(PSDB) são todos vagabundos, teeem que trabalhar até morrer. isso sim,é exemplo de governo preocupado com os aposentados e idosos do Brasil.

Unknown disse...

Ai, não adianta! Os petistas sofrem uma lavagem cerebral e o discurso não muda nunca. Eu posso dizer isso pq infelizmente já fui petista de andar com o broche do pt no peito e até contribuir com o partido (é o passado me condena..rsrsrs). Mas, com o escândalo do mensalão minha consciência adormecida despertou para a bandalheira que é o pt e pude observar e constatar todas as mazelas que esse partido corrupto pratica e praticou por longos 8 anos. E quer perpetuar com uma figura chamada Dilma que ninguem sabe quem é, nunca se candidatou a nada antes. Ninguém pode dizer que foi uma boa ou má vereadora ou governadora ou senadora ou deputada porque é uma figura desconhecida e inventada apenas para perpetuar um projeto de poder de um partido corrupto. Essa é a verdade. E um recado para o anônimo: quem acha que as pessoas têm que trabalhar até morrer é Dilma que já tem projeto pronto para aumentar tanto em idade como em tempo de contribuição o tempo para aposentadoria e vai acabar com a aposentadoria proporcional. Se vc não sabe disso vai pesquisar um pouco os projetos da sua candidata.

Anônimo disse...

Para quem já fez parte de militância política,não saber quem é Dilma,é estranho!! Santa Ignorância,ela não tem projeto nenhum com relação aos aposentados,foi mais um boato criado por esse partido de elite branca, que gosta de fazer compras na Oscar Freire. Vc deveria se informar sobre todo o dinheiro da família do Serra que tá lá fora. Ficou rico com tudo que vendeu no governo do FHC e seu governo em SP. Nossa mídia não apura pq tem rabo preso e interesse financeiro. Com Serra no poder vai ter assinatura da veja,no Brasil todo.Hoje,já tem em SP. Informe-se antes de acusar,ou melhor leia jornais e veja telejornais sem comprometimento com os governos corruptos do PSDB.
Dilma é muito mais competente do que vc possa imaginar!!! Caso,vc queira tb,posso mandar um e-mail com todos os contratos do GV de São Paulo com a veja e sua editora,para mandar livros didáticos e revistas para as escolas paulistas. Isso tudo sem licitação. Pq será,que Dona Veja e folha tiveram tanto impenho em ajudar Serra nas eleições???!!! Dã!!!!
Grande abraço para todos e viva a democracia!!!
Maria.

Anônimo disse...

So mais uma coisinha,Fernanda, Não sou PT.
Escrevi...impenho.Correção...empenho.
Abraços.
Maria.

BEL... disse...

Não pretendo discutir com quem quer que seja, e menos ainda com bandeirolas petistas fanáticas totais e irrestritas sobre todas e quaisquer circunstancias, mas...ja me perguntei muitas vezes, porque o Lula escolheu Dilma e não Marina, para nos impor como sua candidata?...justamente por saber quem é, quem foi e quais as realizações de Dilma, no segundo turno serei Serra.

Anônimo disse...

Jesus!!!
Ele não poderia escolher Marina,ela não era mais do PT. Tb não venho aqui para discutir, muito menos ofender. Só defender minha candidata ao cargo de presidente do Brasil. O que estão fazendo com ela é um absurdo. Mentem, inventam e falam absurdos sem credibilidade nenhuma (boatos), e passam isso como se fosse "VERDADE ABSOLUTA". O PT, não tá fazendo issa baixaria toda. Eleição se ganha com propostas de governo,não com mentiras para enganar o povo.
O Povo brasileiro merece mais respeito. O que os políticos fazem para ganhar uma eleição...é uma vergonha!! Para acusar alguém de alguma coisa, o que acusa deveria olhar primeiro para seu rabo, depois acusar. Sr,Serra, se vende como se fosse honesto e santo, e isso ele tá muito longe de ser. O SR. Entreguismo é um grande Blefe!! Salário de 600 reais...hahhahahaha. Vai dar no primeiro anos,depois nunca mais. Acreditem em tudo que ele promete. Daqui há quatro anos vamos ver quanto estará o Salário do Sr. Serra presidente. OK. Um estado que elege o Tiririca para DF, tem base política para escolher o que é melhor para o Brasil!! O PSDB já faz parte da decoração de SP...tá lá há vinte anos. Se Deus quiser,vai continuar só aí...
Abraços.
Maria.

BEL... disse...

Marina no PT ficou sem espaço, sem prestígio e teve que sair.

...mas fora isso, creio que o direito de ir e vir, a integridade fisica das pessoas e a liberdade de expressão devem sempre ser inalienáveis e defendidos acima de qualquer ideologia sempre e em momento algum, passado, presente ou futuro se pode pretender justificar rompimentos nesses quesitos...com isso em mente, cientes que em politica não ha santos nem messias, vamos ao voto e boa sorte.

disse...

Imprensa livre? Claro que sim, mas que fale verdades, que noticie, e não INVENTE.

Acreditar na Veja e Estadão é de matar. O serra injetou 34 milhões lá, assinou com editora Abril para que escolas e repartições recebessem suas publicações, e o eleitor, cheio de preconceito e que não lê os contrapontos, não vê nada demais na ação. E sem licitação. O caso Erenice não deu em nada. Ela foi absolvida. Jogaram o nome da mulher na lama tendo um falsário como testemunha.

