sábado, 3 de março de 2012

ENTRE JONAS E MONIOQUE


E do que restou no BBB eu acho que seria muita comodidade torcer por Fael. Apontado como ganhador antecipado, o veterinário não demonstrou no transcorrer do jogo que seja o tipo de quem mereça ganhar um BBB. Nada fez, não fedeu, não cheirou, só se eximiu, fez cara feia, mas não tem estofo de ganhador. Se acontecer terá sido um retrocesso para o programa que terminará mais lamentável que começou.

Me restam duas opções claras e insofismáveis. Jonas, que não se intimidou com os problemas que enfrentou lá dentro e Monique, que foi vilipendiada, sofreu, chorou, riu, dançou, discutiu, traiu, foi fiel, seguindo sua bula, mesmo que toda errada, mas foi em frente e acabou conquistando tanta gente.

Eu podia fazer uma análise mais aprofundada dos motivos que tenho para escolher um ou outro mas quer saber: vou pelo instinto. Isso não significa que esteja certo, que alguém tenha que me acompanhar. Trata-se de decisão pessoal. Ainda não estou totalmente convencido de que Jonas ou Monique mereçam essa torcida, mas seguramente um dos dois terá minha simpatia.

O BBB 12 tem sido melancólico e menos trabalhado a nível de direção que todos os outros. Até mesmo a produção impecável do passado foi deixada a margem. Isso mesmo! Produção de BBB sempre foi requintada e já vem decaindo faz tempo.

Houve momentos nesse BBB 12 que deu para perceber claramente que o medo tomou conta da direção e que as interferências no grupo passaram a ser medidas porque o episódio com Monique e Daniel foi crucial para determinar um pé nofreio tão violento que está claro que a Globo não tem mais o interesse em continuar com o programa e o que o mantém é a audiência que restou, que ainda assim é significativa.

Já foi dito pelo Boninho que se houver BBB 13 terá apenas dez participantes, indicando um tempo menor. As interferências externas fizeram do programa um arremedo daquilo que foi a atração de maior audiência da TV. Terror das concorrentes e assunto até para quem vive de fofocas em outras emissoras.

Sinceramente acho que esse temor da Globo atende os interesses daqueles que se apavoram com suas ações. O BBB deve continuar e poderia sofrer reformulações radicais, com mudanças profundas, inclusive de direção e produção. Mas dar aos concorrentes o gostinho de sentir que contribuíram para exterminar com um programa desses, jamais.

O povo da Record trata do assunto BBB com sangue nos olhos. É de morrer de rir ver no twitter eles soltando baba pelo canto da boca. Na Uol acontece o mesmo e seu principal “crítico” conclama o público para interferir no resultado de um paredão e recebe como resposta o aumento dos votos em seu preferido. Tem que gargalhar de tanta incompetência.

Existem jornalistas que acham que o que escrevem é determinante para mudar o mundo. O tempo é que pode mostrar a cada um que não passam de instrumentos de empresas que querem ver o circo pegar fogo. Pagam uma miséria e eles vão ao picadeiro e tentam tomar o lugar do palhaço. Não conseguem nem um esboço de riso. Triste, muito triste. Vergonhoso mesmo.

A vida ensina, a experiência é tudo. BBB é uma fórmula de sucesso que não está sendo trabalhada como devia, mas bem usada pode render muitos frutos. O público se liga, vota, participa, torce, se agita. chora, ri. Não é novela, mas é um dos componentes daquilo que o povo quer: pão e circo.

Voltando a vaca fria, entre Jonas e Monicão acho que vou definir minha torcida no BBB 12. Já houve quem dissesse que já até escolhi, mas não é verdade. Estou no processo seletivo. Mas enquanto isso minha torcida mesmo é para ver Fabiana longe da TV. Que vá faturar uns caraminguás lá pela sua terra e que por lá fique.