quinta-feira, 7 de abril de 2011

INSEGURANÇA


A falsa sensação de segurança imposta pela propaganda após a invasão do Complexo do Alemão no Rio de Janeiro acabou por encobrir as falhas e o despreparo da Polícia do Rio de Janeiro no enfrentamento da criminalidade e serviu apenas como episódio capaz de motivar a população a apoiar o governo.

Essa mesma Polícia é a que ontém, através de um Delegado informava numa reportagem ter mêdo de passar na Linha Vermelha após determinado horário, preferindo tomar outros caminhos para chegar em casa. E o pior: a investigação dos ataques de bandidos na Linha Vermelha a quem passa por alí estava a cargo desse policial.

Também é essa Polícia que não tem meios suficientes para enfrentar o crime, dependendo das Forças Armadas para ocupar uma favela. O Complexo do Alemão é um exemplo claro dessa situação e está nas mãos do Exército, Marinha e Aeronáutica a segurança de seus moradores porque o Estado do Rio de Janeiro não tem pessoal suficiente para isso.

Também é essa Segurança Pública que contrata um indivíduo sem nenhum critério, só porque afirmou ser militar e coloca-o como responsável por setores estratégicos, inclusive de treinamento de tropas e coordenando ações importantes.

É numa cidade assim que um indivíduo entra numa Escola e mata crianças, sem nem mesmo ser abordado por alguém, principalmente se levarmos em conta que a localização da escola é numa área de alta incidência criminal. Cada uma daquelas crianças era como um filho que estamos perdendo para a sanha de criminosos doentios que hoje assolam por aí.

Também é numa cidade assim que as pessoas tem que viver, trabalhar, sem saber se vão conseguir voltar para casa incólumes.

Que cidade resiste a isso?; Como pode a arrecadação bater recordes de tributos e os investimentos não chegarem a Segurança?;

A conclusão é de que estamos entregues a própria sorte, em que pese termos policiais de excelente qualidade, com formação apropriada e com capacidade de liderar o combate ao crime. Mas o Governo prefere que tais homens fiquem longe do comando. Eles não rezam na cartilha de quem está mandando e o povo paga o preço disso.

O que dizer diante de tamanhas aberrações?; somos reconhecidos apenas como eleitores, que são úteis em um determinado momento, de quatro em quatro anos. Afora esse fato, temos que lidar com um Estado que hoje enriquece com o instinto de arecadar mais e mais, sem fazer os investimentos que precisamos para nos livrar de acontecimentos nefandos como os que hoje acordaram o Brasil.

Até quando?; Qual a desculpa que vão dar agora?; Quem fará o primeiro discurso em defesa daquilo que não tem defesa?; Quanto ainda vai custar até que possamos voltar a sair sem o temor que nos invade?; Nossos filhos continuarão entregues a própria sorte sem poder nem mesmo frequentar uma sala de aula?

Aqui as medidas só são tomadas depois da porta arrombada e normalmente são ineficazes porque não investem no que é certo. É mais cômodo empurrar com a barriga e dar uma desculpa qualquer.

S.O.S.!!!