segunda-feira, 5 de março de 2012

MONIQUE É A DIVA DO BBB 12


Monique definitivamente é a Diva do BBB 12. Isoladamente, sem nenhuma relação com sua integração ao grupo Selva ela foi aos poucos se destacando, construindo esse pedestal e independente do fato de ganhar ou não o prêmio já está definitivamente marcada como o maior destaque desta edição, tal qual Leka foi a Diva do BBB 1. Monique com suas virtudes e defeitos construiu sem saber um caminho que vai abrir as portas do sucesso para sua vida aqui fora.

Certamente estarei torcendo muito para que isso possa consolidar sua vitória no BBB 12, mas confesso que nem isso importa porque ela já conquistou de forma expressiva as pessoas que tem capacidade de entender que o BBB transcende ao prêmio e vai muito além. É justamente aí que Monique ponteia, se destaca, ocupa o primeiro lugar de forma indelével, sem jamais ser ameaçada por qualquer dos demais que participaram ou participam ainda do jogo.

Monique está muitos furos acima de qualquer outra mulher do BBB 12. Sem ela não sei o que seria desse BBB que pode estar fechando um ciclo incomparável na TV brasileira. Acabei custando até a entender que essa jovem responsável por um dos maiores escândalos que assolou as comunicações brasileiros, ganhando repercução internacional pudesse cativar de forma tão intensa não só a mim mas boa parte do público aficcionado por este reality show histórico também.

Para mim Monique está se configurando como as musas que tanto cantei e decantei aqui neste Teleblog. Leka, Juliana, Grazi e Fani foram figuras que sempre enalteci e Monicão está se consubstanciando como uma das maiores também. Só posso deixar de pensar desta forma na medida em que venha a se perder nesta reta final, o que não creio mais.

Para concluir em torcer por ela, levei em consideração sua trajetória neste BBB 12, da mesma forma como sua história de vida também acabou me levando a concluir que ela tem o perfil de quem vai construir um futuro capaz, como aquelas que citei, independente de ser vitoriosa ou não.

Monique é uma sonhadora, uma jovem como tantas outras. Busca um lugar ao sol. Nunca disse que queria ser atriz, estrela de Tv ou galgar o estrelato. Ela nem parece fazer idéia do significado real do que sua participação no BBB pode propiciar. Seu interesse é no prêmio, como todos os demais que lá estão. Quando descobrir que pode ir bem além vai ficar surpresa.

Não acho que para ganhar o BBB o participante tenha que ser um primor de comportamento e muito menos que seja um poço de virtudes capaz de encantar as famílias brasileiras. Hoje, a juventude é imediatista, tem pressa, quer viver intensamente os momentos felizes que possa desfrutar. Monicão é bem assim e não há motivo para não ser. Esse talvez seja um dado relevante de sua personalidade que a credencie como musa de tantos que hoje se encantam com sua performance arrojada e destemida que muitos também criticam.

Ela riu, brincou, chorou, mentiu, se omitiu, revelou-se como todos os outros e não há dentre seus colegas de BBB 12 nenhum, mas nenhum mesmo que não tenha sido igual. Não há lá dentro nenhum virtuoso que possa bater no peito que seja certinho o suficiente. Por isso ela é grandiosa e maior que os outros.

Ao votar em Jonas hoje Monique revelou mais do que nunca sua autenticidade porque nenhuma mulher teria que suportar a atitude hipócrita de Jonas de ignorá-la da forma vil como fez. Era muito mais sincero se aproximar e dizer que naquele momento não queria se envolver, queria ficar solitário. Ao agir da forma que fez atingiu no âmago os brios de uma mulher a quem estimulou se aproximar e de certa forma iludir. Nenhum homem tem esse direito sem ser claro o suficiente para impor suas vontades.

Se pelo lado do jogo Jonas vinha agindo dentro daquilo que se pode chamar de correto, no que tange ao humano, sentimental, preferiu violentar a vaidade de uma mulher e ninguém pode se julgar nesse direito sem levar o troco na medida correta como Monique fez. Por esse gesto então jamais poderá ser julgada.

O paredão entre João Carvalho e Renatinha indica que ela saia. Muito mais por seus antecedentes de envolvimento no grupo Selva e ainda mais por causa de Rafa. João Carvalho está fazendo tanta hora extra no BBB que chega a ser incompreensível. O problema é que o os membros da Selva perderam a mão na trajetória e agora colhem os resultados daquilo que plantaram.

O mais engraçado é que Monique parece não ser atingida por nada disso. Eu mesmo sempre rejeitei as atitudes da Selva, mas Monique nunca esteve incluida nisso, mesmo que sendo das mais ferrenhas defensoras das atitudes do grupo. Como eu, muito outros pensam da mesma forma e se ela conseguir ir em frente essa forma de pensar e enxergar o BBB pode se consagrar.

Julgar os atos de alguém é sempre tarefa complicada. Há em matéria de BBB os radicais que são capazes de apontar o dedo, julgar e condenar, mesmo errando. Prefiro entender que como um jogo antes de condenar é necessário que se leve em conta uma série de fatores. Muitas vezes o que parece não é e Monique está aí conquistando a todos e provando isso. É a Diva do BBB 12 e ponto final!