quarta-feira, 23 de maio de 2012

A EXPLORAÇÃO DA CERVEJA


Muitos tem visto como tenho reclamado dos preços que andam cobrando nos bares pelas cervejas especiais, principalmente as belgas que tanto aprecio. Isso pode fazer com que muitos pensem que é uma coisa de gente metida a besta, mas não se trata disso. Cada um de nós tem suas preferências e na minha vida me dediquei a fazer um aprofundamento quanto ao que era realmente a cerveja, essa bebida que tantos gostam, admiram e consomem aqui no Brasil, mas que não conhecem com profundidade.

A questão é que alguns comerciantes estão enfiando a mão e querendo ditar preços num mercado onde a exploração sempre foi um descalabro. Cervejas que importadores repassam a 7 ou 9 reais a garrafa estão sendo vendidas por 25 até 30 reais. Isso é roubo ou não?; Como tal, acho que essas figurinhas merecem ser desmascaradas, mostrando o tamanho da desfaçatez com que agem, prá não falar da sacanagem que aprontam com quem gosta e consome esse s produtos.

Tem alguns a quem orientei, ajudei e ouvi a falsa promessa de que ao trazer e oferecer a venda essas cervejas iriam praticar um preço digno, trabalhando no mercado com seriedade. Passa o tempo e o que vejo é exatamente o contrário. Ao fim, chega a ser ridículo ver que todos se juntam para impor preços mirabolantes e ainda rirem da cara de quem consome e paga seu enriquecimento.

Hoje quem ri sou eu. Olho para cada uma dessas figuras até com sarcasmo porque cansei de sofrer com isso. Lógico que sei onde encontrar as cervejas por preços honestos, sem o roubo dessa verdadeira quadrilha que vem se formando para assaltar o bolso de quem consome cerveja de qualidade. Fico rindo deles porque conheço-os bem, sei o que querem e para onde vão e não me custa ter um mínimo de paciência para saber que o fim de tudo isso está próximo.

“O tempo só é ruim para quem não sabe esperar.”

Eu confesso que sei e não está distante de vê-los tendo que "arriar as calcinhas" e baixar preços porque o mercado está acordando, as pessoas estão acompanhando essa vergonha, comentam por trás deles e os ridicularizam.

Tocou para mim expor a insatisfação de quem consome com mais vibração. Pois muito bem. Aqui estou e não falo mentira. Por trás desse comércio com preços exorbitantes, há muito mais coisas do que no céu, onde alguns podem pensar só haver os aviões de carreira. E o governo pode meter a mão nisso, pode começar a investigar melhor como se processa esse absurdo aumento de preços, já que os custos de importação são claros e objetivos. Basta ver quanto custa uma cerveja dessas em seu país de origem, calcular o valor dos impostos, impor um lucro razoável e ainda assim jamais chegará ao que estão cobrando aqui.

Eu sinceramente espero que o bom senso prevaleça e que aconteça um reordenamento em benefício dos consumidores. São eles que pagam a conta no final e tratá-los como lixo, como vem acontecendo, é papel baixo e rasteiro.

Cervejas especiais no Brasil, principalmente as importadas, não são um meio de enriquecimento rápido como estão querendo alguns e até conseguindo. Não impunemente porque chega um momento em que a casa cai, principalmente quando já está toda rachada.