Agora, o caso da filha do Serra que violou o sigilo de 60 milhões de brasileiros a imprensa dita livre não publica uma linha. A filhinha do Serra se aproveitou que o pai era ministro e tiozinho FHC era o Presidente, se juntou com a filha do Daniel Dantas e fez suas falcatruas na maior cara de pau. E nada. Assim, papai, até o Tiririca vira Presidente da República

E sobre o aborto? Que é usado pelos paus mandados via e-mail para retirar votos? Que até sou a favor em casos de estupro, por exemplo, ou que a mãe corra risco iminente de vida. O Serra foi o único que legalmente autorizou a prática quando ministro da Saúde do privatizador FHC, como se vê aqui:

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010/10/serra-e-o-unico-candidato-que-ja.html

Quero mais é que o Serra suma da face da terra!

BEL... disse...

As verdades tem sempre que ser verdadeiras e não as verdades de cada um...Havendo inverdade, quem tem que funcionar é o judiciário e não a censura...e temos governo, e não outorgar-lhes suas responsabilidades eu creio irresponsabilidade.

...Que cada um vote em quem lhe parece melhor preparado, e de acordo com o que pode ou não relevar...mas se ideologia justificasse qualquer meio e qualquer coisa, como ficaria a queda das torres gemeas, a morte de inocentes, etc, etc?

Anônimo disse...

Qual judiciário???? O do GILmar Dantas??? Ah,tá!!! Vc deve acreditar em Papai Noel!!!
Concordamos que cada um vote em quem lhe parecer melhor. Que o povo veja isso sozinho,não manipulado por mentiras maldosas. Vcs já se perguntaram,pq sempre que tem eleição, e o PSDB participa, aparecem DOSSIÊS e escândalos???!!
Pensem nisso!!
Abraços.
Maria.

disse...

Pô! Companheira acredita em tudo que lê, não vai atrás das "verdades". Claro, quando se está cheio de ódio gratuito e indisposto a mudar de opinião, se acredita em tudo mesmo, até que 'Veja' é ilibada e comprometida em informar fatos. Nem adianta discutir. Mas, pelo menos, que fique patente o protesto: imprensa golpista não é imprensa, é poder com viés de partido político, e que se outorga o direito de falar sem ser contestado. Eles querem publicar, mas não serem repudiados, desmentidos. Era só o que me faltava! Imprensa tem que ser responsável e não desestabilizar o país visando o lucro de meia dúzia de donos de jornais e revistas. Aliás, são os mesmos que apoiaram a Ditadura, onde ganharam rios de dólares oriundos dos Estates(e a dívida externa indo a estratosfera). Mas, nem vou recorrer a máxima cultural e falar que a memória do brasileiro é curta. O problema é bem mais simples, não é de neurônios adormecidos, é de má vontade mesmo, ou seja, preguiça de pensar, buscar os fatos e se chegar a um fato concreto. Preferem a inércia.

Pensa-se com desprezo, tipo assim: "odeio PT e petistas e eles estão errados mesmo, todos ladrões, são todos farinha do mesmo saco." Não é assim, lá tem gente boa comprometida com o povo e a coisa pública. Há nefastos também como há no PSDB, PTB, PV... etc...

Judiciário? O Zé Baixaria telefona para Gilmar Mendes(o chefe de lá que liberpu Gilmar Dantas), tenta melar a eleição depois de estar 7x0 e ainda tem defesa? Tô falando que assim até o Tiririca vira Presidente?

A lambança do Judiciário aqui:
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2010/10/05/o-supremo-fez-a-suprema-lambanca/

De passagem disse...

Dilma 47% dos votos, entra numa situação melhor do que a de Serra 33% dos votos. Há um detalhe: O voto em Marina é um voto ideológico, foi um voto dela, não é um voto transferível por osmose, ou por simples declaração de apoio. O que pode fazer a diferença é se ela subir num palanque de um dos dois.E espero que o Dilma ganhe, acho o Serra um mal maior pro país e suas ligações exclusas com Gilmar Mendes a ponto de ligar para ele mandando o mesmo interromper sessão de votação indica bem a tendência autoritária e violenta desse senhor.( A propósito: Hugo Chaves sempre foi eleito pelo voto, o pressuposto básico da democracia. Ditador porquê?)

De passagem disse...

E o que fez Dilma cair nas pesquisas na reta final não foi o Erenicegate nem tampouco o Receitogate, já que escândalos abalam mais a camada mais abastada e escolarizada da população, o que fez Dilma cair nas pesquisas foi o terrorismo religioso, principalmente no interior do país, isso sim faz perder votos e não foi pouca coisa não, a campanha em massa de padres e bispos no interior do país espalhando que Dilma é favorável ao aborto e a união civil de homossexuais. Isso gerou uma considerável transfusão de votos de Dilma para Marina, o que acabou empurrado Serra para o segundo turno.O Lamentável é que uma discussão realmente política para o país ficou de fora, cadê o debate? e ainda falam que o estado é laico e religião não se deve misturar com política.

Manga disse...

