quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

BBB OU NOVELA?


-Hummm bicha, tá fazendo a louca?!…

Não se assuste com o palavreado dos filhotes do Dicesar que o Boninho enfiou no BBB e que são bastante focalizados pelo aspecto inusitado que proporcionam. O BBB aposta na diversidade e isso é considerado extremamente normal.

Hoje os participantes estão no processo de conhecimento e de exposição de virtudes e defeitos. Um exemplo foi o cozinheiro de Portugal se exprimindo como “um cara bonito prá caralho e vim aqui para fazer o que gosto e não para agradar a ninguém”.

Por outro lado, a divisão do grupo parece se caracterizar como uma necessidade para acirrar a disputa. Na medida em que o grupo se parte, criam-se afinidades e os sentidos ficam mais exacerbados, influindo na ocorrência de desavenças, mas possibilitando também maior compromisso com o jogo e seu desenvolvimento.

Tudo indica que hoje acontecerá a primeira festa do BBB e o componente auxiliar que sempre foi fator de mostrar melhor as personalidades estará presente: o álcool. Com ele vamos enxergar melhor quem é quem. Com ele, as investidas terão início, assim como as desavenças que todos esperam. O grupo é grande mas é possível vislumbrar tudo isso.

Não quero me ater ao ingresso da Valdirene na casa porque considero isso uma atividade extra-BBB. Interfere de forma estranha no jogo, degenerando o conceito do afastamento que foi consagrado desde o início. Valdirene não é a cereja do bolo no BBB e sim o desvirtuamento de tudo para privilegiar a novela. Os participantes do programa passam a ser coadjuvantes de uma obra de ficção que nenhuma relação tem com o jogo.

Pelo visto vamos ter programas acelerados, como foi o primeiro e o público que assiste na TV aberta poderá ter pouco envolvimento. Certamente a quantidade de mancadas da última edição devem ter gerado uma celerada maior no formato e na apresentação, a ponto de fazer tudo de forma compacta e corrida.