quinta-feira, 7 de abril de 2011

INDIGNAÇÃO


Onze crianças mortas e treze outras atingidas por uma arma, dentro de uma sala de aula. Muitas perguntas ainda sem resposta, fugindo a compreensão humana os motivos que levam alguém a praticar um gesto desses. Quanta dor, quanto sofrimento.

O Brasil está de luto e o mundo de joelhos mais uma vez diante de um fato que antes ocorria nos Estados Unidos, mas agora um infeliz anormal resolveu importar e cometer com todos os requintes de crueldade, loucura.

Os mais experientes estudiosos estão sendo chamados a expor o que pensam e confesso que não consigo encontrar nas explicações nada que justifique tamanha barbárie. Algo assim não se explica, não podendo ser analisado de forma acadêmica simplesmente. Vai muito além do que estamos ouvindo por aí.

Acabei de assistir a um vídeo no youtube que mostra o momento em que os policiais chegam na escola e os gritos desesperados, assim como a debandada dos alunos que conseguiram fugir do louco, incluindo-se os feridos que ficaram jogados pela calçada aguardando atendimento e socorro. Parece um filme de terror, algo que um ser humano normal não aceita, não entende, se revolta.

O mundo atual passa por uma crise e algumas pessoas não estão preparadas para a vida em sociedade. Os valores estão deturpados, não se assemelham a educação que os pais tentam repassar. Cada um cria sua idéia de viver e os que tem desvios, acabam enveredando por caminhos tortuosos, até porque numa sociedade livre isso fica mais fácil e garantido.

É lógico que tudo que aconteceu hoje foi premeditado, urdido, inclusive com a aquisição do material necessário. Estava tudo previsto e o fim trágico foi pré-determinado.

Não digo que seja o caso, até porque na mente do monstro nada que não seja de sua conveniência é aceito. Mas resta a prova de que precisamos investir profundamente na educação. O país precisa ficar atento a isso, sem que os mandatários reajam tanto quando a justiça estabelece que o padrão de salários de um educador tem que ser algo digno, da mesma forma como de um policial, de um bombeiro, do pessoal da saúde.

A educação é a base de tudo e a saída para que as mazelas da sociedade comecem a ser combatidas.

Imagino a dor desses familiares pela perda de suas crianças. Não há como avaliar um momento desses. O golpe recebido por cada pai e mãe atinge nossas almas de forma incomensurável. Cada um de nós se sente um pouco pai e um pouco mãe dessas crianças mortas e feridas. Esse maníaco esbofeteou todo nosso país, solapou nossos lares, jogou sobre todos um manto negro do luto pela vergonha de seu ato, que repercute no mundo inteiro.

Precisamos estar mais atentos a casos como este, em que um doente permaneceu livre para arquitetar tamanha monstruosidade, sem ser admoestado.