segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Café que o jacu cagou é o melhor



Depois de tomar conhecimento que o melhor café do mundo vem de Sumatra, onde é ingerido por gatos e depois defecado, tendo as feses recolhidas e os grãos separados, tratados, torrados e moídos para se transformar no que há de melhor, o Brasil acordou e viu que um pássaro muito conhecido resolveu colaborar para fazer o mesmo trabalho, até meio sem querer, mas já está exportando o Jacu Bird Coffe, considerado um dos melhores.

Você que nunca imaginou tomar o café que um jacu cagou, pode se preparar para ingerir o que hoje é considerado o melhor café do Brasil. Não é nada demais, mesmo porque o produto já foi analisado, devidamente provado por especialistas inúmeras vezes e já virou matéria do Globo Rural, com destaque absoluto.

No Espírito Santo, que começou a produzir café há alguns anos atrás, Henrique Sloper de Araújo dono da fazenda Camocim (a pouco mais de 10 quilômetros de Venda Nova do Imigrantes na região de montanhas do Espírito Santo) investiu muito nessa produção, modernizando sua fazenda, com a cultura sendo feita a 1200 metros de altura, onde logo que se iniciaram as colheitas, verificaram que o jacu, uma ave típica brasileira, estava atacando a plantação para comer os grãos, depois defecando em torno do lugar.

O fazendeiro chegou a pedir autorização para eliminar os pássaros que estavam atacando os pés de café. No entanto, ao colher as fezes do bicho, verificou que os grãos saiam inteiros e não havia cheiro naquilo. Lembraram-se então do café de Sumatra que é colhido das feses dos gatos locais e resolveram aproveitar para uma experiência. O resultado foi excepcional e após testado no Centro de Preparação de Café do Sindicato da Cafeicultura de São Paulo pela doutora Eliana Almeida (engenheira de alimentos e jurada de concursos de café): “É raro você comprar um café com esta complexidade, com esta leveza, este café parece um licor. O gosto que fica depois é mais leve. Eu daria uns 90.” (a nota máxima é 100).

O café não tem nem preço no Brasil porque é todo exportado para a Europa e Estados Unidos.

Com a chegada ao Brasil das máquinas de café expresso, os cafés especiais estão ganhando espaço e novos produtos surgem a cada dia. Para quem gosta da bebida, a sofisticação está tomando conta do mercado com o surgimento de cafeterias estilizadas e que vão ganhando espaço no país.

0 comentários:

Postar um comentário