sexta-feira, 2 de abril de 2010

LIVRE ARBÍTRIO


O BBB-10 acabou e com ele, seus resultados, ficam as mágoas para alguns que não souberam ser explicitos, não tiveram a coragem de declarar o que verdadeiramente sentiam, os motivos que tinham para serem contra Marcelo Dourado. Estou me referindo a quem mantinha uma mágoa contra a Rô, tia do Marcelo e resolveu descontar nele a sua ira. Exatamente por isso a perseguição foi atroz, violenta, massacrante. Vergonha, desfaçatez, falta de moral.

A escolha de alguém para torcer é livre. Cada um o faz da forma que melhor aprouver, porém perseguir, sacanear, despejar mágoas que tem contra outrém é meio escroto. Mas é fácil: veja de quem parte, busque os motivos, veja bem o passado e as atitudes de quem assim age e será possível chegar com a rapidez de um relampago a conclusão de tudo.

É necessário que eu esclareça mais uma vez que as referencias que fiz acima não tem nada com o Jebal e com o Tors. Eu juro que não entendo como as pessoas ainda não conseguiram perceber que Tors é uma personagem criada na net para escrachar o BBB, mas que em meio a suas articulações fala muita coisa que é séria, que pode ser aproveitada, que tem enorme fundamento. Porra, será que vou ter que desenhar?!...

Sou amigo do Tors sim, mas muito amigo mesmo. Tenho caracteristica diferente, apesar de que muitas vezes mando tudo a PQP, mas trata-se de estilo. Isso não quer dizer que o estilo do Jebal seja pior ou melhor. No frigir dos ovos todos queremos o melhor, mesmo que as pessoas deixem de entender o Tors quando ele está fazendo o contra-ponto e sendo útil ao extremo a uma causa que parece ser a da maioria.

Tudo isso é muito diferente do que disse no início, onde a maldade impera. Eu disse maldade na raiz, na essencia, aquela que é capaz de buscar nos reconditos da alma os instintos mais selvagens para desabar sobre sua vítima. E desta feita a vítima foi o Marcelo Dourado. Mas ainda assim, neste BBB o pedestal começou a se despedaçar. A credibilidade acabou, os números desceram e os apoios ruiram. Vergonha...

Nessa net, não a netBBB que só tem bosta rala, vai sobrar quem tiver garrafas vazias para vender. Quem o povo perceber que não quer fazer a cabeça de ninguém, que quer apenas expor o que pensa sem ter a veleidade de tentar induzir, que usa sua ferramenta para provocar o debate terá a primazia de ficar e ter crédito, do contrário vai pro saco. E cá prá nós, neste BBB isso ficou mais do que claro. Foi preciso o Marcelo Dourado reaparecer para que as pessoas enxergassem o joio e o trigo.

Fico feliz que as pessoas percebam que há quem trate do assunto BBB desinteressadamente, sem querer impor porra nenhuma. A mim interessa que venham no blog quem é a favor de minhas opiniões, mas não podem faltar os contrários senão não há jogo, não se estabelece a discussão sadia. O que interessa é o debate, o choque das idéias, mas o livre arbítrio tem que ser preservado e defendido, custe o que custar. Quem quiser impor, foda-se.

25 comentários:

Claudia Damm disse...

Boa tarde Manga,

Como sempre.....é............


Onde eu assino mesmo?????

Vanessa disse...

Nossa, amei o texto. Disse tudo. Realmente este foi o bbb para separar o joio do trigo!!!! Fantástico....

Anônimo disse...

Sei exatamente a quem você se refere e concordo plenamente.Durante esse BBB infelismente li muitos dos posts que de tão agressivos e ofensivos me faziam mal.Somos todos adultos e responsaveis pelo que falamos e mais ainda pelo que escrevemos.Baseado nisso me frusta muito saber que talvez o castigo maior simplesmente seja a perda de credibilidade.Pode ser que eu esteja sendo vingativa mas espero que as contas sejam pagas no mundo real e não só no virtual

Cride disse...

