segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O FANFARRÃO


O pior de um fanfarrão é que sem ter consciência de sua paspalhice, continua achando que é o centro da terra, que pode tripudiar sobre tudo e todos. Programa ações não condizentes, persegue-as como se fossem salvar sua vida, tenta executá-las, mesmo sabendo que pode se dar mal. Se isso ocorre, fica revirando nos miolos uma desculpa qualquer para continuar em sua sanha. Assim é nosso popular e odiado Rafa, o eliminado em potencial do BBB de amanhã.

O indivíduo não se contentou ainda com sua trajetória pífia e acaba de eleger Fabiana como seu grande alvo. Tudo tem por base a firmeza de justificativa do voto que o indicou. Um dos fundamentos de Fabiana foi chamar Rafa de “político” e ele não aceitou isso porque afirma que “político não fala na cara”. Pois aí vai uma grande contradição e erro do sujeito. Os políticos falam na cara sim, mesmo que estejam mentindo, exatamente da mesma forma como ele.

Na verdade, Rafa precisa arrumar um novo alvo depois que percebeu que entrou em baixa, que não convence mais nem seus companheiros de Selva. A única que sem perceber o erro do caminho e ainda acredita nele é Monique, porém dela é possível esperar qualquer besteira, principalmente depois que se viu envolvida no caso com Daniel e tomou conhecimento do estrago que a situação gerou no programa e deve ficar imaginando a cada dia como sua vida será aqui fora com o tamanho do estrago que se envolveu.

Mas o que interessa é que Rafa se acha “o cara”. Quando souber o indíce de rejeição que conquistou no Brasil inteiro pode ainda assim buscar em sua mente pouco privilegiada as desculpas mais absurdas para justificar seus atos. Daí seremos obrigados ainda a assistir discursos com a eloquência de um camelo para tentar amenizar o estrago que fez a sí próprio.

Todos tem o direito de errar. No BBB mesmo já acompanhamos inúmeras vezes jogadores trocando de lado, corrigindo os rumos de suas trajetórias. O transcorrer do jogo indica caminhos mais apropriados e isso pode provocar situações desse tipo. Mas para um ser que cultua o ego como Rafa isso é uma possibilidade inexistente. Errar deve sempre ser acompanhado da segurança de permanecer nesse erro até o fim, mesmo que isso prejudique a muitos, além do próprio.

Pessoas assim não tem respeito e nem prezam o semelhante. Nesse jogo isso é crucial. Quem age desta forma está fadado ao fracasso. Para Rafa a opinião de qualquer um não conta, mesmo que seja a de seu principal aliado. E foi aí que foi pego em flagrante, quando Yuri após a saída de Laisa começou a confrontá-lo e percebeu a fragilidade de argumentos e a falácia de atitudes.

Rafa na minha opinião demorou demais no programa. Sua característica é própria daqueles que não tem estofo para estar alí. O público já sabia disso desde o princípio e apenas deixou rolar para ver até onde tudo isso ia chegar. A popularidade de Fael, que é apontado como finalista, foi conquistada graças exatamente a empáfia de Rafa e seu ataque gratuito ao veterinário.

Já posso ver Rafa frequentando os programecos de quinta da Rede TV para comentar assuntos ligados a reality shows, etc. Ficará muito bem com aquela fofoqueira das tardes a atacar esse ou aquele com toda volúpia e intensidade que já se sabe.

Aliás, acho meio absurda a pretensão de alguns ex-participantes se arvorarem em comentaristas de BBB quando jamais deveriam tocar nesse assunto. Paralelamente me congratulo com muitos que tem a verdadeira consciência de que ao sair encerrou-se o ciclo é o melhor a fazer é seguir em frente.

Há aqueles que tem talento para permanecer na mídia, tais como Fani, Priscila e mais uma meia dúzia. Vão permanecer por muito tempo porque são solicitados para tanto, tem apoio num público razoável e não estão aí para dizer bobagens. Rafa não está nesse caso.

O ciclo desse jogador chegou ao fim. Sua pífia trajetória na TV chegou ao fim de forma lamentável e sair atacando será o mínimo que se espera de alguém que nada gfez além de se enterrar e procurar fazer o mesmo com seus companheiros de jogo. Triste, muito triste para quem entrou buscando apoio no público para ganhar uma bolada. Assim é a vida!