segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

UM COVARDE NA HISTÓRIA DO BBB


A educação que recebi é o fator que está conduzindo meus sentimentos com relação ao episódio envolvendo a discussão acalorada que beirou a agressão, mantida esta madrugada por Ronaldo, Kelly e Fabiana. Um homem se insurgir contra duas mulheres por picuinha, por não saber jogar e ser contraditório ao afirmar que tudo foi conchavo quando não fez outra coisa com seus amigos é algo que não desce na garganta.

Ronaldo provou que sua cabeça está desorientada e no fundo, queria agredir Jonas, de quem sente ciúme doentio por causa de Renata. Pegou Kelly e Fabiana para se satisfazer por não ser homem suficiente para enfrentar o modelo. Com as mulheres seria mais fácil extravasar suas frustrações de estar num paredão. Inabilidade total desde que entrou no jogo. Já ao ganhar o carro havia demonstrado quão desprezível é.

Há quem defenda que sua permanência seria importante para o jogo. Mas qual jogo?; Nesse BBB o que menos está havendo verdadeiramente é jogo pela incapacidade de seus protagonistas, pela infantilidade de repetir estratégias que ao longo da existência do programa são altamente previsíveis e que nunca deram certo, como não darão agora.

A eliminação de Ronaldo se impõe como forma de restituir princípios de dignidade que foram atingidos quando ele assacou contra uma mãe, que pode ser chata, desligada do jogo, exibicionista e tudo mais. Mas é mãe, mulher, que já provou que não foi ali fazer casal, mas está em busca de uma chance de ganhar prêmios e dinheiro.

Um homem tem parametros a observar em seu comportamento. Por mais que não tenha apego a princípios tem que respeitar as mulheres. Ronaldo já deixou claro que isso não faz parte de seu cardápio. Sua visão é de se fazer respeitar pelo grito, pela força, achando que assim ganha e conquista a mulher com quem divide a cama e seus amigos momentâneos.

Para o jogo a saída de Ronaldo não vai mudar nada porque Rafa, Renata e Monqiue continuarão tentando formatar um golpe que os empurre adiante. Ronaldo não fará falta alguma nesse trajeto. Sua saída apenas poderá recolocar nos eixos situações que se descontrolaram na alquimia egocêntrica desses jogadores desorientados.

O grupo do qual fazem parte criou moinhos de vento, acha que todos os demais são inimigos ferrenhos, maquinam e articulam o dia inteiro para tirá-los, quando na verdade eles é que agem dessa forma. Estão como palhaços no picadeiro, sem público. Não há uma risadinha ao fundo.

E para consagrar isso, Ronaldo achou por bem que sua “autenticidade” era de tal forma superior e verdadeira, que montado nesse cavalo branco empunhou sua lança em direção a duas mulheres que nenhuma chance teriam de chegar próximas do prêmio. Uma por ser chata e a outra por ser estática. Deu-lhes sobrevida, recebendo de ambas o troco bem trocado e ganhou a chance de ir para casa mais cedo, com o consolo e a esmola do que arranjou por lá. Para o público fica a impressão de que ganhou demais pelo que lá foi protagonizar.

Ronaldo entrou no lugar de um advogado cuja desistência não foi bem explicada até hoje, o que é outra besteira do BBB. Por essas e por outras, pelo obscurantismo de certos posicionamentos da direção, foi possível surgir o episódio que enlameou o programa com Monique x Daniel.

As coisas tem que ser claras e Boninho precisa entender que hoje já não é mais tão normal passar para o público essa aura de mistério em algo que pode acabar se tornando num escândalo. As coisas devem ser feitas as claras e se fossem, talvez o tal advogado estivesse aí participando, favorecendo a todos pela ausência de alguém tão inoportuno, mal educado, constrangedor e covarde no jogo como Ronaldo, que assaca contra mulheres porque não tem coragem de enfrentar seu verdadeiro alvo.

Assistir a isso tudo e calar é impossível. O jogo ganha com a saída desse jogador alucinado. As ações serão mais objetivas com a possibilidade de novos “barracos”, porém com a real noção de seus parâmetros.

Atingir a uma mãe com argumentos de tamanha vilania é baixo, rasteiro, nojento. Um homem na verdadeira acepção do termo tem que se dar o respeito, sob pena de ficar marcado e Ronaldo já conseguiu passar para a história como um dos grandes covardes do jogo BBB.