Eu não defendo nenhum deles, mas rechaço a "companheira de armas" do Zé Dirceu. Não sou PT e nem PSDB, mas renego comunistas bebedores de whisky e encastelados em Brasília para promover o foda-se no Gab. Civil.
A imprensa está sendo atacada de uma maneira geral, porque denuncia as falcatruas, como o fez com o FHC. Tanto num caso como no outro o papel dela é exponencial e quem é contra deve estar na teta dessa vaga gorda, defendendo a todo custo a continuidade. Não quer que a imprensa mostre a verdade dos fatos. Só que aqui não é a Venezuela. Aqui não vão se criar os filhotes do comunismo que põe venda nos olhos do povo.
Não sou partidário de José Serra e deploro a política neo-liberal também, da;i ter acreditado na Marina como uma nova força.
Me assusta a possibilidade de ver a boneca de ventríloco do Zé Dirceu querendo dominar e dirigir esse país. Acho que isso não vai dar em boa coisa.
Quem não concorda com o que digo pode discordar, mas que essa vaca gorda que é o governo está amamentando gente demais que não quer perder a teta, lá isso está e se depender do meu voto, vão ter que mamar em algo mais duro e com leite mais grosso.

Juliana disse...

Sinceramente, não entendo essa divisão das pessoas entre o PT e o PSDB. Obviamente eles têm suas diferenças, mas devemos lembrar que os dois partidos nasceram do mesmo.É a mesma ideologia com propostas diferentes. Francamente, enquanto o PSDB investe em educação e saúde [não o necessário, mas já é algo], o PT distribui Bolsa Esmola, uma política paternalista que cria filhos mimados. Eu quero condição, não concessão.

ps. Brasil e suas manias estranhas.País da urna eletrônica e coronelismo... a família Sarney continua se alimentando da indústria da seca enquanto a seca do sertão devasta famílias.

Anônimo disse...

Como tem gente mal informada. Deve acreditar nos dois professores na sala de aula....sendo que um é fantasma. Ninguém vê!!! PT nasceu do mesmo PSDB??? Como assim???? Igualzinho...
Professor em SP,apanha da polícia do Governador Serra.Esse mesmo que se preocupa com a educação!
Deus nos deu "dois olhos,dois ouvidos e uma boca".
Justamente para podermos ver bem,escutar bem e quando abrir a boca...não falar bobagem!!!
Maria.

Manga disse...

Eu gosto de receber quem tenha opinião diferente da minha porque é daí que o debate se estabelece, mas de forma civilizada, um pode aprender com o outro. Isso é a essencia da democracia, diferente daquilo que estou vendo hoje porque o Lula e sua turma não quer ser admoestado pelas denúncias da imprensa, que flagram uma Erenice com a boca na botija. Assim foi também com Zé Dirceu que hoje é o mentor de Dilma, sua "camarada de armas".
Não acho que Serra seja lá esse poço de virtudes, não creio que tenha as soluções que o Brasil necessita. Aliás, ninguém tem. No entanto, deixar o PT se eternizar com os escandalos que protagoniza é demais. A alternância no poder é salutar para o país. Os vícios que já se arraigaram na equipe precisam ser defenestrados e só com as mudanças isso é possível.
Portanto, é salutar que eu possa ser contestado no que estou dizendo. Quero que isso seja discutido, gostaria de ser contrariado com o que falei. Será que tudo isso é mentira?

Anônimo disse...

Não sou PT,nunca fui PT. Sou brasileira e quero o melhor para "todos",não uma pessoa que acha que tem que ser"capacho" entregando tudo para os outros de mão beijada. Sr.Serra,todos os cargos públicos que assumi vende, doa ou troca por dois pés de moleque e duas mariolas. O cara não tem visão nenhuma de futuro. Ele entrega para os outros, para não ter trabalho. É cego pelo poder, para fazer massagem em seu "EGO"!!
Por saber que não tem nenhuma virtude e mérito, faz uma campanha vergonhosa. Usa de baixarias absurdas colocando em risco nossa democracia. Agora, chama para participar da reunião do PSDB a TFP. Cruzes!!! Quem tem mais de cinquenta anos,eu tenho. Sabe perfeitamente o que essa sigla representa. O cara não discute programa de governo,só baixaria!! Ele e o PSDB sempre tiveram seus governos envolvidos em corrupção,só que se joga debaixo do tapete e a grande mídia é comprometida com ele. Enfim, não julgo o desempenho de um governo por escâdanlos,pois não sei até onde isso é verdade. Verdade para mim é: Meu país avançou,melhorou. Hoje, goza de respeito internacional e tem menos desigualdade social. Isso é suficiente?? Não. Mas caminhamos para coisas melhores. E Eu acredito!!
Maria.

Anônimo disse...

Descendo do Muro


"E aquele garoto que ia mudar o mundo, mudar o mundo,
Agora assiste a tudo, em cima do muro..."

Pois é, só que nunca fui de ficar em cima do muro. Drummond disse em seu poema que um certo anjo o mandou ser gauche na vida. Esse anjo deve ter dado às caras por aqui também. Sempre fui diferente, inquieta, contestadora, para mim, era difícil aceitar as coisas assim como são. Talvez por isso, tenha subido a um palco na frente de todos os país de um tradicional colégio religioso, onde estudava, para ler uma carta repúdio a censura, sofrida a uma peça que falava sobre racismo. Talvez, por isso, também, tenha pulado o muro desse mesmo colégio para ir a uma passeata em defesa dos professores em greve.

Se as provas dos vestibulares das universidades públicas caem em data diferente, foi fruto de uma luta conquistada colégio a colégio, da qual fiz parte.

Mas, foi na universidade que me tornei militante. Foi uma decisão ideológica. Eu realmente queria mudar o mundo, e acreditava mesmo, que mudaria.

Poucas pessoas lembram, mas foi no governo FHC que o Brasil mudou. E, não foi para melhor, ok, tivemos o plano real, mas tivemos também sucateamento dos órgãos públicos, incluindo ai, o ensino universitário, privatizações a torto e direito. Foi o governo do “se é público, é ruim, e só a privatização salva”. Foi o governo das intervenções federais nas universidades (resquícios do autoritarismo militar), e, foi principalmente, o governo da truculência.

