quarta-feira, 24 de março de 2010

DOURADO, O DON QUIXOTE DO BBB



A torcida do Dourado tem a cara dele, sem nenhuma dúvida e por conhecer bastante o país em que vive sabe que Força e Honra são muito mais qualidades que adjetivos. E sem força e honra num país de escandalos, de gente que vive de mamata, de empregos governamentais que favorecem a vagabundagem e a mutreta, não há como enfrentar a máfia dos que defendem esse tipo de procedimento.

Quem torce pelo Marcelo Dourado está cansado da pilantragem, da mentira, das palavras jogadas ao léu, mesmo porque elas não vem acompanhadas de ação que as justifiquem e esse povo é como um Dourado, que oprimido por circunstâncias que sequer conhecia, é compelido a lutar contra moinhos de vento, tal qual um Don Quixote, até encontrar apoio e reconhecimento que justifiquem isso tudo. Nisso vem Lia e Cadú para dar a ele a sustentação que qualquer um precisa para seguir em frente. Junto, aqui fora, o povo a consubstanciar.

Nessa idiossincrasia Marcelo se configura como autentico representante de quem está cansado de ser enganado, oprimido, sacaneado, usando-o como resposta aos opressores, donos da verdade, que tanto enganam, escamoteiam. A luta doo Dourado no BBB se assemelha a quem resolveu dar um basta a hipocrisia e não há quem possa reverter isso porque o povo não aceita mais ser manipulado pelas palavras que não são acompanhadas de força e honra.

É indiscutível que essa associação se formou na medida em que vivemos num país sem rumo, sem projetos, sem líderes. O povo se desacostumou de encontrar quem lhe dê respostas claras quando atacado, vilipendiado e é assim que encontra num programa como o BBB alguém que perdeu a fé em gente que se acovarda diante dos poderosos e que se dispõe a lutar contra tudo para alcançar de forma honesta seus objetivos.

Dourado não é o herói do Brasil, mas se assemelha a tanto e encarna um sentimento de resposta que o povo precisa dar a uma situação de tantas injustiças que permeia o cotidiano, da mesma forma como ele tem vivido no programa. É por isso que força e honra são hoje o lema de uma grande parcela que está cansada de encarar tamanhas incongruências que são impostas aos menos favorecidos, que são a esmagadora maioria.

Assim segue o nosso Don Quixote do BBB, dando a cada momento as respostas através de nós, que acabamos assumindo sua voz, vestindo sua capa para vingar as vicissitudes que nos impõem. É por isso que sua torcida tem a sua cara, todos são um pouco Marcelo Dourado, brigando contra o que oprime e machuca.

Que venham todos, um por um. Don Quixote se levanta para enfrentá-los com força e honra!

39 comentários:

Anônimo disse...

PARABENS pelo Texto Muito claro e verdadeiro

Eu acho... disse...

Maravilha!

Th. Corrêa disse...

Lindo texto. Terás poucos comentários, porque o texto é "sem comentários".

Anônimo disse...

Ridículo o texto. Só uma pessoa alienada daria hibope para uma tentativa de manipulação tão falha e mesquinha como essa.
O Marcelo Dourado é um brutus, comparar ele com Don Quixote foi um erro que me fez quase cair da cadeira. Se ele for comparado com alguém, será com um brutamontes phyrexiana, no mínimo.

Anônimo disse...

Perfeito o texto. Eu partilho da mesma teoria, e é justamente por representar todos esses sentimentos que Dourado despertou o amor de um público tão diverso. Ele apela tanto aos jovens quanto aos de mais idade, tanto aos homens quanto às mulheres, etc. Para se identificar com o Dourado, basta estar cansado das injustiças, da falta de caráter, da falta de honestidade. Eu já havia torcido muito por ele no BBB4, pois sempre o achei uma pessoa de opinão, inteligente e articulado com suas idéias. Ao mesmo tempo, era bondoso com todos, formou amizades na casa, e seus conflitos foram por má interpretação da parte dos outros. Fico imaginando como a vida dele deve ter sido sofrida, imagino que esta segunda chance foi o "tudo ou nada", e quero muito, mas muito mesmo, que venha o "tudo" para o Dourado. Ele merece, pela coerência, coragem e transparência que demonstrou nesses últimos meses. Força Dourado!

p.s.: Engraçado como as pessoas adoram destilar xingamentos e sequer tem um argumento válido para apresentar. Certamente, devem se identificar com Dicésar e sua língua maldosa e afiada.

rúcula disse...

terá comentário sim!
.
manga, vc deu a resposta precisa a quem lhe cobrou ontem que falasse sobre os problemas
do brasil.
.
a falta de líderes honestos, o jogo do justo,
o jogo cotidiano pela vitória pouca ou não,
mas com honestidade. e mesmo com dor, louva-a
pela não entrega ao mesquinho, ao rasteiro e
ao "ser" manipulado.
.
escreveu o merecido, manga. obrigado!

