quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

DISCUTINDO BBB



Jamais tive a intenção de impor o que penso e minhas colocações no Teleblog sempre foram apenas para provocar a reflexão, a discussão. Não me sentiria a vontade se minhas opiniões fossem tomadas como a de alguém que torce de forma obstinada por esse ou aquele, sem observar ao menos o que pode ou deve ser certo. Por isso posso bater no peito que jamais fui Selva ou Praia no BBB 12.

Tenho simpatia por alguns jogadores de BBB. Para mim o BBB é um jogo e lutei ao lado do Tors durante muitos anos para que o público que assiste passasse a encarar o programa sob este aspecto. Custou mas hoje já podemos ver o jogo sobrepujar a idolatria desmedida que brota daqui e dali, transformando o BBB numa novelinha de gosto duvidoso, como sempre quis o Boninho através das edições rocambolescas que inventa.

Selva e Praia foi apenas uma invenção de quem dirige e apresenta o BBB para dar motivação. Quem está lá dentro cai porque não sabe de nada e acaba criando rivalidades e estabelecendo clima de disputa onde nem havia animosidade.

O público não pode ser tratado como idiota por quem acha que entende de BBB e isso me entristece porque vejo pessoas que consideram entender muito de tudo emitindo opiniões desequilibradas e tentando influir. Por mim o público sempre esteve a vontade para pensar o que bem entender. Esse deveria ser o papel do blogueiro de uma forma geral, mas infelizmente as pessoas acham que podem e devem interferir na forma de se assistir o programa. Uma babaquice tão grande que só serve prá rir.

Eu vejo o BBB com o olhar crítico que me foi dado pela formação que tive e pela experiência que acumulei. Sou meio dinossauro nesse assunto, porém não me sinto melhor que ninguém e deploro todo aquele que se julga acima de quem está ao lado. É preciso entender que há quem lucre com isso, até mesmo com simples blogs, mas há quem faça por puro prazer. Me enquadro literalmente no último caso e o dinheiro que rola aqui é o das despesas que tenho para me manter na rede e que sai de meu bolso desde que comecei a tratar do assunto no início do programa.

Não vou a outros blogs. Ia sim no Jebal e fui algumas vezes no blog do Mark o Terrível, que são amigos antigos e ponto final. Não me interessa o que o vizinho está dizendo, não disputo espaço com ninguém e desejo sucesso a todos, mas eu aqui, bem distante e os outros lá em suas casas. Comunidade BBB já era, foi um sonho que tivemos mas existe muita gente despreparada e desunida para que a idéia fosse em frente. Sendo assim, o melhor foi acabar com isso e cada um seguir seu caminho, sua vida.

Egos em ebulição na tal net BBB falida sempre foi o maior problema para que houvesse alguma possibilidade de entrosamento entre quem trata desse assunto e com isso o público foi induzido por caminhos tortuosos, como sei que acontece até hoje com a tentativa que fazem de influenciar torcidas por este ou aquele grupo que são da preferência desde ou daquele blogueiro.

Não vou me eximir de informar e afirmar que tenho minhas preferências também, mas não deixo de atacar os erros de quem me agrada. Que moral poderia ter para tratar de uma assunto com seriedade se fosse apenas mais um torcedor fazendo duelos com os contrários?

Neste BBB 12 tenho simpatia pelo jogo de Fael, Jonas, Monique e posso estar aqui me contrapondo a muitos que não pensam assim. No entanto estou longe de pensar que vou daqui influenciar alguém a me seguir. Não é meu objetivo, não me agrada servir como instrumento de convencimento de algo que as pessoas devem escolher por vontade própria.

Repito que trato do assunto para oferecer o tema a debate e ponto final. Além disso fica para aqueles que se envolvem na paixão da idolatria burra e desmedida em BBB. São idiotas que usam o programa para dar vazão a instintos que normalmente ficam recolhidos durante o ano para aflorarem nesse período e propiciar ofensas, brigas e também como forma de tripudiar sobre quem perde.

Como exemplo de que não me curvo a esse tipo de procedimento, ficou claro para quem acompanha o blog que de uma brincadeira com a mãe de Camila Pastorini, ex-namorada de Rafa, acabou surgindo uma simpatia por sua causa de defesa da filha. Hoje, sinto que a coisa extrapolou por parte de Camila e vejo que a jovem está se aproveitando da exposição. O Rafa hoje deu uma declaração que não quer mais tratar desse assunto e que sua ex é “página virada”. Pela primeira vez ele acertou porque sem ele Camila não vai ter como sustentar sua ascensão midiática. Isso não interfere na simpatia que tenho por “Dona Xuxuny” e pelos motivos iniciais de seu surgimento aqui na net. Mas não posso deixar de dizer que me enganei com Camila ao buscar mídia para suas mágoas.

BBB no entanto, vai muito além disso tudo. É um jogo, repito, e como tal deve ser encarado. Do que restou no BBB 12 acho que existem plantas que lá estão apenas interferindo negativamente e cito Fabiana, Kelly e João Carvalho como papagaios de pirata de quem realmente tem chances de chegar. Defendo a eliminação dos três subsequentemente, mas posso estar errado. Em matéria de BBB há que se afirmar também que nada é definitivo. As coisas mudam num segundo.

Não assisto o programa com o olhar de torcedor, até porque seria uma forma de informar e discutir erroneamente. E quem tem essa disposição, seja muito feliz. Como já disse, BBB vai além disso e aos torcedores fica o conselho para que não se surpreendam se passada a carraspana enxergarem que estavam errados.