segunda-feira, 19 de março de 2012

TCHAU BBB


Pois é, chegou a hora de deixar de comentar BBB. Foi muito bom enquanto durou porque foram aproximadamente dois milhões de pessoas que vieram ao blog, mesmo mudando de endereço constantemente, para ler aquilo que eu dizia durante muitos e muitos anos. O que mais valeu nesse período foram as amizades feitas que foram de alta relevância. Não vou deixar o blog, estarei por aqui, porém o reality show que motivou o início de tudo perdeu o sentido, perdeu o rumo, não é mais motivador e infelizmente serve agora para troca de acusações, disseminação de ódio, ao mesmo tempo em que percebo que incomodo alguns novos blogueiros que não se conformam com aquilo que digo, mas sem que eu tenha dito, fica uma máxima: Antiguidade é posto!

Deixo para estes que se julgam experts em BBB a estrada livre para que alcancem seus objetivos, que cumpram seu ideal de supremacia e façam bom proveito disso. Não fui em suas páginas, não li o que escreveram, jamais o farei. Se isso dói, vai ficar assim porque não criei um blog para estabelecer uma disputa com ninguém. O Teleblog foi e continuará sendo um veículo independente e surgiu para estimular boas e saudáveis discussões em torno de um assunto que hoje está vencido e viciado.

Ao longo desses anos tive discussões acaloradas com algumas pessoas e enfatizo que a maior delas resultou numa amizade de irmãos que foi com o Tors, do Jebal.

Com determinada blogueira recebi um golpe de traíra descomunal, tendo a criatura engasgado sem poder responder a alguns questionamentos que fiz ao vivo e provando sua incapacidade de exercer uma forma honrada de manifestação. Não teve e jamais terá o que dizer. Traíra, réptil!

Dos leitores de BBB só posso elogiar a todos, mesmo aqueles com quem mantive discussões ou até os que tenham me ofendido pelo calor do momento. Não guardo rancor de torcedor de BBB. Mas infelizmente é por isso que deixo o assunto e vou focalizar outras coisas que são mais produtivas.

Ao longo desse período vi grandes participantes se revelarem e o maior de todos, o Dhomini, parece que vai passar a eternidade como o mais significativo e importante dos que passaram pelo programa. Não houve até hoje quem fosse capaz de se aproximar de seu carisma, de seu jogo estratégico, de sua luz. Dhomini é uma legenda do BBB.

Destaque para Leka, Juliana Lopes, Grazi Massafera, Natália, Fani (esta uma querida absoluta de minha região), Dourado, Maria e agora Monique. Posso estar falhando na lembrança mas estes são significativos durante o tempo em que acompanhei BBB.

Não tenho mais interesse em acompanhar o programa por força dos rumos que seu Diretor deu a tudo, transformando uma atração viva num programa de mortos-vivos, ladeado por um apresentador ultrapassado, que não acompanhou a evolução dos tempos e preferiu insistir em bancar o Chacrinha dos novos tempos sem criar nada de novo com suas intervenções, a não ser os discursos que nem prosa e nem verso eram capazes de se revelar a quem ouvia. Sempre foi engraçado ver todos ouvindo atentos, fingindo estar entendendo o que era dito, quando na verdade pareciam estar no emaranhado de uma charada sem saída. Digno de risos porque não se esparge cultura com chavões.

De há muito venho citando a vergonha que tem sido a escolha de participantes insignificantes, que atendiam em muitas ocasiões a imposições grotescas ou protecionismo de amigos influentes. Vergonha e descrédito se associaram para transformar tudo nesse arremedo em que o BBB virou: um trapo pestilento da TV brasileira.

O descrédito alcançado com a insistência de ocultar os fatos do público veio se somar a atitudes menos favorecidas de autenticidade e foram me afastando de assistir e me envolver integralmente com o acompanhamento do jogo. Isso foi acontecendo gradativamente e foi num crescendo que hoje vejo com pesar e lástima um programa de enormes possibilidades estar entregue a alguém que se julga acima de tudo e de todos mas que não dá consequência a importância do que tem nas mãos porque seu ego está inflado de tal forma que torna impossível render-se as evidências do fracasso.

O BBB tem grandes possibilidades a meu ver e pode continuar e pode se recuperar. Basta ser entregue ao pior diretor que a Globo tenha e ao pior apresentador de seus quadros. Ainda assim será possível renascer e se revigorar. Como está, é impossível.

Escolher participantes pelo deslumbramento como aconteceu com uma legião de plantas, serviu para mostrar a falácia de permitir continuidade perniciosa. Podem ser boas pessoas mas como integrantes de um reality show da amplitude do BBB foi apenas uma forma de gozar com a cara do público que assiste e paga telefonemas e pay-per-view. Ressalte-se que não são casos isolados porque a esmagadora maioria dos escolhidos eram até piores que eles.

Reduzido a um traste o BBB ficou pesado, não motiva. Seu marasmo final nesta edição apenas consagra minhas afirmações e não tenho a menor vontade de ficar batendo palmas para maluco dançar. Vai daí que fica livre a chance para os urubús dos blogs caiam nessa carniça e façam a festa. Envoltos nas vísceras daquilo que foi um grande prato da alta culinária estarão se banqueteando aos moldes que lhes são característicos. Dessa festa não participo, não tenho estômago.

Sei de heróis da resistência que são algumas pessoas que gostam de assistir e umas poucas que comentam e vão permanecer. A elas credito a possibilidade de revigoração porque entendo que estarão gritando por renovação, reformulação. A essas pessoas aplaudo de pé e dedico meu mais profundo respeito. Se conseguirem merecem estátua no rol das celebridades da TV. Como referência hoje em matéria de BBB só vejo mesmo o Cartas para Bial que merece atenção, merece ser acompanhado. O resto como este blog, em matéria de BBB já morreu, restando só reconhecer.

A saída de Monique hoje foi a pá de cal para enterrar de uma vez meu interesse nisso tudo. O público quis assim e retrocedeu com seu moralismo piégas, hipócrita e retirou a protagonista sem deixar a “novela” ter um fim. Mas como diria Babam isso “faz parte”.

O BBB foi um marco na TV e está dilapidado, amaldiçoado pelas questões já explicitadas. Para retornar a acompanhar o programa e comentá-lo só mesmo com mudanças de tal ordem que não acredito ser possível ocorrerem.

Aos amigos do assunto BBB, ficam meus respeitosos cumprimentos e aos que queiram continuar tratando de assuntos que envolvam atualidades, aqui estarei, dedicando a mesma atenção de sempre, porque esse é o meu jeito. O blog vai continuar e as mãos, deixo-as sempre estendidas para o cumprimento e o abraço fraterno. O Manga está aqui, sou assim e não há motivo para mudar.