Boa!
Disse tudo, Manga...e ratificando o q vc escreveu, eu consegui separar bem, qual o blog que devo prestar atenção e qual o que devo me afastar. Embora eu entre em todos, porque é um direito que me assiste. E tenho minhas críticas a fazer, mesmo nos blogs que votaram a favor de Marcelo Dourado. Cito como exemplo o que falam sobre o participante Kadu, que gostei de cara no início, e que perdeu um pouco o brilho, por conta de algumas atitudes. Mas nunca deixei de gostar dele e procurar entendê-lo, até porque é a primeira vez q ele participa do programa. O que Kadu tem de horrível em relação aos demais?
Alguns blogs se decepcionaram com ele, e se manifestaram. Beleza. Eu também me decepcionei. Mas outros postaram coisas como se fossem verdades absolutas, e isto me irrita profundamente...
Sei que grande parte dos que assistem ao BBB, infelizmente, quer briga e barraco, e isso Kadu não proporcionou. Ele foi uniforme em todo o programa, não abaixou a cabeça e sim, jogou o jogo dele...tanto, que todos gostavam dele, e se não fosse a infelicidade de ir pra final com Fernanda, talvez ele hoje fosse campeão, ou tivesse um embate duro com Dourado. A minha indignação é: com tantas pessoas sem carisma dentro da casa, mal educadas, sonsas, egoístas, mimadas, mentirosas, falsas, porque falar do Kadu? Todo mundo vive repetindo que BBB é um jogo, e quando a estratégia do cara é não se envolver, vem gente criticar? Torci por Dourado, mas não vi ele defendendo Lia ou Maroca, quando as duas discutiam, uma vez até ele imitou sinal de telefone ocupado, e nem por isso foi criticado.
Enfim, BBB é isso: reavaliar as posições, procurar entender os participantes, e com tanta divisão na casa - que hoje eu percebo, era Dourado X Os outros, somente Kadu e depois Lia, é que ficaram observando pra ver em que lado cairíam. E o que os uniu, exceto Cacau, foi a tribo sarados. Mas Kadu foi o primeiro a ficar do lado de Dourado, Lia só chegou nele porque se preocupava com o jogo, depois do papo no quarto do líder é que ela passou a entendê-lo.
Já falei demais.
Felicidades a você e a toda a galera que te visita e te curte, ok?

Espiando os Blogs disse...

Olá Manga,
Seu blog esteve no meu caminho da netbbb, assim como outros estiveram, e sempre que senti vontade de deixar um comentário, eu o deixei. Mas confesso que acho bem difícil ser contra-ponto neste mundo bbb, a maioria das pessoas ( transeuntes e blogueiros) não sabem discernir o lado profissional do emocional, e aí, a vaca vai pro brejo sem direito a salvação. Outro problema que vejo, é a dificuldade que a maioria tem em expor seus pensamentos sem precisar colocar emoção desenfreada diante dos fatos. Talvez falta-nos a confiança suficiente na compreensão do oponente; ou, pensamos ser Deuses onipotentes donos da palavra. Num mundo caminhando para a globalização, sustentabilidade e diversidade, são atitudes mortais, afinal, essas atitudes e palavras poluem nossas Mentes que poluem o Planeta. Precisamos saber perder com elegância para ganhar.......se não me engano, ouvi o Marcelo Dourado falar algo parecido com isso......

Bjks

PS: Faço questão de passar pelo Jebal para deixar um recadinho ( calma Manga, é um recado educado...rsss).

Espiando os Blogs disse...

Ah....esqueci de dizer, tem Blogs que não entro nem a pau ( por opção) pq não os acho digno de lê-los e muito menos de deixar comentários !!

Anônimo disse...

está na hora de alguem soprar no ouvido dele, ou dos parentes dele, para que ele processe todos que o chamaram de homofóbico.

chegou a hora do dicesar e outros calarem a boca, principalmente aqueles ex-bbbs que querem "close" às custas do nome do Dourado.

Claudia Rio disse...

Boa tarde Manga e amigos !

O jogo já acabou e o q vimos ? Apenas Lia e Cadu querem manter a amizade c/ Dourado.

Sobre o Tors, achei q exagerou na dose atacando Marcelo Dourado ,o homem , não apenas o participante...
Comecei lá, até pela sua ausencia Manga...e disse aqui q o Tors estava afiadíssimo e prometendo...mas após algumas grosserias, palavrões e baixarias ( aqui incluo alguns comentaristas )...deixei um abraço e me retirei.
Não é o meu jeito e nem o meu estilo, mas entendo a sua amizade c/ ele...uma coisa não tem NADA a ver c/ a outra..
Amizades de verdade estão acima do bem e do mal.

