segunda-feira, 7 de maio de 2012

PODER, EMPAFIA E SOBERBA


Eu confesso que não vejo nenhuma graça naqueles que se julgam superiores sem motivação. Dinheiro?; Qual o montante necessário para tentar se perfazer diante dos outros?; Quem sabe eu não possa ter?!...; Nem por isso desfiz de ninguém sob a ótica do poder que o dinheiro possa me dar. Poder?; Que poder se somos da mesma matéria, somos destinados ao mesmo fim?

Não me julgo superior a ninguém por mais que tenha me aprofundado nos estudos, que ainda hoje me dedique a tanto e volta e meia seja surpreendido por lições que uma criança da esquina vem me dar. Onde e como posso me sentir acima de alguém porque tive berço, família estruturada, conforto, tudo que sempre quis?

O poder não me embriaga, o dinheiro não me entorpece, mas infelizmente sempre me enoja. O que assisto de alguns que mal se equilibram sobre as pernas achando-se capazes de tripudiar sobre os demais e transformar isso num alimento para o ego só me autoriza a entender e ter certeza de que desvios de caráter e falta de personalidade são atributos inquestionáveis de quem nasce para sugar energia alheia porque não tem capacidade para encarar a vida e suas vicissitudes. Precisam tirar de alguém aquilo de que não são dotados e o fazem descaradamente como se isso fosse muito normal.

Tenho orgulho de jamais ter me agarrado ao saco de alguém para obter benefícios. Tudo que conquistei ao longo da vida o fiz por competência pessoal. Não dependi de ficar babando em ninguém para tanto. Mas nem isso me faz melhor que os outros porque não é raro que uma mão amiga possa impulsionar a vida de alguém e já fiz muito isso e tenho orgulho até de ter encontrado mãos amigas sem que tivesse que pedir por elas.

Quem pode se achar de tal forma superior que menospreze seus semelhantes e não receba da vida o troco?; Desconheço! Me lembro dos mais “poderosos”, valentões, “imbatíveis” que conhecí ao longo da vida e não me lembro de um que tenha sobrevivido ileso.

Duas palavras-chave são o resumo para conquistas: humildade e lealdade. Quem não tiver um mínimo que seja de tais atributos não passará incólume.

Em todas as situações da vida ser humilde é a melhor forma de lidar com a opressão. Quem for humilde já sai com um percentual enorme de possibilidade de vitória em qualquer batalha porque isso é o suficiente para que o inimigo se curve. Essa é a grande arma. Se for leal, a conquista é certa. A lealdade pode ser até as suas convicções e bastará para demonstrar que pode e deve sempre ser vencedor.

Quem souber lidar com situações adversas empunhando esses dois atributos e portando-os de forma a promover bem estar certamente tem o caminho.

Digo isso tudo porque aqui nessa net onde só procurei ser amigo, onde só procurei servir, recebi em troca alguns esbarrões que tem o mesmo sentido da facada nas costas.

Ser amigo, ser leal talvez tenha sido o motivo de receber esse tipo de demonstração. E confesso que não me arrependo porque ao constatar tanta covardia, ao verificar que as pessoas podem ser tão pequenas porque não se conformam com a correção dos atos de seus semelhantes ainda assim buscam meios de se locupletar com o esplendor de suas covardias.

O que digo aqui tem endereço certo sim. O que digo aqui se encaixa perfeitamente para quem julga estar  sempre na dianteira mas nunca consegui avistar senão olhando para trás. O que digo aqui é como uma coroa que tem a medida certa para determinada cabeça.

Esta é a net que conheci, esta é a net que se mostrou para mim e para tantos outros que conheci e deixaram de frequentar esses espaços onde a soberba impera e a agonia de egos em ebulição faz transbordar o caldeirão de empafia e falta de dignidade com que se comportam diante dos demais.

Estariam certos os que abandonaram o campo de batalha?; Não sei, mas prefiro permanecer porque quero sinceramente assistir ao fim disso tudo. Quero ver onde é possível chegar quem se baseia em sugar energia alheia para sobreviver. Uma hora isso estoura e aí ficará bom saber quem terá garrafas vazias para vender.

O certo é que alguém um dia se levantou e bradou aos quatro cantos aquilo que tantos queriam dizer e por isso passou a ser perseguido. Eu não disse ainda na totalidade, mas é certo que deveria e vai chegar a hora e não temo. Quem viver, verá!