segunda-feira, 12 de março de 2012

AVANÇOS


Me assusta que pessoas antes tidas como equilibradas, amigas, com algum traço de credibilidade na net tenham preferido se entregar a uma sanha quase sanguinária de perseguição contra Yuri e Monique porque fizeram parte do extinto grupo Selva. Fazem uma campanha de tal forma agressiva que beira a loucura. E isso me remete ao que habita a mente humana que seja capaz de levar pessoas que assistem a um programa de TV e se perderem de forma tal que indica a impossibilidade de conviver ou dialogar ou manter contato com gente desse naipe.

Comento BBB desde o início, fiz um blog que mantém uma rotina de visitação razoável e já beira mais de dois milhões de visitantes, mas não me lembro de ter enfrentado em outras edições a situação de constatar o ódio, o sangue nos olhos, contra um grupod e participantes como estou vendo na edição em curso. Muito menos que pessoas amigas se curvem a paixão desenfreada e abandonem os limites da convivência amistosa para partir para o ataque gratuito como tenho constatado.

Isso só me deixa mais claro que devo seguir em minha torcida por Monique, esta mulher desbravadora, consciente, leal, com retidão em suas atitudes, até porque suas virtudes superam em muito seus possíveis desvios. Monique foi a escolha certa, é quem merece meu apoio, além de ser a protagonista do BBB 12 e isso ninguém. Eu disse ninguém vai tirar dela, mesmo que a odeiem, mesmo que ela não faça o jogo dos que julgam estar acima do bem e do mal.

Nunca achei que BBB fosse o lugar próprio para que surgissem professores de comportamento. É um jogo de convivência sob pressão, capaz de gerar as mais diversas reações de seus participantes. Infelizmente existem pessoas que não estão lá mas se desesperam muito mais do que se estivessem e aqui fora partem para agredir e enxovalhar quem não tenha a mesma visão. Isso é doentio, sem sentido.

Não busco em matéria de BBB ninguém para idolatrar. Não sou fã de ninguém mas admiro, respeito e torço por alguns poucos. Monique foi uma dessas pessoas que escolhi e se o fiz foi porque reconheci nela atributos suficientes para que pudesse enaltecer seu lado positivo. Acho-a uma mulher bela, diferente, leal, com um comportamento próprio da juventude que hoje temos. Ela não é diferente de ninguém. Muitos dos que estão aqui fora, se lá estivessem certamente teriam pisado muito mais na jaca que ela.

É mais ou menos como Renatinha disse no Faustão ao ser depreciada pelas bailarinas e pelo próprio público. Em dois meses num local como aquele, sendo uma pessoa que vive de acordo com seu tempo, com os costumes que hoje são comuns, onde namoro virou “ficada”, se relacionar com dois ou três representantes do sexo oposto não é mais nenhum excesso. É é exatamente isso que se vê por aí. Mas como as pessoas precisam de alguém para crucificar, ela ficou em evidência.

Seria necessário fazer uma análise mais profunda de comportamento dos nossos jovens para que ficasse bem explicado o que ocorre hoje não só no BBB mas em qualquer lugar. Nossos jovens avançaram e o que é escandaloso para os mais conservadores, para eles deixou de ser tabu, como se estivessem dando um basta na hipocrisia reinante. E desde que o façam responsavelmente, observando os cuidados que tem que ter, não haverá quem barre esses avanços.

O BBB não é mais o mesmo desde que tudo isso passou a ser comum no seio da juventude. E a tendência é de que esse comportamento avançado se torne cada vez mais simplificado e comum. Se assuste quem quiser, mas vivemos hoje num mundo bem diferente e é desta forma que temos que encontrar meios de analisar o que se passa no mundo, não só no BBB.

Não é a toa que Laisa na Espanha coloca uma fila de babões seguindo-a por onde vá. Está fazendo sucesso por lá e mostrando que o Brasil não é a selva que imaginam.