Hoje de manhã, uma amiga minha encontrou c/ Boninho no super mercado Zona Sul de São Conrado...e me ligou para contar.
Disse q não aguentou e conversou c/ ele ( ele estava na frente dela na fila do caixa ) ...foi super simpático, não cortou o papo e puxou conversa.
Minha amiga, q é astróloga, disse q sentiu um astral bom nele...garotão sorridente e afável...bem diferente da imagem de " monstro " q ele passa , quando o assunto é BBB.

Ele afirmou q torcia pela Maroca...( ah...Maroquita ) mas quem decidiu e escolheu o campeão foi o povo, q elegeu Dourado, o melhor jogador do BBB 10 na opinião dele ,de forma inquestionável.
Terminou dizendo q a Globo ainda vai fazer mais quatro BBB´s.

Beijos e FELIZ PÁSCOA para todos !

Anônimo disse...

Manga, tenha dó, defender o Tors?!
Você acha que não temos discernimento para ver as babaquices que o cara escreve. Escracho, é? Que nada cara, é pura mediocridade, de fazer tipo, de achar que rema contra a maré. Mas engrossou a onda de tudo o que você mesmo anda criticando.
Não tem nenhum critério para analisar o jogo, é completamente equivocado. Personagem ou não, se vestiu de mau-caratismo.
E escreve mal para caralho.
Em resumo, o Tors é um babaca digno de pena.
Observador

Anônimo disse...

Acho q o Dourado (com seus erros e acertos) mereceu ganhar esse BBB.
Na minha opiniao a pior coisa desse BBB foi o Bial. Ridículo, incoveniente, tio Sukita, D.O.M.(dirty old man)= Bial.
Bial me fez sentir nojo e raiva e ateh "vergonha alheia"
Seria bom se mudassem o apresentador neh? Tem tanta gente legal: Andre Marques, Zeca Camargo, Marcio Garcia etc...
Nao quero assistir mais NADA com esse nojento q nao tem respeito pelas pessoas - Pedro Bial.

Anônimo disse...

Manga!

Se for possível, avise à familia de Dourado que a assessora dele tá fazendo barraco na Net. O tal vidente, que gosta de ibope, tá postando notas sobre as supostas "querelas" entre ela e o pai do Dourado.

E mais, primeiro disse que falou duas vezes com Dourado(no dia da vitória) e hoje, na nota, disse que ainda não falou com ele e se demitiu.

Estranho este comportamento, e por que tá rolando na net e não não mídia?

Vá lá no "vidente" FP (você sabe) e veja você mesmo: um post de 31/03 e dois de hoje.

Tá dando o que falar e o Dourado nem sabe da missa.

Rosangela disse...

Valeu Manga, que venha o próximo BBB.
E que alguns blogueiros parem de escrever: "Fulano não me representa." BBB é jogo por dinheiro, ninguém tem que ser exemplo de nada! "Se fulano vencer será um retrocesso pra sociedade". Retrocesso são essas opiniões, convivemos diariamente com as mais variadas pessoas, mas no BBB tem que ser tudo previsível, certinho, juras de amizade eterna?
Acho que o BBB11 tem tudo pra bombar.
Por que , quem será imbecil de usar as estratégias: Dizer o grande segredo pro Brasil:sou gay; Ser serviçal e puxa saco pra vencer;Fingir que não tem maldade e nem joga;Mostrar a bunda e fazer casal fake; Ler a bíblia e encher a cara nas festas?
E quem tentar imitar o Dourado, vai se ferrar tb.

Bj

Silvia Lucia disse...

Manga, gosto do seu blog porque seu comentário refere-se ao jogador, ao jogo BBB. Você não tem o intuito de atacar a pessoa física do participante com ofensas gravíssimas dignas de processo judicial. Que a família do Dourado, no momento oportuno, reveja tudo o que aconteceu ao longo e pós programa e tome as medidas cabíveis. Ele tem o direito de se defender e, no mínimo, exigir um pedido de desculpas daqueles que o agrediram. Nunca vi tamanha violência contra um participante do BBB. Falando em casal fake, ninguém me convence da duplinha Claudia e Elieser. Tenho comigo que não passa de piedade dela, pra mesma não ficar mau com os fãs e não prejudicá-lo mais ainda aqui fora. Tanto na casa, quanto fora dela, não vi sintonia, pegada pra valer. O que vi foi uma forçação pra não ficar "mau na fita". Namorados que se prezem se beijam, se abraçam pra valer e não vi isso em momento algum. 3, 4 meses será o tempo suficiente para vermos "o real amor". Manga e demais que passarem por aqui: bom feriado, boa Páscoa!

