quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

HITLER E O BBB


Há uma especulação de que este será o último BBB. Depois de tantos problemas, tirar o programa do ar parece ser a pretensão de muita gente, mais precisamente as emissoras concorrentes que sofrem com a movimentação gerada pela atração. Mas engraçado é que não levam em conta que são exatamente elas que mais se beneficiam pelo sucesso do reality show porque acabam aproveitando os participantes que vão saindo, ganham pontos em audiência quando focalizam o programa e até quando competem diretamente se transformam numa opção para quem não gosta do BBB.

Mesmo já em fase de despedida de análises de BBB não defendo seu fim. Acho que ainda é possível reestruturar o programa, dar a isso tudo uma nova formatação, começando por um processo seletivo de maior rigidez e profundidade. Efetivamente quem queira a carreira artística ou tenha alguma pretensão neste sentido teria que ser alijado imediatamente. Pessoas comuns, sem essa vontade seriam bem mais aceitas.

Mas as competições, a censura do ppv e tantas outras nuances seriam modificadas. A Globo precisa se libertar da auto-censura, desse resquício imposto pela ditadura que parece não abandonar a mente de quem dirige a emissora. As acusações que fazem a emissora não são nem de perto tão graves como as safadezas que as demais praticam.

O BBB pode e deve continuar, porém com a característica de ser mais objetivo, sem o véu que o encobre. O Diretor do programa não pode e nem deve ser considerado como um Deus para poder controlar as ações. Em qualquer lugar do mundo, Diretor de TV é uma pessoa que nem aparece, não pode, sob pena de se transformar em algo maior que o próprio programa que conduz. No BBB inverteu-se tudo a ponto de Boninho hoje ser tão ou mais importante que a marca.

O horário também é outro inconveniente porque não mostra a realidade do que lá ocorre. O BBB é propício a que envolvimentos maduros se apresentem como coisa normal, como acontece no mundo todo. Aqui, é classificado como brega e quase que exigem sua exibição apenas no Sex Hot.

Quanto ao BBB12, creio que JC e Laisa se unindo a Selva pode ser a oportunidade que tanto esperam para dizimar o grupo do quarto praia. Só não vejo como conseguir tirar de lá o Fael. Até o Jonas vai ser complicado porque estão elevando-o a condição de líder.

O mais legal vai ser mais a frente quando conseguirem colocar Rafa no paredão, seja lá contra quem for. Confesso que o público vai ficar aguardando isso com uma expectativa enorme.

No mais, aturem um pouquinho de Fabiana com suas maluquices e observem bem os discursos empostados de Rafa. Esse rapaz parece querer dominar o mundo e tem a fórmula para isso. Se Hitler estivesse vivo, forçosamente ia arregimentá-lo para dividir o comando do Reich. Quem sabe as coisas não seriam diferentes hoje em dia e a terra estaria desabitada, sem maiores problemas.