quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

DEVAGAR SE VAI AO LONGE


¨Que o BBB 10 começou devagar, apesar dos “polêmicos e estereotipados seres humanos” que lá foram colocados (devidamente convidados) não tenho dúvidas, e lá estão por esse motivo: o de propor a polêmica, como premissa de um jogo, pelas contradições que uma “tal mistura” poderia render.

Nenhuma novidade até aqui, a não ser pelo fato de que os estereótipos de seres humanos de que trato já entraram em nossas casas, através da telinha, nomeados, já denominados ou definidos em papéis (possíveis) a serem exercidos, e isso foi feito, desta vez, de forma mais contundente, rs...

Que esta Edição do Programa difere em muito do que eu presenciei (e vivi na pele, no BBB4), em que criar estereótipos (entre personagens, caricaturas e/ou modos comportamentais sócio-interativos) era de fato “um hábito cotidiano e incansável” da Direção, também não tenho dúvidas.

O motivo, pelo qual me remeto a isso é simples: o BBB mudou.

Quem assiste ao Programa, hoje, está mais exigente em relação ao que vê (percebo menos ingenuidade, inclusive, sobre qualquer interferência possível nas Edições – contradizendo algumas colocações que li por aí, de que quem assiste é mais ingênuo), mas mudaram, principalmente e mais ainda as pessoas que lá entram, pois que ninguém lá cai de pára-quedas (pára-tombos, eu diria) como antes acontecia e, por isso, perdeu-se em muito a questão da espontaneidade e consequentemente SURPRESA que disso acarretava, o que tornava o programa e os bbbs tão atraentes e CATIVANTES.

Pode parecer petulância minha afirmar isso, para quem não me conhece, mas que não sentiu na pele o que senti conhecendo uma pessoa que lá estava e o que as Edições faziam com “a figura dela” – com um detalhe a mais: com ou sem PPV, eu sentia isso na pele, e não foram poucas vezes “o amargo em meu estômago” que descobri, muito depois, era gigantesco (tanto o amargo, como o estômago) rs gelados...

De passo em passo, e através de uma batalha insana nessa netbbb (que recém se delineava como fonte de busca de alternativas, da própria Direção ao Programa – e não apenas desconfiávamos disso, na época, como constatávamos em várias ocasiões, através do que aqui rolava e do que aparecia na telinha momentos ou dias depois), conquistei o que vim buscar, e, diga-se de passagem, que inicialmente nem eu mesma tinha a noção exata do que seria essa coisa que precisava ser conquistada para e pela pessoa que lá estava.Hoje sei, mas hoje, a história é outra.

Não há mais a necessidade cotidiana e urgente de serem EDITADAS figuras caricatas, pois que elas não corresponderiam ao que a Edição se propusesse, já que os participantes quase se movem em câmara lenta e SE a globo fizesse isso, hoje, tão logo começasse o BBB, teria realmente que pagar atores para INCORPORAREM PERSONAGENS CRIADOS DO NADA, por ela.

Ao contrário do que se via antes sobre essa construção, hoje, eu chamaria de desconstrução do que os participantes chegam lá para mostrar.

Na minha humilde opinião: JOGO como vejo muitos pedirem começa no BBB 10.
Massssss é apenas a minha opinião!¨

Tia Rô

0 comentários:

Postar um comentário