20 anos depois do final da ditadura, a polícia de FCH vinha a exercer papel similar a dos militares.

Eu apanhei da polícia algumas vezes. A primeira, numa passeata estudantil em Brasília contra a intervenção federal na universidade que estudava. De recordação, tive uma lesão no tendão da mão esquerda, ocasionado por um cassetete de um policial. Nessa passeata estudantil, ajudei a carregar colegas com cabeças abertas ou pernas fraturadas. Ah, sim, éramos estudantes, entre 13 e 20 anos. Ninguém era guerrilheiro, terrorista ou similar. E tudo começou porque caiu uma chuva torrencial durante a passeata e corremos para nos proteger no hall dos Ministérios. A polícia, segundo declarações do comandante, acreditou que essa corrida era uma tentativa de invasão. Por isso, autorizou aos seus comandados, que batessem nos estudantes desarmados.

continua...

Anônimo disse...

Já tive cachorros e cavalos jogados contra mim, quando fui as ruas contra as privatizações. E por duas vezes, fui salva, pelo meu marido, de policias com armas em punho na minha direção.

Com tudo isso, assistir calada ao retrocesso ideológico que essas eleições se transformaram, não dá! Sei que ao escrever esse post, terei o prazer de finalmente conhecer os famosos trolls e, infelizmente perder alguns seguidores. Mas, como ficar calada ao ver que na plataforma de governo do candidato da direita, resquícios do integralismo de Plínio Salgado na década de 30?

Tradição, Família e Propriedade em panfletos distribuídos na reunião de cúpula do PSDB é demais para meu estômago.

Ver estampada nas manchetes de jornais a posição preconceituosa e disposta a retroceder numa conquista dos direitos civis dos homossexuais, do candidato a vice-presidente e ficar quieta, definitivamente, não dá!

É engraçado que assistimos o mesmo processo de ultra-direitização acontecendo em alguns paises da Europa, mas nos, que sofremos tantos anos com a ditadura militar, termos que encarar tudo de novo, não pode! Eu me recuso!

Se, colocarmos resumidamente, a polarização dos discursos se dá, entre a candidata que defende o direito civis dos homossexuais e das mulheres e o candidato que defende a total abolição dos mesmos! Eu fico me perguntando, quando esse candidato vai começar a querer, também, retirar os direitos às duras penas conquistados dos negros, dos índios, dos pobres...

Pelo teor dos e-mails preconceituosos que recebo, não vai demorar muito...

Só para lembrar, foi no governo do PT, que uma lei em defesa dos direitos das mulheres se tornou real, foi neste mesmo governo, que se tornou crime, preconceitos contra homossexuais, negros etc

É isso, que venham os ataques, mas quer saber, nesse muro, eu não subo nunca mais!
http://avidasemmanual.blogspot.com/2010/10/descendo-do-muro.html?spref=tw

É o que eu penso
Marina

Anônimo disse...

Marina,perfeito!!!!!
Maria.

Serra Presidente disse...

Hoje é dia do nordestino, se voce tem mais filhos que dentes, parabéns!

Tradição, Família e Propriedade é o que há de melhor nesse país!

45 neles!

Anônimo disse...

Como pode ainda ter gente que sente falta das privatizações? Olhem a cara de felicidade desses entreguistas do patrimônio do povo..

Roberto

Anônimo disse...

Segundo FHC, Serra foi o que mais lutou pelas priovatizações. A Vale foi vendida por menos de 3 bilhões, hoje vale quase 200 bilhões.Clique e veja a cara de felicidade dos tucanos leiloando nosso patrimônio..

R

Anônimo disse...

Debate esclarecedor,mostrou quem sabe mais e tem mais competência. Serra é um blefe!!! Não reponde nada e só fala mentiras...é o famoso."Se colar colou"!! Tô esperando até agora,ele responder dos 4 milhões que sumiu de sua campanha e outras cositas mais, que seus amigos da mídia não falam, e ainda ajudam escondedo os fatos da população brasileira. Apanhou bonito de uma mulher super competente e excelente gestora!!! Esse debate serviu para acabar com o baile de mascaras do Serra. Ele tem mil caras,mas a que mais gosta de usar é a "171"!!
Abraços.
Maria.

Anônimo disse...

Na verdade não é tão difícil decidir entre Serra e Dilma. Dilma é uma iminência-parda alçada ao topo na carona de pessoas com expressão política. Sem a presença de Lula em seu palanque, uma figura como Dilma receberia quando muito 1% do total de votos válidos em uma campanha presidencial. Por outro lado Serra, mesmo se estivesse fora do PSDB atuando como candidato independente, receberia em torno de 20% dos votos. Isso mostra o quanto Serra representa a continuidade do processo democrático (reconhecimento paulatino das virtudes e defeitos de cada candidato) e o quanto Dilma representa sua descontinuidade. Acredito que a escolha de Dilma por Lula tenha sido feita única e exclusivamente para manter a estrutura política petista durante o tempo necessário para Lula ser novamente eleito. Nesse sentido Dilma nada mais é que uma governanta encarregada de manter a casa em ordem enquanto o dono do Poder está ausente.

Kfouri disse...

Pra vc, caro Manga, veja o que o Partido da Imprensa Golpista de São Paulo esconde:
Na mira da turma do Serra
.

E TEM MAIS, ESTE É ESCABROSO! A Verdade. Nada mais que a VERDADE.

