domingo, 26 de fevereiro de 2012

OS PERNAS DE PAU DO BBB


Desde o início tenho notado que recebo apoio no twitter com referência aos posts que coloco no blog. É lógico que sou muito agradecido porque esse é o alimento de qualquer blogueiro, mas fiquei pensando que isso só acontece porque falo do óbvio. E esse óbvio é de uma clarividência de tal grau que não há mesmo como errar. O posicionamento das pessoas no jogo ficou logo tão esclarecido que credito ao fato de não enxergar mal e ter raciocínio para entender que os elogios ficaram fáceis porque vão de encontro ao pensamento dos leitores.

É muito óbvio que hoje o que mais se cogita é a saída de Rafa, de preferência com o maior indíce de rejeição que já teve um participante do programa. Nem é preciso dizer os motivos porque a cada palavra, a cada gesto, o carioca vai aprofundando o tamanho do buraco que criou entre ele e o público. Nada do que diga ou faça se transforma em alguma coisa que se aproveite no jogo. Maumau do BBB 11 não precisou esperar tanto para ser sucedido com méritos e pompa.

Na festa de sábado, o episódio que deixou Fabiana aos prantos parece ter sido a afirmação de um dos membros da banda Dexter ter dito a ele auq enão ganharia porque traiu João Maurício. Logo depois, Kelly denunciou que estava sendo discriminada. Além disso o tal de Amon teria dito a Renata que estava vendo TV e que ela era a “safadinha”, após ter sido taxado por ela de “safadinho.

Os membros da banda estavam bebendo e pareciam estar já nas alturas. A Direção resolveu acabar rapidamente com o show e com as interferências no jogo por parte da banda, que por sinal não agradou a ninguém. Fael reagiu contra eles e por pouco o clima não esquenta.

No twitter existem pessoas que apóiam esse procedimento sos membros da banda, mas acho isso anti-profissional, anti-ético, independente de posições com relações a jogadores e grupos internos do BBB. Todos, literalmente todos, tem que ser respeitados por qualquer um que vá alí, principalmente em busca de mostrar trabalho artístico.

Considero o episódio histórico na medida em que revela a falta de preparo de um grupo que tinha a obrigação de respeitar o público, mesmo que fosse restrito a um grupo de participantes de BBB. Confesso que perdi o respeito por essa banda e onde estiver, se tocarem saio ou peço para mudar a música.

Acompanho músicos há muito tempo. Meu filho é músico e sei do trabalho que dá conquistar um espaço. No entanto a primeira lição é sempre a de respeitar o público e isso serve para qualquer atividade. Respeitar o próximo é uma imposição para quem buscar espaços. Será que isso aconteceu com os membros da tal Dexter no BBB?

Para mudar de assunto, vamos enveredar pelo que importa em matéria de BBB que é o paredão que se formará logo mais. Há uma enorme expectativa de que Rafa e Yuri venham a se defrontar. As possibilidades disso acontecer são grandes.

Não há questionamento possível quanto a saída de Rafa. Confesso não conhecer e nem ter visto nenhuma pessoa que tenha algum tipo de afeição por este jogador, que no entanto, foi o grande responsável pela movimentação que o jogo teve até aqui, é inegável.

Yuri mesmo tendo procurado mostrar que mudou depois da saída de Laisa continua o mesmo. Não há como se enganar com seus instintos, com seu lamento por não ter mais o poder e sua aparente passividade está diretamente relacionada com a falta de números para partir célere para o ataque. Assim, melhor se recolher e tentar qualquer estratégia para se sgurar no jogo. A mim não engana que é igual ou tão pernicioso ao jogo quanto Rafa.

Logo mais vamos ver, após a formação do paredão uma boa discussão com relação aos votos. Nada que não seja previsível. Rafa sabe que sai e Yuri vai se agarrar a tudo para ficar. No entanto, fia aqui mais uma vez o registro de que o jogo para esses dois se perdeu desde o dia que Ronaldo saiu porque alí o público percebeu que o time deles era de pernas de pau.