quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

QUEM JOGA NO BBB?


O BBB vive uma fase de paredões constantes devido ao número enorme de participantes mas o que mais tem chamado a atenção é o jogo de sedução que rola solto entre os participantes, que parece estar muito mais enfatizado por parte das mulheres do que nos homens. Estes, parecem viver em outro mundo e pouco se importam com a questão de envolvimento, enquanto algumas mulheres parecem estar alí em busca de um homem e não de um prêmio.

Tenho dito reiteradas vezes que o jogo perdeu importância para dar lugar a dança da conquista que se desenvolve. Nem é necessário citar nomes porque está tudo tão claro, tão evidente que a primeira vista, ninguém acredita que possa estar assistindo a um BBB.

Ao longo dos anos sempre vimos pessoas extremamente interessadas na premiação, porém desta feita não há como determinar qual dos participantes esteja realmente focando nisso. Muito menos alguém em sã consciência poderia apontar algum favorito.

O twitter que é um balizador dos acontecimentos e das tendências nos deixa ainda mais incrédulos porque nem mesmo por lá há quem afirme categoricamente que este ou aquele “jogador" está evoluindo ou tendo um destaque na armação de uma estretágia. Discute-se comportamento, falhas humanas, quem tirou e comeu meléca, mas não se fala no jogo, parecendo que estamos vendo mesmo uma colônia de ferias de marmanjos que podem, eventualmente, passar por algumas dificuldades.

Diego que parece o mais despojado já deixou claro que suas estalécas servem para comprar cigarros, indo de encontro ao que Boninho combate no BBB. Posso prever que brevemente sua determinação de voltar-se contra o grupo em benefício do seu vício receberá algum tipo de baque por parte da direção, com a imposição de alguma restrição ao tabagismo.

Já temos hoje tres ex-BBBs na edição 14, em véspera de termos o quarto desenastrado, cujas pesquisas apontam Vanessa como preferida para deixar a casa. E me pergunto o que podem esperar essas quatro figuras que tão pouco tempo de exposição tiveram, a ponto de nem serem lembrados.

Entendo que o número excessivo foi uma jogada para proporcionar essa movimentação inicial e motivar o público a acompanhar o programa. Mas não vejo como tão produtiva a estratégia na medida em que BBB não tem mais o apelo de antes e nem mesmo vejo participantes com o nome sendo lembrado por ninguém. É triste para muitos mas o programa não tem mais o mesmo público de antes.

De qualquer forma o que se evidencia e está claro é uma pergunta ainda sem resposta: Quem joga no BBB?