Léo Kfouri

BEL... disse...

Li os links do cidadão acima mas e principalmente:

Dois mandatos de governo petista e continua a não haver praticamente nada em termos de escolas de qualidade no tratamento para crianças especiais e as poucas verbas federais, foram cada vez mais minguadas..e olhe que tivemos dois mandatos petistas consecutivos.

...Possuo vasto conhecimento e vivencia na area especial e posso dizer que o país carece de escola publica ou privada capaz de atender necessidades espciais o tempo todo da forma eficiente como seria desejável, infelizmente...E me questionei o por que do cidadão que reclama pela filha, não ter procurado D Dilma do PT para conseguir a tal vaga para a filha, para comparar então os resultados no atendimento...(confesso que gostaria de conhecer o nome da "eficiente" instituição citada no link).

...mas as escolas em geral vão de mau a pior e estão atingindo o nivel superior com a ajuda da malfadada iniciativa petista dar privilegios descabidos, ao invez de investir na escola de base de bom nivel para capacitar de forma igualitária aos interessados e capacitados.

...e com relação á escolas especiais de qualidade, Serra verbalizou publicamente que as fará, e até o momento foi o unico a se referir ao assunto, torçamos pois, que ele possa e faça...o caso é federal.

mas...Quem é D. dilma? quais suas realizões?...Alem do passado guerrilheiro, desconheço-lhe benesses e o que conheço não me agrada, não relevo, não desculpo, e muito menos passo cheque em branco para uma candidata que, fosse em país desenvolvido, longe de ser candidata ao cargo maximo, estária em situação diferente...Serei Serra no segundo turno.

Anônimo disse...

Tem gente que acredita em Papai Noel.
O fato de Serra, verbalizar publicamente alguma coisa, não torno isso um compromiss.Pois, ele verbalizou para todo o Brasil,que não largaria a prefeitura, para se candidatar ao governo de SP e ele largou. Inclusive...registrou em cartório. Então, o que o Sr. Serra fala...vale tanto como uma nota de três reais.Nada!
Fico vendo e lendo mulheres descerem o pau na "guerrilheira" Dilma. Foi corajosa e lutou por liberdade nesse país.Bem diferente do "Homem" Serra,que fugiu covardemente com o rabinho...
Gosto é que nem B... cada um tem a sua. Graças ao povo ignorante com PHD em faculdades renomadas, o povo brasileiro tem que viver subjulgado no cabresto de uma sociedade preconceituosa e elitista,onde quem tem mais... vale mais! Viva a Repúbliqueta de Sun Paulo!!
O que essa elite na realidade não se conforma: É que um cara sem estudo...levou esse país ao desenvolvimento e a projeção Internacional! levando os engomadinhos diplomados, à loucura!!
Quem ajudou com sua competência...foi Dilma!! Sem ela esse governo não teria o rumo que teve.
Continuem acreditando em Serra e suas boas intenções. O Serra e seus amigos empresários e ricos, só querem o pré-sal! Deem o que ele quer...e depos chorem na cama que é lugar quente!!!

Maria.

BEL,,, disse...

Confesso que não vejo coragem no assasssinato do embaixador americano, sequestrado e á mercê, indefeso e usado, e prefiro a minha covardia na "coragem" de apertar um gatilho, e como nos EUA crime não prescreve, continuam válidas ás sanções aos envolvidos (tanto quanto as sanções ao cineasta Polansky).

Quanto á guerrilheiros, prefiro a força e o estilo Gandhi...Alguem pode desculpar ataque a inocentes?...Abomino!... e por isso, abominei a queda das torres gemeas, tambem usadas em nome de ideologia.

Ignorantes com PHD?...Considero ignorante é a venda nos olhos e o preconceito odioso contra quem que detém o saber, conquistado a duras penas, com esforço longo e dificil, bem mais que a rapidez de uma bala, e o discurso conveniente dos palanques.

O segundo turno me surpreende, eu esperava um "passeio" para a Dilma e a coisa está enrascada.

No segundo turno, serei Serra, que me parece o mais preparado e com melhor conteúdo entre os dois candidatos, tanto pela história pregressa quanto pela postura de vida.

MANGA disse...

Mas e o Zé Dirceu e a Erenice? Que tal fazermos uma análise dessas figuras?!
Acho que se houvesse em outros governos um turbilhão de mazelas, fosse do FHC ou de outro qualquer, esses dois aí merecem receber uma defesa de algum comunistazinho que aqui apareça para dizer que são heróis do PT e que a Dilma saberá honrar a história deles.

Anônimo disse...

Assassinato de embaixador americano??? Affff. É o famoso li ou ouvi,alguém falou...O embaixador foi sequestrado,mas não foi morto. kkkk Muito cultos e bem informados!!! Só devem ler e assistir jornais e TVS, que omitem os fatos verdadeiros.
Erenice e Zé Dirceu,não usaram dinheiro público. Se houve um erro foi o de trafico de influência.
Já Paulo Preto e Serra....Superfaturaram o Rodoanel em 184% para ter dinheiro para sua campanha. Serra não era nada. Entrou pobre no governo de Franco Montoro e saiu RICO. Descobriu como enriquecer fácil. Não quer largar o osso. E vem com discurso de sou "do bem e honesto"! Ah,tá!
Sobre ser comunistazinho: Não sou. Mas,se vc quiser me chamar assim,não me ofende. Pois,prefiro ser comunistazinho...que ser egoista! Quero um país para todos,não para meia dúzia de pessoas que só olham para seus próprios umbigos! Não tenho prazer em ver tantos com tão pouco e poucos com muito. Vejo ranso,preconceito e muita ignorância no discurso vazio de fatos mentirosos e fantasiosos. Se é para se discutir fatos...que sejam verdadeiros!! Informação é algo muito importante.

