quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

ISOLANDO DHOMINI



       Juro que passados tantos anos continuo não entendendo nada de BBB, mas tento.  Se depois de tanto tempo, sem modificações maiores na fórmula ainda não entenderam que o isolamento e a vitimização de um participante só lhe traz benefícios e faz com que o público o eleve a uma situação de assimilação de resgate, quem acompanha o programa e não viu isso ainda só pode estar em outro mundo. E o pouco que assimilei realmente foi nada.

É justamente isso que estão fazendo com Dhomini e é tudo aquilo de que ele precisa para ir enfrentando esses adversários e chegar onde quer. Foi assim quando foi campeão e já começa a se desenhar o mesmo rumo para o campeão do BBB 3. Estão isolando-o e isso é bom para ele. Estão deixando-o de fora e isso é do que ele precisa para que fique claro o quão inocentes em matéria de jogo são seus oponentes.

Ainda entram no BBB para apenas festejar, fazer amiguinhos, se envolverem emocionalmente, aparecer e querem ainda levar o prêmio sem se preocupar muito com estratégias para chegar lá. Trata-se de um jogo e esquecem disso. Só se lembram quando a corda aperta, do contrário vão se enrolando na própria teia que vão tecendo, até chegar o ponto em que estão imóveis.

O pior é que muita gente acha que o que se diz no twitter, nos blogs, nos foruns e na mídia é verdade absoluta e pode salvar seus preferidos. Puro engano e o caso recente da Aline foi um exemplo clássico de que as coisas não funcionam bem assim: a internet quase que por unanimidade queria ela salva na votação e o Brasil disse não. Expulsou-a da casa.
Portanto, participar de um programa em que esteja presente um Dhomini e discriminá-lo pode ser fatal. Esquecem que estão lidando efetivamente com um jogador, como taxou-o o Elieser, num de seus mais raros momentos de lucidez. Talvez Elieser passe o resto do tempo sem uma conclusão tão objetiva quanto esta e isso sim é bastante previsível.

O jogo foi o motivo pelo qual mais me apeguei ao BBB. E como tal, poucas vezes vi ele se desenvolver. Vi, na verdade, poucos jogadores durante as 13 edições. Dhomini foi, inegavelmente, o maior que por lá passou e seus opositores acabam sempre caindo na esparrela. Estou revendo uma situação que já conheço.

Como já foi dito várias vezes ele é 8 ou 80. Ou tem admiradores e seguidores ou tem os que o odeiam. Não há meio termo com ele e para sua sorte. pela clareza com que se comporta, sempre acaba conquistando mais aliados aqui fora do que os demais. É o estrategista que sabe agir e armar a cama para se deitar.

Não estou dizendo que e impossível barrar Dhomini. Na vida tudo pode, mas seu jogo já está se delineando e com competência. Está claro que a direção e a produção do programa já enxergaram com profundidade isso e estão vibrando porque o BBB está sendo resgatado com suas nuances iniciais e a grande sacada de trazer sua expressão maior de todos os tempos de volta, já começa a render os dividendos esperados.

Dhomini não é infalível, é apenas um jogador e como tal já demonstra estar muitos furos acima de seus oponentes. Deixá-lo isolado, discriminá-lo é tudo de que precisa para ir comendo pelas beiradas e acertar a mosca com um tiro certeiro. E não há manifestação  de comentaristas de BBB que faça isso mudar, senão pelas edições e pelo apresentador.

O BBB 13 já revelou uma expressão vinda das camadas populares que é Aline, que mesmo tendo saído no primeiro paredão conseguiu uma marca que pode mudar sua vida. A Globo,segundo li, já quer aproveitá-la e isso pode significar o atendimento de tudo que ela sempre quis. Por outro lado, um amontoado de participantes começa a discriminar um jogador que sabe o que faz e pode se aproveitar disso com competência. É o jogo!