Anônimo disse...

Alô, Manga!

Mais desagradável que a polêmica Aline X pai Dourado, é a desastrada entrevista atribuída à mãe de Marcelo, em que diz que não se mistura ao povão, a não ser quando vão limpar a casa dela e outras afirmações eivadas de arrrogância e prepotência. Quero deixar registrado aqui o meu mais veemente protesto, pois foi o povão que fez de Marcelo o campeão, não foram os cientistas, nem os intelectuais, nem os escritores (segundo ela, essas são as pessoas com quem se mistura), mas sim, o povo, pois sei que teve gente que deixou até de comer e abriu mão do lazer para telefonar para a Globo e eleger esse rapaz. E agora ela vem fazer declarações elitistas, que vão constranger e envergonhar o filho, além de dar munição para os adversários dele? Ora ora, se Rose fosse de fato tão culta e elegante (como se acha), não perderia a compostura para insultar uma mulher que ela mesma considera inferior. Minha senhora, envergonhe-se! Vá a público pedir desculpas pela sua gabolice, não envergonhe seu filho, não insulte as pessoas que fizeram de seu filho um campeão. Deus queira que esse campeão tenha a sorte de poder desfrutar do seu prêmio em paz, pois com os pais que tem, parece que não vai ser fácil.
Em tempo: Faço parte desse estrato social e intelectual que Rose admira tanto, mas nem por isso me acho melhor que o povão, nem vou deixar de tomar as dores por ele, do mesmo jeito que tomei as dores do Marcelo. Ouviu, dona Rose?
Envergonhe-se, criatura!

Nota: Não sou anônima, não sei é preencher esse "troço" aqui.

Anônimo disse...

Alô, Manga!

Discordo totalmente, com todo respeito, da pessoa que acusa o Homero, do blog Fator Psi, de vidente em busca de Ibope. Acompanhei o blog dele, que lutou incessantemente pelo Dourado, com unhas e dentes. Por que acusá-lo pelo fato de uma leitora dele (Aline) ter publicado uma nota lá? Não podemos esquecer que estamos numa democracia, com liberdade de expressão, e não em Cuba ou na Venezuela de Chavez. Reveja sua posição, amigo comentarista.Volte lá e veja que em momento algum Homero colocou lenha na fogueira.
Abraço.

Claudia Rio disse...

Anonimos ...é só selecionar perfil...nome/URL e foi.
OU...assinar no final do coment.

Esta declarações atribuidas à mãe do Dourado são falsas.
Vi uma entrevista dela p/ uma TV de Porto Alegre.
Super educada e simpática, uma pessoa normal !

Nem queria falar isto mas quem falou um monte de asneiras foi a mãe do Dicésar....em programinhas vespertinos de quinta categoria.
Dá pra sentir a DIFERENÇA de nivel social,intelectual e de EDUCAÇÃO.
Cada um no seu cada qual e vida q segue...IGUAL para cada participante.

N-A-D-A vai mudar na vida deles, a não ser p/ o Dourado q de fato ganhou o premio maior, q muda a vida dele mas tem q cuidar bem da grana...Dourado sabe disso e já declarou q não é tanta grana assim...tá certo !...não é mesmo.
( difícil pra ganhar e fácil pra gastar...)

Será q teremos ex-bbb´s no BBB 11 ?
Sou a favor.

BEIJOS

Anônimo disse...

O tal, que gosta de ibobe e vive festejando records de visitações, tá fazendo o mesmo que a assessora: no passado foram leais e aliados de Dourado, agora ficam jogando a imagem dele, que tanto se esforçou pra melhorar, em tititis.
No mínimo falta maturidade. E tem gente que defende este tipo de comportamento.

Menos né? Dourado não precisa e nem merece este tipo de gente ao seu lado.

Já não bastam os absurdos que foram ditos contra ele?

Dourado precisa tomar banho de mar, sal grosso e tudo mais... pra afastar tanta negatividade.

Deixem o cara em paz.

Anônimo disse...

MARAVILHOSO post, e a melhor resposta para esse povo foi a vitoria esmagadora de MARCELO DOURADP.

Anônimo disse...

kkk

Estes parentes do Dourado são mesmo uns inúteis. Se não fossem os fãs ela taria frito.

