terça-feira, 31 de janeiro de 2012

NOVOS TEMPOS


Envolvimentos duradouros ou não são o tempero que chama audiência no BBB. Todo mundo sabe disso porque dá um ar novelesco ao programa e movimenta moçoilas que pelo Brasil afora acreditam no amor, apostam nele e querem sempre que toda ficada vire um caso eterno, com direito a final feliz e que sejam felizes para sempre. Ninguém pensa que o caso pode ter surgido por conveniência, por causa do jogo e que não demora vai deixar de existir.

Nos dias atuais, quando o namoro já virou uma fase posterior, quando as relações já não são como antes, o BBB se apresenta como local próprio para as ficadas porque podem proporcionar apoio, livramento de paredão e o povo ainda não acordou para essa possibilidade de estar sendo ludibriado, enganado na maior cara dura.

Relacionamento de reality show é meio complicado. Proporcionalmente, entre uma centena de pessoas que por lá passaram, salvam-se 1 ou 2 casais, mesmo assim com prazo de validade que vai vencendo e fim.

No BBB 12, é preciso que o público acorde e sinta na real que ninguém é de ninguém. O que interessa é 1.5 milhão, mas faltam recursos intelectuais para a maioria. Vejo um ou outro com capacidade de percepção suficiente para chegar. Não que haja estratégia, que saibam agir com astúcia de jogadores.

Foi-se o tempo em que o BBB podia montar uma novelinha com algum fundamento. O que acontece hoje é uma deitada sob o edredon e amanhã o rolo já está se desenvolvendo em outra cama e ninguém mais se choca porque o mundo mudou, as relações mudaram e a pressa de experimentar novas emoções não deixa esse povo se envolver, muito menos sabendo que o julgamento fatalmente virá.

Mas se lá dentro já rola isso abertamente, aqui fora virou zona mesmo. Essa é a modernidade, esse é o caminho que o mundo está encontrando para dizer que sacanagem não é sacanagem e que todos tem que aceitar a sacanagem. Vamos ficar loucos com os conceitos que estão impondo, porque não há como seguir uma lógica. Aliás, lógica não existe mais em quase nenhum setor da vida.

E seguindo por esse caminho, como imaginar que se possa fazer tanta onda no caso Daniel x Monique?; Depois dele ela tentou se esfregar no Rafa, agora no Jonas e se duvidar parte para outro. Não estou condenando ela porque hoje é assim. Como ela, Renata já se pendurou no beiço do Jonas e na cama de Ronaldo tem feito estripulias, sendo taxada por seu ex-namorado de “ninfomaníaca”. Será?!...

O ser humano é um pouco resultado de seu tempo, do mundo em que vive, dos costumes. Os dogmas não são mais questão importante. A educação que recebem em casa recebe nas ruas os golpes sorrateiros que alteram o modo de vida da sociedade. Mas há ainda um componente que extrapola e corrompe: o desejo. Desejo é algo incontrolável, capaz de levar qualquer um a caminhos inimagináveis. Antes era controlado, agora é simplesmente motivador.

O comportamento humano se modificou, adequando-se a novos tempos que trouxeram uma certa promiscuidade que a juventude luta para ser tolerada e aceita. Essa realidade, mesmo combatida, se desenvolve sob edredons, longe da família, mas existe, ganha espaços e se impõe já na TV. Condene quem achar que possa, mas antes olhe em volta, veja se em casa não tem alguém pensando igual.