Nomes dos guerrilheiros do sequestro sem morte do embaixador americano:Participaram da ação doze guerrilheiros: Franklin, Cid, 'Toledo', 'Jonas', Cláudio Torres, Vera Sílvia Magalhães - a única mulher participante do sequestro[2] - Paulo de Tarso Venceslau, Manoel Cyrillo, João Lopes Salgado, José Sebastião Moura, Sérgio Torres e Fernando Gabeira.[3] Franklin Martins redigiu a carta-manifesto em que a ALN e a Dissidência Comunista Universitária da Guanabara (assinando em nome do MR-8) assumiam a autoria do sequestro e denunciavam os crimes da ditadura.
Libertação

O governo militar, na época comandado pela Junta Militar, formada pelo general Aurélio Lyra Tavares, almirante Augusto Rademaker e brigadeiro Souza e Mello, acabou cedendo às demandas dos sequestradores, após uma reunião entre os militares, o corpo diplomático e os órgãos de segurança.[6] Com a chegada dos presos no México, depois de momentos tensos na base aérea do Galeão, que pára-quedistas em desacordo com a troca pretendiam invadir para matar os prisioneiros, [7] Elbrick foi solto no sábado, 6 de setembro, nas proximidades do Estádio do Maracanã, durante a saída de um Fluminense x América, de maneira a que seus sequestradores pudessem sumir mais rápido no meio da multidão.
Ele retornou ao posto e retomou suas atividades diplomáticas, mas voltou aos Estados Unidos poucos meses depois, onde continuou a trabalhar no Departamento de Estado, sem assumir outro posto no exterior, até sua morte, em 1983, por derrame cerebral.


Quando falo que tem um monte DE PHD ignorantes...não falo atoa!!!
Maria.

BEL... disse...

Se não matou, menos um inocente morto.

Não li nem procurei no google, me contaram, tanto assim que eu não disse quem fez porque não sei, e não sou nem pretendo ser PHD em guerrilha tupiniquim, mas continuo não vendo coragem ou defesa no uso das armas sobre inocentes indefesos.

...mas seja como for, ao que parece, nossa "guerrilha" não matou ninguem (ao menos ninguem assumiu ter matado)tipo assim: ninguem morreu, só lá uns "caras" assim sem importancia, uns por engano, sei la quem ou então nem deram tiros, quem sabe só posaram armados para fotos, vai lá saber, mas o caso é que agora todo mundo posa de defensor da patria e inocente...Dessa época relevo o Gabeira, confesso.

Sobre o uso ou não do dinheiro publico...Dirceu, passou anos sem que a propria esposa lhe conhecesse a real identidade e foi recebido aos gritos de "ladrão" na eleição passada, e agora ja está com a mala pronta para o retorno ao poder, e o mesmo acontece com Genoíno (mesmo amigos do "rei" foram injustiçados?)...e sobre Erenice, o próprio Lula lamentou de publico e declarou que ela perdeu a chance de ser uma grande funcionária pública...

Bom, eu concordo na integra com uma fala da Marina, que não sei as palavras exatas: governantes devem contruir instiuições fortes que funcionem e lhes cobrem a devida responsabilidade, e em tese, que façam com que a verdade e a justiça prevaleçam!...Eu creio que se assim não é, é porque não tem como ser, visto que só cegos não assistiram ao apropiar apenas do positivo mesmo quando a autoria fosse alheia, e a falta de assumir o que quer que fosse de errado, até mesmo a responsabilidade da escolha pessoal...

Sobre enriquecimento, ninguem veio lá de baixo, tanto quanto nosso atual governante...

Na conjuntura atual, pela comparação da história pregressa dos candidatos, serei Serra no segundo turno.

Anônimo disse...

Manga, até ia discutir e tal, mas vc já põe preconceito(comunistazinho) de cara. Aí fica difícil a brincadeira. Não tem como argumentar, vc já está fechado para não aceitar.
valeu! abraço
fui.

Fátima disse...

Maria, parabéns,por tua coragem de se expressar!
Pois é de pessoa como vc que precisamos neste
governo e não cobra com pele de cordeiro...Com
toda honestidade não entendo nada de política
e muito menos gosto de criticar alguém,mais o
que estão fazendo como a tal imprensa falada,
editada e com vontade de ser liberada para falar
mal das pessoas e elas sem sequer ter como se defender,é um absurdo...Deixem que eles mesmos
se confrontem e cada qual com suas defesas,
depois sim analizemos e votamos em quem
agente queira!!! Deixo uma pergunta,por acaso
nós temos condições de saber quem vai fazer o
melhor para o nosso País? Se Jesus foi condenado
por nós mesmos para morrer na cruz? O único
homem perfeito que nos deu a vida,e ninguém
acreditou nele...Desculpem,nada à ver com
política,apenas um desabafo!!! Fátima

Anônimo disse...

