sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

É OU NÃO É?


Há questionamentos a respeito do significado da liderança que Laisa conseguiu e suas repercuções. Confesso que só imagino que pelo menos desta feita algum homem esteja com a possibilidade de sair. Aquilo lá não pode se transformar no “Clube do Bolinha”, como parecem querer alguns.

De qualquer forma, o que consigo vislumbrar é o crescimento de Fael, o cowboy do BBB12, que foi preterido por Rafa para disputar a liderança e com isso conseguiu ser elevado a condição de “vítima” e isso num BBB é crucial. Fael não integra o grupo dominante, tem opinião própria e tem a simpatia do público.

O veto feito por Rafa ao cowboy mostrou claramente o medo que tem do interiorano. Caladão, mas sempre acompanhando os mínimos detalhes do comportamento de todos, Fael conseguiu com esse veto aquilo que precisava para estruturar definitivamente sua estratégia de focar bastante em quem terá que eliminar. Agora, ao invés de atacar, o veterinário precisa se defender e assim vai ter a possibilidade de destruir as barreiras que tentam lhe impor.

Históricamente é esse tipo de personagem que agrada aos que acompanham BBB. É exatamente dessa forma que se inicia a trajetória de alguém que pode chegar a final do programa. Fael tem que agradecer ao Rafa pela discriminação e pela “confissão” de temor.

O BBB em determinados momentos parece ser um jogo de covardias e o que foi feito com o veterinário é o exemplo disso. Sem incomodar a ninguém, foi escolhido por ser quieto, caladão, meio desenturmado e fora dos padrões do grupo dominante. É justamente disso que o povo gosta e é isso que o povo quer: uma vítima para ser transformada em vingador.

O jogo acabou caindo no colo de Fael, de bandeija. Qualquer ação que tenha, pelo menos agora, será apoiada pelo público. E gostaria sinceramente de vê-lo enfrentar um dos demais homens no paredão desta semana. Vejo chances de que Fael seja indicado após essa escolha de Rafa e assim comece a se formar um possível novo campeão de BBB.

Particularmente sou sempre favorável a que uma mulher chegue lá. Mais ainda se for uma gostosona. Mas não ficaria infeliz, se a final fosse hoje, de ver Monique badejão e Fael disputando o prêmio. Acho que o pós-BBB para a gostosona vai ser duradouro, com bastante destaque.

No entanto, aprendi também que opinião em matéria de BBB é algo passageiro. O que hoje é, ainda hoje mesmo deixa de ser. Lógica é algo que não se aplica muito nesse programa. Assim, pode ser que tudo que digo agora deixe de ter sentido alí na frente, mas neste momento as coisas se apresentam assim.