quinta-feira, 26 de abril de 2012

NA LAMA DA CENSURA


Vem agora a notícia de que Monique está negociando com a TV Globo para se tornar integrante do grupo de atrizes da emissora, fechando contrato em definitivo. O fato já foi confirmado pelo empresário dela e as negociações estão avançadas. Como foi com Jonas, a Globo parece querer investir mesmo em quem tenha condições de atuar, seguindo carreira e contrariando a vontade de alguns “medalhões”, tipo José Wilker que não acha legal o aproveitamento de ex-BBBs.

Monicão seria realmente uma excelente pedida. Ia dar baile em muita gente com seu jeitão despojado e a Globo não está errada não. Tem ator da Globo que está merecendo umas férias porque já cansou o público e não emplaca mais. O negócio é investir no novo, em gente que realmente queira dar mais importância a uma carreira.

Mas Monique é assunto de todas as formas e vem agora uma notícia de que o Ministério Público Federal deu entrada numa ação em São Paulo, visando estabelecer um “filtro” ético-moral no BBB, após o episódio que envolveu nossa musa com Daniel Echaniz, como uma forma de resguardar quem assiste o programa.

Fico me perguntando em que época estamos vivendo afinal de contas. Será que os padrões do BBB são diferentes dos programas de outras emissoras?; Estamos vivendo um tempo em que a censura tem que voltar e impedir que as manifestações de um programa como esses tenham que ser barradas até no pay-per-view?

Porque será que permitem que o programa tenha as imagens ao vivo liberadas e tenham que ser censuradas?‘Paga quem quer, assiste quem quer e esse “filtro” é uma aberração para quem compra e paga. Na TV aberta o programa sofre as edições de praxe e nem mesmo esse episódio tão badalado foi mostrado. Viu alguma coisa quem tinha o ppv.

Quando vejo que algum movimento tenta restabelecer qualquer forma de censura, fico me perguntando onde nosso país quer chegar restabelecendo formas de castrar o livre pensamento, o livre viver, o livre procedimento. As leis já existem para punir quem agir errado e basta recorrer a elas, sem nenhuma necessidade de prevenir a mostra inconsequente de procedimento de alguém. Senão para que existir a TV?

Que sociedade querem formar na medida em que o comportamento humano não pode ser mostrado, a verdade é barrada, os escândalos são escondidos?; A evolução desse comportamento pode ser acompanhada pela própria trajetória do BBB desde sua primeira edição. Aquilo que era um pecado no BBB 1, hoje é banalidade. A língua portuguesa evolui, incorporando até os vícios do povo como corretos, porque não sua forma de agir?

Lógico que não estou defendendo daqui que as mazelas sejam apresentadas como coisas normais. Não enlouqueci, mas restrições de mostrar a realidade foge ao padrão de desenvolvimento de uma sociedade. Esconder o que?; Porque?

Que tipo de povo querem aqui que não pode ser capaz de assistir a um reality show com tudo que realmente lá acontece?

Os equívocos de uma sociedade se estabelecem quando os padrões que querem lhe impor são duvidosos e denotam uma falsa realidade. Não somos um primor de exemplo de comportamento porque o que acompanhamos lá de cima são dos piores possíveis. Ninguém tem motivos para agir corretamente quando seus dirigentes estão se chafurdando na lama e ainda fazem chacota com o povo, utilizando-se de seus recursos para benefício próprio. Não fora isso e o Brasil seria outra nação, muito mais pujante.

Impor filtros de ética e moral na TV é resgatar a censura que castrou o Brasil durante décadas. Somos parte de uma geração que se criou com base na desinformação e deu no que deu. Hoje, libertos disso, infelizmente ainda temos quem propugne pela volta desse tempo. Perdão, mas o mínimo que podemos fazer e dizer que não se pode concordar com isso.