Já tá ficando chato,eu ter que vir aqui toda hora falar a "verdade". Dona Marina,cospe no prato que comeu trinta anos. Ela se mandou do PT,pq não foi indicada para ser presidente pelo partido. Ficou magoadinha e se mandou. Marina,tem mais rabo preso que vcs imaginam. Seu marido é um tremendo de um picareta.Faz no governo mais ou menos o que faz o filho de Erenice. Ele responde a processos junto com Roseane Sarney,por pegar verba pública. Ele é Co-réu! Sra. Marina sabe que seu "marido" ganhou muito dinheiro com o desmatamento e venda de madeira ilegal. Acho,muita graça todos só olharem os erros de Dilma e PT.
Vivemos em uma democracia,onde cada um tem seus direitos de ir e vir assegurados por lei.Votamos em que queremos que nos represente,por ideologia,semelhança, objetivos em comum e por aí vai... Entendo e respeito o voto de cada um,mas não aceito que se faça isso, mentindo e omitindo fatos importantes para essa decisão.
Não aceito e nem nunca aceitei um lado só da versão. Não me deixo envolver por notícias plantadas e manipuladas para favorecer esta ou aquela pessoa. Tenho opinião própria, não sou Maria vai com as outras. Procuro saber o que realmente aconteceu ou acontece,não engulo o que querem me fazer acreditar. Existem meios de comunicação que nos usam como peças de um tabuleiro...para atingirem seus objetivos financeiros. Tô Fora!!
Só mais uma coisinha: Graças aos "guerrilheiros",hoje,temos liberdade de falar o que queremos. Inclusive,ofender o nosso presidente.Fato,que nos anos de ditadura...isso não acontecia. Pois, eram torturados até morrerem. Respeito à luta de muitos que se doaram para que nosso país fosse livre. Coisa que o Sr.Serra não fez...fugiu! Nessas horas é que se vê,quem realmente tava ali para lutar,ou usar o fato para se promover. Sr.Serra,largar tudo o que começa fazendo.UNE,Ministério do desenvolvimento,Prefeitura,Governo. E o que é pior...mente. Procurem saber de quem é o Genérico,Seguro Desemprego,o melhor deputado da constituinte 88 e por aí vai...Não joguem seu voto no lixo. Pesquisem e se informem com fontes confiáveis sobre seus candidatos. Na contituinte de 88,Serra votou contra os trabalhadores em todas as questões.Pensem nisso!
Abraços.
Maria.

BEL... disse...

Uma das coisas que mais me satisifizeram, foi a libertação dos 33 mineiros do Chile, fato que só foi possível, graças ao conhecimento e competencia técnica...Com certeza diploma algum torna ninguem bom, mas desmerecer o saber é a maior estupidez dos estupidos e de gente de mente limitada.

Alem do desprezo ao saber, considero que não tem coisa mais lamentável que tomar para si o mérito alheio, coisa que o PT se tornou mestre...um partido que votou contra o plano real e agora posa de herói da nação e pai da bonança?...a verdade é que tudo seguiu um ciclo!...mas negar as virtudes de um e outro governo não é salutor, ja foi, ja era, se tornou questão menor, pois o momento é Dilma e Serra e não Lula e FHC.

Serra a gente conhece e só sendo muito mau intencionado pra negar por exemplo, a distribuição dos remedios anti-aids, a quebra de patentes, o início do mercado de genéricos, pelo então ministro da Saúde José Serra, e etc, etc...e D. Dilma, alem do passado guerrilheiro, e de ter Erenice como seu braço direito e substituta, de dizer e desdizer ao sabor dos votos, quais foram suas realizações e experiência para validar sua pretensão ao cargo máximo do país?...Sem o padrinho Lula não teria voto nenhum, não seria ninguem, mas queiram ou não, tem sua identidade própria e é quem é: é ela.

...entre os dois candidatos, vejo mais valor e confiabilidade em Serra que é e está por ele, no valor dele, de quem ele é, então, serei Serra no segundo turno.

BEL... disse...

PS: considero uma tremenda estupidez, atribuir nossa abertura politica á nossa guerrilha, porque mesmo sem ser PHD no assunto, não teve nada a ver, ao contrario, atrapalhou bastante e contribuiu pra decadas de atraso e quando finalmente chegou a tal abertura, ja não havia guerrilha nenhuma, e quem não estava perfeitamente integrado e quietinho no seu canto, com o rabinho relaxado, estava fora do país, fato.

...e fala serio, trocar uma ditatura militar por uma ditadura do proletariado não dá, ja foi provado e comprovado que não funciona e leva ao subdesenvolvimento geral, e etc etc... mas o mais inacreditável é ver gente radical e "dona da verdade", agora fazendo pose de democracia.

Anônimo disse...

Cada vez me convenço mais que existe uma elite preconceituosa e cheia de rancor,nesse nosso Brasil.
Continuo afirmando que o desconhecimento de fatos e que levam o povo brasileiro ao engano.
Não sou dona da verdade, nem da razão absoluta. Muito pelo contrário...odeio qualquer tipo de presunção! Só uso o argumento de que contra fatos...não há argumentos!
O que vejo nessas eleições é uma atraso na sociedade brasileira.Vejo uma ignorância apoiada pelo Serra,em se misturar questões religiosas,com política.Quer maior retrocesso!!
Colocar igrejas para pautar o que é ilegal ou legal. Isso é o fim da picada! Estou esperando em breve, voltar Dona Inquisição,aí chegamos ao fim do túnel da desmoralização brasileira.
Quero ver se o Serra e o PSDB, vão assumir seus atos, em provocar toda essa intolerância religiosa em pleno XXI. Essa mesma igreja que atira pedras e julga,não olha para seus padres comedores de criancinhas.Não vejo nossa sociedade mobilizada, para moralizar esses absurdos cometidos por padres,pastores, bispos...
Somos atrasados e nos deixamos enganar pelo falso moralismo de um partido ambicioso do poder. Serra tinha que falar do "Aborto", que sua mulher fez aos quatro meses de gravidez,lá no Chile! Ditadura é vc querer ganhar na força, o poder... passando por cima de pessoas e valores éticos!
Abraços.
maria.

