terça-feira, 20 de março de 2012

COMO GANHAR?


O ser humano tem uma tendência de ser perverso por natureza. Quando sabe que de alguma forma foi vitorioso em alguma situação, parece que não se contenta com isso e quer sempre mais. Em nome disso é capaz de tripudiar, humilhar, etc. É por isso que o futebol deixou de me motivar. Quando vejo os torcedores usarem de uma forma cheia de empáfia para se vangloriar, confesso que me desanima de ver até onde pode ir a capacidade das pessoas de irem além dos limites.

É assim em qualquer área da vida, mesmo que o ganho com esse comportamento não leve a nada. A vontade que dá é de rir e debochar mesmo de quem se agarra a possibilidade de tripudiar sobre os outros porque isso revela o quanto se pode ser ridículo e sem sentido. Se ganhou, regozije-se, sem que com isso tenha que humilhar quem perdeu, mesmo porque a vitória de hoje não é eterna, muitas vezes não tem a capacidade de se perpetuar.

Isso me remete ao respeito que temos que ter pelo nosso semelhante. Não se justifica que por ter sido vencedor em algo eu possa deixar de respeitar o meu oponente. Ao fazê-lo posso estar despertando um gigante contra o qual posso amanhã não ter capacidade de enfrentamento.

A chave para qualquer ganho está na humildade. No mínimo é necessário que a possibilidade de usar este atributo seja sempre aventada. Exercê-la, por mais complicado que seja (muitas vezes parece ser), é o que pode nos tornar mais próximos de uma pessoa de bem. O resultado final será sempre gratificante.

Tenho visto muitas pessoas se regozijando por vitórias alcançadas, mas levando isso a extremos, aproveitando-se para tentar ridicularizar quem foi derrotado. Sinceramente que não estavam preparadas para o ganho, não se prepararam para a vida e o tombo que levam é sempre mais espalhafatoso e doído. E quando acontece, não há como lembrar do que ganharam antes.