domingo, 4 de março de 2012

O PODER DO BEIJO




“Monique foi aluna do colégio em que dei aula. Absolutamente abandonada. Não tinha contato com o pai por ordem da justiça desde os 2 anos; a mãe casou e foi embora de Florianópolis e Monique ficou com a avó que trabalhava o dia inteiro e morava muito muito longe do centro. Era uma menina e uma adolescente triste. Vinha de ônibus para o Colégio e ficava lá sem querer ir para casa. Por isso não a julgo. Ela acabou de fazer 23 anos: 13 a menos que a Fabiana e 5 a menos do que Kelly. Isso faz diferença." Depoimento de @Marisol_PB no twitter.

------------------------------

Fiquei matutando e acabei encontrando tantos motivos para torcer por Monique que me atrapalhei. Na minha idéia de montar um post para explicar, vieram tantos argumentos que certamente vou esquecer a maioria deles e isso pouco me interessa porque está claro prá mim que ela é a melhor escolha diante de tudo que tem vivido no BBB e no que representa torcer por alguém que não é um primor de predicados, porém sobrando algumas poucas virtudes elas são de tamanho teor que justificam plena e integralmente a decisão.

Não vou traçar quadro comparativo mas a Maria que ganhou o BBB 11 também não era um poço de virtudes, foi xingada, atacada, teve a imagem denegrida, errou mais do que qualquer um e ainda assim recebeu do público o benefício de ganhar o prêmio e sair como campeã diante de tantos que arrotavam grandeza. Em que Monique é diferente que não possa merecer ser apreciada e arrebanhar simpatia o suficiente para chegar lá?

Começou com seu caso com Daniel que deu toda aquela celeuma e que ela vem guardando atravessado na garganta desde que o programa teve início. Imagina não poder tocar no assunto.

Prossegue com sua decepção inicial com Jonas que usou e atirou no lixo. Creio que para uma mulher nada pode ser tão forte como essa sensação de ser um brinquedo que uma criança usa e atira em qualquer canto.

O beijo, por mais que digam que não, ainda é uma mola propulsora de sentimentos, ainda é o estímulo para que um grande amor brote. Tanto é assim que as prostitutas, as profissionais fazem tudo menos beijar seus clientes. O problema está exatamente na possibilidade do surgimento de um envolvimento, do despertar de uma paixão que vai fazer a vida desandar.

Monique beijou Jonas como se fosse o último. Foi jogada para escanteio e depois ele voltou e beijou de novo, revigorando as esperanças de que poderiam ficar juntos durante o BBB. Infelizmente Jonas não soube agir e deixou claro que era tudo uma forma de evitar um voto. Não beijasse-a então.

Monique viveu no confinamento o drama de grande parte das mulheres, que a ela afeta mais ainda por suas características físicas: engordar. Para uma mulher nada pode ser mais humilhante do que não se controlar, ganhar peso. Sua auto-estima foi ao chão, mas nem assim ela deixou de ser alegre, brincalhona, a graça da casa.

Eu já disse isso em outra ocasião mas vejo-a como uma menina que está buscando seu caminho, seu amor, sua paz. É altamente influenciável quando o assunto envolve sentimento e não faz nem escolhas tão rocambolescas. Vai de 8 a 80, mas quer amar, ser feliz e fico me perguntando onde está o crime de Monique ao ser essa grandona desajeitada, linda, que quer tão pouco mas ao mesmo tempo tanto. Em que ela é diferente da maioria das mulheres?

A Monique que enxergo daqui é um mulher maravilhosa que seria capaz de fazer um homem feliz, envolvendo-o de tal forma que não deixaria espaços nem chances para que faltasse a expressão de seus sentimentos. Mesmo sem o glamour de mulheres finas e elegantes, seu jeitão simples e muitas vezes tacanho é de tal forma envolvente que garanto que muitos que hoje assistem o BBB fariam qualquer coisa para encontrá-la.

A Monique pela qual torço é aquela que no jogo erra, dá cabeçadas, mas tem na lealdade seu principal fator de compromisso e quem pode condenar alguém por ser leal se essa é a maior virtude que se pode esperar de uma pessoa?

Não fui, não sou e jamais serei simpático ao grupo Selva, mas Monique para mim, sózinha é muito mais que todas as selvas juntas, além de refletir o encanto e a beleza que há em todas praias desse mundo. É mulher, é gente, é humana, é carente, é cheia de defeitos e acertos e isso basta!

A Monique pela qual torço já mostrou que no BBB não basta ser certinho, não se está em busca de um bom moço ou de uma jovem ajuizada. O BBB proporciona a possibilidade de que venhamos a enxergar um ser humano em toda sua plenitude buscando ser feliz. E assim encontrei a Monique, que mais que qualquer outro pode e deve ser feliz.

Se de alguma maneira eu puder contribuir para vê-la envolta nesse manto, daqui estará espargindo os fluidos mais sinceros de que uma participante do BBB, com vínculos com Santa Catarina e RTio Grande do Sul possa ganhar seu espaço e partir para brilhar o suficiente para nunca mais ter que mendigar um carinho, um beijo. Quando ela souber aqui fora que muitos estariam rastejando para que ela o fizesse já terá sido cumprida a minha parte. De preferência com ela carregando na bolsa 1,5 milhão.