Anônimo disse...

Todo governo herda políticas e programas do governo anterior, políticas que pode manter, transformar, ampliar, reduzir ou encerrar. O governo FHC herdou do governo Itamar o real, o programa dos genéricos, o FAT, o programa de combate a AIDS. Teve o mérito de manter e aperfeiçoá-los, desenvolvê-los, ampliá-los. O governo Lula herdou do governo FHC, por exemplo, vários programas de assistência social. Teve o mérito de unificá-los e ampliá-los, criando o Bolsa Família. De qualquer maneira, os resultados do governo Lula são tão superiores aos do governo FHC que o debate “quem começou o quê” torna-se irrelevante.

Nos oito anos de governo tucano-pefelista - no qual José Serra ocupou papel de destaque, sendo escolhido para suceder FHC - foram inúmeros os casos de corrupção, um deles no próprio Ministério da Saúde, comandado por Serra, o superfaturamento de ambulâncias investigado pela “Operação Sanguessuga”. Se considerarmos o volume de dinheiro público desviado para destinos nebulosos e paraísos fiscais nas privatizações e o auxílio luxuoso aos banqueiros falidos, o governo tucano talvez tenha sido o mais corrupto da história do país. Ao contrário do que aconteceu no governo Lula, a corrupção no governo FHC não foi investigada por nenhuma CPI, todas sepultadas pela maioria parlamentar da coligação PSDB-PFL. O procurador da república ficou conhecido com “engavetador da república”, tal a quantidade de investigações criminais que morreram em suas mãos. O esquema de financiamento eleitoral batizado de “mensalão” foi criado pelo presidente nacional do PSDB, senador Eduardo Azeredo, hoje réu em processo criminal. O governador José Roberto Arruda, do DEM, era o principal candidato ao posto de vice-presidente na chapa de Serra, até ser preso por corrupção no “mensalão do DEM”. Roberto Jefferson, réu confesso do mensalão petista, hoje apóia José Serra. Todos estes fatos, incontestáveis, não indicam que um eventual governo Serra poderia ser mais eficiente no combate à corrupção do que seria um governo Dilma, ao contrário.

Alguns dados comparativos dos governos FHC e Lula.

Geração de empregos:
FHC/Serra = 780 mil x Lula/Dilma = 14 milhões

Salário mínimo:
FHC/Serra = 64 dólares x Lula/Dilma = 290 dólares

Mobilidade social (brasileiros que deixaram a linha da pobreza):
FHC/Serra = 2 milhões x Lula/Dilma = 28 milhões

Risco Brasil:
FHC/Serra = 2.700 pontos x Lula/Dilma = 200 pontos

Dólar:
FHC/Serra = R$ 3,00 x Lula/Dilma = R$ 1,78

Reservas cambiais:
FHC/Serra = 185 bilhões de dólares negativos x Lula/Dilma = 239 bilhões de dólares positivos.

Relação crédito/PIB:
FHC/Serra = 14% x Lula/Dilma = 34%

Produção de automóveis:
FHC/Serra = queda de 20% x Lula/Dilma = aumento de 30%

Taxa de juros:
FHC/Serra = 27% x Lula/Dilma = 10,75%

O sentido da democracia não é a alternância no poder e sim a escolha, pela maioria, da melhor proposta de governo, levando-se em conta o conhecimento que o eleitor tem dos candidatos e seus grupo políticos, o que dizem pretender fazer e, principalmente, o que fizeram quando exerceram o poder. Ninguém pode defender seriamente a idéia de que seria boa a alternância entre a recessão e o desenvolvimento, entre o desemprego e a geração de empregos, entre o arrocho salarial e o aumento do poder aquisitivo da população, entre a distribuição e a concentração da riqueza. Se a alternância no poder fosse um valor em si não precisaria haver eleição e muito menos deveria haver a possibilidade de reeleição.


Dados "verdadeiros" para que se possa comparar e escolher o que é melhor para o Brasil.
Informação tirada de Jorge Alberto Furtado.

Abraços.
Maria.

MANGA disse...

Sempre fui aberto ao debate.Não sou defensor de José Serra, apesar de não encontrar opção de voto, a não ser nele agora. Aliás, me deprime isso porque não acho que ele e muito menos Dilma representem o governante que o país precisa.

Quando me revelo contrário a comunista é porque não os vejo como parcela que represente algo útil ou mesmo ético na questão política que temos nesse país e não é de hoje não.

Ainda me recordo dos comunistas na época da ditadura buscando dinheiro com candidatos da extinta Arena para apoá-los. Ideologia de merda a deles.

Faço sim analogia ocm quem esteve envolvido com terrorismo e deploro porque nada representaram senão um grupo de jovens de ideais altamente duvidosos, que no governo, hoje, nada fazem de diferente daqueles que combatiam.

O dilema é não ter opção. O dilema é saber que Dilma, Zé Dirceu, Erenice, Genoíno (uma enorme decepção esse cara) e seu grupo são algo que representa aquilo que deploramos.

Não me convencem os argumentos de Serra, mas os do PT me enojam porque trata-se de um partido sem propostas, que se aproveita dos projetos alheios e de técnicos que não são de sua estrutura para conseguir algum sucesso.

Acho que o país merece melhor sorte.

Postar um comentário