segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O REJEITADO


E o Big Brother Brasil tanto procurou que encontrou um participante capaz de macular a rejeição alcançada pelo Dr. Gê e por Maumau: Rafa, que deve atingir um indíce histórico em sua saída na terça-feira, encontrando aqui fora um clima nada propício a suas pretensões. De personalidade complicada, esse cidadão dentro do jogo BBB foi um enganador, intimidador, com discurso pior que o de qualquer político, que acabou conseguindo dar fim ao próprio grupo que achava liderar.

Rafa foi um déspota inconsequente, desprovido de estratégia, que alinhavava seu discurso de acordo com a situação, buscando conclusões em suas próprias palavras, sem alcançar nunca o rumo do jogo, a direção pretendida por seus colegas, que acabaram enxergando sua falácia, seu despreparo. Rafa foi o que se pode chamar de um incapaz que foi escolhido para jogar e não sabia o que fazer. A maior piada de mau gosto dos últimos tempos se revelou com sua personalidade explosiva que ao ver os erros praticados se acovardou.

Yuri foi quem conseguiu confrontá-lo e demonstrar que Rafa não era de nada. E foi assim que a montanha desabou, mostrando-se frágil e composta de material de péssima categoria, incapaz de sustentar seus arroubos, suas elucubrações mais destemidas. De fala fácil, nenhuma delas foi jamais conclusiva e esclarecedora, nem mesmo atingindo ao nível dos políticos demagogos que são tão depreciados. Os discursos de Rafa jamais atingiram a platéia e nem mesmo seus “seguidores” acreditavam no que dizia.

Não vou me ater a sua vida aqui fora. Não farei referências a sua trajetória fora BIg Brother porque não me compete, mas pelo que fez dentro do jogo é um bom começo para quem queira avaliar tais fatos. O resto é o que todos já sabem e que ganharam projeção na mídia, que não me compete analisar.

O BBB é o espelho da vida de muitos que vão ao jogo. Lá não é possível atuar o tempo todo sem revelar traços da personalidade que se tem. Isso no mínimo é o que o bom leitor deste velho escriba pode estar tentando avaliar com relação a um jogador que não conseguiu demonstrar nenhum mérito, inclusive por ter sido escolhido para estar num programa como esses, o que vem consagrar a tese que desenvolvo de que Boninho está sendo incapaz de fazer escolhas edificantes ou pelo menos aceitáveis.

O jogo é o objetivo maior no BBB. Joga quem sabe, quem tem capacidade, quem pode e tem suporte intelectual para traçar uma estratégia mínima, para atordoar o adversário, para confundi-lo, para encaminhar seu grupo a um caminho seguro. Se tiver as ferramentas e não souber usá-las ou é burro, ignorante e inconsequente ou não deveria lá estar.

Certo é que o programa de forma histórica vai se livrar de uma das peças mais desinteressantes que já teve. LIvra-se o público do desprazer do show de empáfia, soberba e falta de princípios. O mínimo que um participante deve ter é educação para entender que quem está na TV não deve passar exemplos falidos, mesmo porque crianças e adolescentes assistem o programa e o show de mazelas que assistem não contribuem para a formação até de torcida.

Se Rafa foi lá buscar uma consagração, já pode se gabar que a obteve. Leva o título com todas as honras necessárias e ao longo de sua vida terá tempo suficiente para se lembrar que foi publicamente rejeitado em rede nacional de TV como alguém que pelo que apresentou não merece atenção. Rejeitado, terá agora todo o tempo do mundo para analisar seu procedimento e tentar melhorar para conquistar espaços. Se for capaz, que seja muito feliz.