quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

ANTECIPANDO


O público deu o sinal e se alguém quiser chegar mais próximo de disputar o prêmio de 1,5 milhão, forçosamente terá que reiniciar tudo e começar do zero. Caso contrário, o veterinário Fael tem muitas chances de ir consolidando uma posição clara de candidato ao prêmio. Não é preciso bola de cristal para ver que o rapaz tem se destacado na preferência popular e o resultado do paredão de ontém, longe de significar rejeição a Mayara, foi muito mais por apoio a essa tese de popularidade absoluta do cowboy.

Fael não é diferente de muitos jovens do interior desse Brasil. Nada acostumados com a modernidade que rola nas cidades grandes, conserva o jeito simples de quem tem os pés bem fincados no chão, com base numa educação conservadora, típica de um Brasil que parece que nem conhecemos. Mas lá, no interior é assim mesmo e os valores educacionais são rígidos e as pessoas tem que seguir esses princípios.

Então, nesta selva que vivemos, com os avanços que já citei aqui, quando surge alguém que ainda preserva o instinto de ser calmo, paciente, equilibrado, educado, acaba aparecendo como se fosse um E.T. e Fael nem se deu conta disso mas acabou chamando a atenção do público justamente porque é o que é.

Carregando o peso de ter obtido a aprovação popular, o veterinário interiorano tem a chance de seguir firme rumo a premiação maior do BBB, principalmente porque seus adversários não parecem ter o menor preparo intelectual e psicológico para enfrentá-lo. Não vejo nos discursos de João Maurício e muito menos de Rafa qualquer possibilidade de sobrepujar a mansidão e a retidão até aqui demonstrada por Fael.

Mal saímos do terceiro paredão e já estou daqui fazendo tais afirmações e isso para mim tem o significado claro de que o grupo não foi bem escolhido, havendo um distanciamento claro entre quem tem alguma chance e os que foram lá apenas em busca de exposição e para fazer tipo. Para o jogo é ruim, para o programa é mil vezes pior, mas acho que Fael já tem pinta de campeão e agora é esperar a avalanche de ataques que vai receber.

Essa condição previsibilidade revela que tudo que é anunciado pela direção antecipadamente, acontece ao contrário. Boninho disse que não ia buscar pessoas que estivessem interessadas em seguir os rumos de buscar chance para ser artista. Pois o que vemos lá é exatamente o contrário, a não por Fael e JM. Os demais se puderem vão querer se pendurar na Globo.

Os critérios de escolha de participantes do BBB deviam ser mais rígidos, mais claros, mais incisivos e buscar um pouco mais ter a cara do Brasil. O sul e sudeste tem sido por demais privilegiado e não sei até onde isso representa a vontade das pessoas que assistem BBB. Será que não queriam um grupo mais representativo das diversas regiões?; Porque não colocaram até hoje um índio?

O Brasil apresentado pelo BBB soa como falso se começarmos a andar por aí. Nossa gente é um pouco diferente daquilo que se tornou tendência para as emissoras apresentarem em programas desse tipo. O Brasil verdadeiro está lá, talvez em menos da metade de sua representatividade.

Quero deixar claro que não me defini por torcer por ninguém e as afirmações que faço se baseiam simplesmente nas constatações pelo acompanhamento do desenrolar do programa. Isso pode até mudar, mas é o que se apresenta no momento e não tem nenhuma relação com minha vontade porque sempre vou preferir uma mulher ganhando.

O que querem então. Tá com jeito de dar um brasileiro que todos chamam de Fael!