Dourado desapareceu da mídia porque ninguém se deu ao trabalho de manter os fãs informados: pra eles o cheque tá no bolso e o resto é apenas o resto(nós).

Tia Rô desapareceu e agora tem post dela lá no Homero pagando mico pro cara. Só faltou dizer que Dourado é um canastrão e Homero é o cara.

kkk

Só rindo mesmo.

Claudia Rio disse...

Boa noite

Tia Rô disse q precisava cuidar de problema de saúde.
Nós q não somos parentes, sentimos na veia o enorme cansaço, pela LUTA para dar o premio ao Dourado, imagina os próximos dele.

Antes de julgar, para e pensa ou olha no espelho.
Quem somos nós para atirar pedras no telhado do vizinho ...
Na boa e de boa, como diria a BEL...
Beijos

Claudia Rio disse...

É isso mesmo...vitória ESMAGADORA do Marcelo Dourado.
E pra quem não gostou...bye bye...so long e farewell..até o BBB 11.
Bjs aos amigos

Anônimo disse...

Por favor, gentem...

Ninguém aqui se sentiu cansado para parabeninar o Manga e de compartilhar com os demais a vitoria tão batalhada.

Sem delongas...o pare]antalha ta dando show de ignorancia e de falta de consideração. A própria mãe disse que nem acompanhou o filho no PPPv(ela tem a vida dela):Começando pela assessora e terminando pelos fãs que nada sabem sobre o que Dourado tá fazendo. Se a assessora não serve, contrate outra.

Tudo desculpa pra falta de competencia e falta de consideração...

Espiando os Blogs disse...

Ai meus deuses, este povo do contra não vão dar paz pro Dourado e pra torcida do Dourado ?? Pelo amor de deus......larguem do nosso pé.... chulé !!

Magg disse...

Sou apenas uma leitora, não tenho blog algum, mas tenho cultura e sensibilidade suficientes para enxergar exatamente o que você falou em seu post: "maldade na essência". Textos ensaboados para esconder a ferocidade das palavras.Percebi desde o BBB9 a facilidade para fulminar a imagem do seu participante-alvo com palavras certeiras e frases de efeito. Mas foi em A Fazenda 1,cuja repercussão foi menor, que fiquei enojada com a cruel e humilhante degradação de Dado Dolabela, com textos remetendo à Hitler e Guilherme de Pádua numa perversa comparação, obviamente não declarada, mas claramente percebida. Este BBB10 apenas repetiu em maior alcance e com maior impacto o que eu já havia visualizado anteriormente (e hoje muitos mais perceberam): a mesma "crueldade disfarçada", o "prazer pelo prazer" de prejudicar, de acabar com a festa. É como diz o ditado: "Pode-se enganar a todos por pouco tempo; pode-se enganar a todos por muito tempo mas não pode se enganar a todos por todo o tempo". Como se diz na linguagem do BBB...uma hora as máscaras caem!!!

Luara disse...

Luara para Claudia Rio

Bem, espero mesmo que as declarações atribuídas à mãe de Dourado sejam falsas, já que é de extremo mau gosto comparar-se a outras pessoas como se elas fossem inferiores. Uma mulher verdadeiramente culta e educada não faz isso, o que já não se pode esperar da mãe de Dicesar, que de fato deu entrevistas muito tolas em programas sensasionalistas, exatamente porque não é culta nem elegante.
Eu também, como você, sou de opinião de que se deve controlar os ânimos e sobretudo a língua. Esses são dias tensos para Dourado, acredito que não se deve botar lenha na fogueira, nem julgar precipitadamente. Nada de palavras duras e julgamentos severos, vamos deixar a poeira assentar e o bom senso comandar. Eis alguns exemplos de atitudes precipitadas:
1. Há pessoas criticando a (famosa) tia Rô, descofiando por ela ter anunciado que ia desativar o blog. Mas pouca gente está comentando que ela falou que tem um problema de saúde sério e que vai começar um tratamento novo. Eu li isso.
2. Vejo gente criticando o Homero do blog Fator Psi, por ele ter publicado uma nota da assessora do Marcelo. Mas eu, pessoalmente, acompanhei o blog dele, que torceu (quase) fanaticamento pelo Marcelo.
Para que se correr o risco de magoar os outros desnecessariamente? Minha sugestão é que esperemos o campeão sossegar a cabeça e o juízo. Amanhã será outro dia.
Calma, gente! Muita calma, o momento pede calma.
Abraços.
Luara

Postar um comentário