terça-feira, 6 de março de 2012

A ESCOLHA




Quando fazemos uma escolha podem haver reações. Umas positivas e outras não. Pois fiz a escolha, como não fazia já tem tempo e confesso que sabia que receberia algumas críticas, mas para ser sincero as significativas foram apenas duas. Em compensação tenho recebido uma avalanche de congratulações por ter escolhido Monique para torcer que estou surpreso. Vejo que um monte de gente está fazendo a mesma escolha e isso vai crescendo de tal forma que estou achando que vai ficar difícil segurar essa onda e Monique pode acabar alcançando a consagração.

Era importante definir que rumo devia tomar no BBB. A mesmice do grupo praia, a soberba da selva, tudo isso vinha sendo uma barreira e não torço por grupos, não vejo BBB com esse olhar. O prêmio não é dividido e apenas uma pessoa sai de lá com as mãos na taça. Escolhi Monique porque tem uma história, tem maiores dificuldades de atingir seus objetivos e o que já viveu dentro do BBB é um fator a mais para complicar sua trajetória. Não escolhi o mais fácil porque seria uma comodidade ululante.

Defini torcer por Monique porque seria realmente mais complicado e ao fazê-lo encontro um caminho de tranquilidade. Primeiro com minha consciência, com meus valores, com aquilo que acredito (sempre cheguei a meus objetivos enfrentando as mais sérias complicações) e depois com o rumo que entendo que o jogo BBB deve tomar. A mesmice, aplaudir para ver macaco dançando não é meu caminho.

Aí, vejo que decidir causou poucas reações contrárias. Encontro um número assombroso de pessoas que pensam como eu e a cada dia esse número aumentando de forma incomum. Não escolhi para ganhar. Escolhi porque antes de conquistar o prêmio quero ver a pessoa ser capaz de entender que é capaz, que pode ir além, que pode se encontrar na vida e tomar o rumo independente. Escolhi porque acho que nossos jovens devem ser acolhidos e merecem apoiamento e sentir que tem algum amparo. Eu vejo Monique assim e mesmo sabendo que a comodidade de criar um campeão já com o caminho estruturado seria mais fácil, prefiro estar ao lado de quem pode construir o mesmo caminho e chegar lá pisando em pedregulhos. E Monique pode, ah se pode!

Sou realmente contundente em minhas convicções e isso pode não agradar mas não vejo a vida com o olhar de que tudo deve ser azul com bolinhas brancas porque a realidade implica em saber que nada é fácil, nada é tão simples, principalmente num jogo de convivência sob pressão, sob o estímulo de rivalidades forçadas. E quem puder passar por isso e transitar entre todos com sabedoria e tranquilidade está mais preparado para a vida, mesmo que nem saiba disso e duvide. Assim é Monique.

Nenhum outro participante do atual BBB conseguiu ser convincente como ela a ponto de se relacionar com todos e convencer. Pois ela mostra todos os dias que é capaz. Quando chora é real, quando ri é mais real ainda e encanta e alegra a todos. Quando se entrega é fogo violento e se transforma num vulcão. Como não se render a quem vive intensamente e jamais disse que queria sair dali para ser artista, que queria usar o BBB comoe scada para alguma pretensão desse tipo, o que é comum.

Segundo o que se sabe, durante o processo de escolha dos participantes Monique encantou a todos com seu jeitão, conquistou a produção do BBB e por isso teve a chance de lá estar. Reitero que ninguém engana tanto a ponto de conseguir o que ela vem conseguindo. E se deprecia, quando deveria ter auto-confiança.

O mais legal é que Monique se acha gorda, sente-se recalcada porque foi uma menina com essa tendência. Mas não tem consciência do mulherão que é, que está fazendo a cabeça do imaginário masculino e seu par mais duradouro não consegue passar muito tempo longe no BBB. Falo de Jonas que está caindo aos poucos nas armadilhas dessa bela mulher e dando margem aos admiradores de casais de BBB para viajarem nos sonhos das novelinhas que Boninho gosta de criar, o que não deve demorar a surgir na telinha.

Escolhi e acho que muitos o farão também. Monique não propicia arrependimentos e causa dependência. Quem escolher, vai saber.