Unknown disse...

Adorei seu post e concordo com tudo.
Parabéns!!!!
DOURADO CAMPEÃO BBB10!!!!!!!!!!!!!!!

happy disse...

Manga, sem palavras!!!Estava indo dormir, resolvi passar aqui e dei de olhos e cara com esta maravilha de texto!!Parabéns!!!Vou dormir o sono dos justos, depois de ler tanto absurdo por aí!!!
Obrigada!

Anônimo disse...

Respeito a opinião dos outros e, sendo ela expressa publicamente, me permito expor a minha. Marcelo Dourado está anos luz distante dessa comparação esdrúxula, sem pé nem cabeça. Ele está participando de um reality show para ganhar R$ 1.5 milhão e ponto final. Não possui um micronésimo das aspirações e desejos do maravilhoso personagem de Cervantes. Alinhar Dourado, D. Quixote e com o que se imagina ser o pensamento comum das injustiças cometidas no Brasil é, no mínimo, um desrespeito com os brasileiros. Ouso afirmar que o texto mais é uma incontida manifestação de torcedor amargurado com as mazelas do cotidiano, do que realmente tentou ser. Mesmo assim, com todas as contradições, não deixa de ser válida a manifestação pública. Fornece subsídios para entender todo o fascínio que exerce o programa Big Brother Brasil nas pessoas e como a Rede Globo atenua as tensões das massas (uma tese defendida de doutorado). Don Quixote enfrentou o Moinho - Dourado, se vencer, vai enfiar R$ 1.5 milhão no bolso e bajular o Moinho.

Anônimo disse...

Sabe, fico pasma qdo leio tanta idiotice misturada a sandices sobre o Dourado. Ele é um homem, como outro qquer, normal, marcado pela vida, no corpo e na alma. E conserva dentro de si, a dignidade e nas suas atitudes, a humildade.
Não era muito fã dele no BBB4, fiquei super fã nesse, mas sem fanatismo. Simplesmente admiro esse 'brucutu'. Lembro do ouro sendo purificado, passando pelo cadinho. Esse é Marcelo Dourado. Bom seria se todo ser humano que passasse pelas intempéries da vida, saisse delas, melhor, como tem acontecido com o Dourado, que a cada porrada,s e fortalece e se torna uma pessoa melhor. Admirável.
O resto é falácia.

(ibope com h, é de lascar, hein, anônimo aí de cima)

Bom dia, Manga e seus leitores, bom dia mesmo!

Anônimo disse...

Ah, esqueci de falar.

Bela resposta essa sua, ao texto (fraco e sem fundamento) da senhora despescoçada.

Parabéns!

Anônimo disse...

Gente, que me lembre essa decisão de paredão e saída da casa ou ficada na casa foram os momentos mais emocionantes de situações similares. E foi também quando se explicitou completamente uma divisão da casa, que os três que comemoraram a ficada da Lia nem se impotaram em se despedir da gralha. Só houve um já vai tarde do Dourado.
A Lia é uma figura interessante. Surtou nos últimos tempos, parece que por ciúmes do Cadu. Mas é uma mulher lutadora. E se não notaram tem uma voz bonita.
Observador

S N M disse...

Mto bom!
Linda comparação!
E eu me sinto assim mesmo, como se Dourado fosse meu porta-voz!
Ele é a voz de nossa coragem esquecida!
Parabéns pelo texto!

Anônimo disse...

Manga, perfeito!!!!!!!!!!!
Muito bom!!!!!!!!
Clap,clap,clap.clap...
Faço minhas suas palavras, Num país, em que os poderosos,se comportam como Dicesar, (prometem,falam e por trás faz ao contrário) Um Dourado, encanta justamente por ser o oposto disso. Mostra sua cara imperfeita,sua luta por um ideal,e não perde seus valores e convicções...por dinheiro nenhum do mundo!
Dourado,o ser mais que imperfeito...em busca de sua perfeição!!!
Abraços,adorei seu texto!!!!
Tereza.

LMS disse...

Muito bom!!

Sempre venho aqui...Mas nunca comento

Gosto das suas ideias, até quando não torcemos(vc não costuma torcer muito) ou não gostamos do mesmo jogador.

Bjs

Positive vibes!!!

Unknown disse...

