sexta-feira, 11 de maio de 2012

MÃE


Hoje acordei e me peguei comentando algo a respeito do Dia das Mães e como é lógico, lembrei que mais uma vez não estarei com a minha, que se foi e deixou um vazio enorme, excetuando-se pelas lembranças que são muitas e pela enorme saudade. E isso me leva a uma outra conclusão que devia sacudir a cabeça de quem ainda tem mãe: Ame-a, bajule-a, demonstre seu amor, seu carinho, sua atenção, dizendo de seus sentimentos, enfatizando de sua importância.

As palavras não causam dor para serem proferidas, principalmente quando carregadas de verdade e dizer a uma mãe o quanto ela é importante, o quanto é amada, menos ainda. Mesmo que você não tenha muito jeito para isso, vá em frente porque terá mais valor ainda. Aproveite, mas muito mesmo. Mãe é divindade, mãe é algo sublime, algo que não se consegue explicar. É o que é e como tal, porque não dizer a ela tudo que merece, tudo que espera?

Mãe é muito mais que um nome que você chama quando está em algum aperto. Mãe é muito mais que aquela que só tem obrigações com você. Chega um tempo em que essa situação quase se inverte e você é que passa ter a obrigação de reverenciá-la, de paparicá-la, de mostrar o quanto tem gratidão por tudo que recebeu. E isso é muito pouco para quem passou a dedicar sua existência a seu favor.

Mãe?; Ah...quantos eu conheço que perderam a sua e dariam qualquer coisa para tê-la de volta. Eu sou um. Mas o que me conforta é que ela sabia o quanto a amava, o quanto a respeitava e admirava. E particularmente, com a minha, levei até as últimas consequências meus esforços para preservá-la. 

Recentemente perdi também minha tia e madrinha, que era uma segunda mãe e nova dor, novo sentimento de perda, nova pancada. Mas sei que ambas estão agora junto a Deus e que sob seu manto, sob sua proteção, tem a paz que merecem.

Quando vejo hoje as pessoas perdendo referências e percebo que uma mãe é agredida, ofendida, faço uma avaliação do quanto nossa sociedade vem se deteriorando. Os valores estão sendo abandonados. Como isso é possível?

Mãe é mais que tudo. Respeite-a, acolha-a em seus braços porque ela já fez muito isso com você. Isso mostrará sua capacidade de dignidade, de reconhecimento, de mostrar que é gente, que tem sentimentos e quem é dotado disso já tem o direito de sonhar com a proteção de Deus.

Aos que tem mãe só posso aconselhar que valorizem isso ao extremo. Aos que não tem, que valorizem o fato de um dia terem tido a oportunidade de ter e curvem-se diante de Deus para reverenciá-la.

Mãe é tudo e estando próximo de seu dia, em sua homenagem, me curvo humildemente.