quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

DANIEL E MONIQUE EMPERRARAM O BBB?


E acabei lendo algumas manifestações de aficcionados do BBB dizendo que agora o jogo começou, que a coisa parece querer engrenar e coisas desse tipo. Confesso que ainda não senti nada assim com relação ao grupo escolhido pelo Boninho para protagonizar essa edição. Vejo lampejos de um ou de outro, mas muito mais por fatos pontuais e que nada tem com o jogo em si.

Renata foi taxada de “ninfomaníaca” por seu ex-namorado e a julgar por suas palavras e comportamento fico em dúvida, mas parece haver alguma coisa nessa direção quando ela se divide nos encantos pelo Jonas e pelo Ronaldo. Um ficou sendo algo mais lírico e o outro para ações mais extremados sob o edredom. E dá-lhe Renatcheeeenha!...

Monique depois do episódio com Daniel pensou em atacar o Rafa, mas o cara está alheio a mulheres do BBB. Tem resistido aos encantos de “Monicão”, o que convenhamos é meio complicado de segurar. Cisca para os lados, volta, corre, finge que não viu. Enfim, o cidadão está sofrendo para ser fiel a não está com ele.

No entanto, não posso deixar de enfatizar que não entendo os motivos pelos quais são escolhidas pessoas que vão ao BBB com envolvimentos aqui fora. São samambaias privilegiadas que não se envolvem completamente nas ações do programa, tentando se preservar e demonstrar fidelidade. Chega a ser engraçado esse estilo “Janaina do mar” de participar do programa para logo depois sucumbir e se enterrar numa cova do obscurantismo.

Leio claramente nas entrelinhas que o grupo dominante repete estratégias que nunca deram certo no programa e estão fadados ao fracasso. Sob a liderança de Rafa, que não cansa de alardear que tem a maioria, esquecem-se de combinar com o público para que vote favoravelmente nos interesses que lhes atendam. São burros?; nunca assistiram BBB?

Comendo pelas beiradas segue o veterinário Fael, vindo dos recônditos do Brasil, como unanimidade de comportamento equilibrado e com visão aguçada dos acontecimentos. O cara lida com bichos mas tem percepção psicológica do comportamento humano e está atento aos rumos que a coisa toda está tomando. Para os demais, Fael é um perigo e tem chances de ser mais um cowboy a faturar o prêmio.

De qualquer forma o BBB é sempre um programa em que a dinâmica dos acontecimentos não permite que uma afirmação feita hoje possa prevalecer para amanhã. Para o público que assiste, amar um participante agora e odiá-lo dois minutos depois é uma constante. Muitas vezes um gesto, uma palavra pode determinar a subida ou a descida vertiginosa, vide Daniel no BBB11, quando perdeu para Maria o prêmio na última semana.

Quem está lá dentro não tem idéia do que se passa na cabeça do povo que acompanha e vota, mas tem a mania de achar que sabe e que está no caminho certo. Renata é um exemplo disso. Depois de se safar do paredão com Jaqueline está confiante de que pode tudo, mas não pode e já está com sua passagem de saída assinada e carimbada, salvo algum fato extraordinário venha beneficiá-la.

A caixinha de surpresas só vai se expandindo, mas falta muito para prender e arrebatar quem antes via BBB com tanto entusiasmo. Está claro que é preciso criar algo para que o programa emplaque. Creio que Boninho saiba disso e se ainda não tomou alguma providência é porque está amarrado numa teia que deve envolver seus superiores e a repercussão do caso Daniel x Monique que está emperrando tudo.