Manga


Perfeito, é o meu sentimento também, uma "gana" de desabafar, gritar o que vem preso na garganta, um país que tem tudo para dar certo está na mão de bandidos.
Seus texto resumiu meu sentimento, chega de mentiras, manipulações, palavras toscas, enganosas, perdidas de conteúdo. Dicesar é o perfil dessa gente, não gosta de Dourado porque simplesmente deixou ele nu perante o Brasil, tirando a capa dele de bonzinho e "do coração bom", mostrando a verdadeira face dessa criatura que muitos defendem não sei baseado em que, discriminado pela opção sexual? É bem o que rola no mundo esquerdopata, usam bandeiras, no fundo se mostram o pior que existe num ser humano.
Parabéns, seus textos são impecáveis, já o acompanho há muitos anos e sempre seu posicionamento está de acordo com o meu. É muito bom compartilhar e ampliar nossos relacionamentos.
Bjo!

Cris SP

Anônimo disse...

apenas uma palavra perfeito parabéns

Tia Rô disse...

ESPETÁCULOOOOOOOOOOOO!!!

ESSE MANGA TAVA FAZENDO UMA FALTAAAAAAAAAAA!

BOM QUE VOLTOU COM TUUUUUUUDOOOOOOOO!

Bjsdourados para todos e tenham um bom dia!

Anônimo disse...

Vamos fazer história!!!

Noticia interessante. As 4 grandes comunidades do do Dourado no Orkut estão fomentando de maneira bem forte, mas FORTE MESMO, entre seus membros, algo que vai além da nossa imaginação.

Imaginam eles que Dourado tenha hoje, entre comunidades orkutianas dele próprio, blogs, TT e tópicos em outras comunidades como: CARTOLA F.C., oficial do FLAMENGO com 1 milhão e 600 mil sócios e mais as comunidades oficiais do BBB; cerca de 600 a 700 mil simpatizantes.

Na verdade uma previsão pessimista.

Pois bem, a idéia é essa: caso fique claro alguma manipulação no sentido de tirá-lo da disputa pelo 1 milhão e meio, querem que a família abra ou eles vão abrir uma conta oficial na CAIXA ECONOMICA que tem agências ou lotéricas em todo o BRASIL, através de um dos Blogs, para uma contribuição expontanea de até 5 reais. Pode ser 1, 2, 3, 4 ou 5.

Já tem gente querendo que se crie a conta para depositar.

Imagine o que vai acontecer!

Claudia Rio disse...

Boa tarde Manga e amigos !

Belo texto, esta é a visão da MAIORIA q assiste edições abertas e/ou PPV.

Sobre a iniciativa da torcida do Dourado, de premiá-lo caso ele não seja o vencedor, temos q respeitar e não criticar.
Realmente seria algo inédito no BBB...uma ação forte, muito forte.
Aproveito p/ informar q estou dentro, a favor da Força & Honra contra a mentira, a pilantragem, a falsidade.
A torcida do Dourado no BBB é igual à torcida do Flamengo...não é meu time mas tenho q reconhecer...É PODEROSA !
Bjs

Eu acho... disse...

A fortuna é sempre prestigiosa e pródiga. No entanto, a maneira como você a adquirir será mais importante do que a própria fortuna Você poderá tornar-se poderoso, mas, sem magnanimidade, acabará corrompendo sua essência, afugentando-a, inexoravelmente!

Felicitas

Deusa Etrusca da boa sorte e da felicidade.


Se Dicesar cresce nas pesquisas, não é por força de sua participação...mas pela contrariedade de muitos. Pessoas que aprovam a mentira., a dissimulação e a falsa amizade...que é o que ele representa. Não me digam que ele é pacífico...quem manifesta ódio e estimula a vingança é da paz?

É na luta por justiça, verdade e honra que construímos a paz...não é adiando conversas esclarecedoras, deixando de reparar erros e confessando arrependimentos que afastamos a guerra.


Dicesar: por que não te calas?

Dimmy não construiu nada, nem ele nem Fernanda.

Na reta final...só tentam destruir a vitória alheia.

Eu acho... disse...

Corrigindo:

...deixando de reparar erros e de confessar arrependimentos...

Xexéu disse...

PESQUISA

Qual é o melhor blog da NetBBB nesta edição? Vote!

http://tribodoserrados.blogspot.com/

Anônimo disse...

Eu fico indignada com essa arrogância das pessoas em querer tachar tudo que não é cultura como lixo, como alienação. Sou professora de comunicação social, estudo cultura industrial e efeitos midiáticos, e acho uma bobagem gigante esse topete de quem se julga intelectual e diz ser "um absurdo" comparar um personagem literário com um participante de um programa. E daí? Grande coisa! A comparação é válida no momento em que estamos falando de caráter x falta de. É uma maneira de ilustrar bondade x maldade (maldade sim, porque Dicésar ataca o tempo todo, inventa apelidos maldosos, desrespeita, calunia, e isso é um distúrbio de caráter). Claro que o BBB alivia tensões junto à massa, isso não precisava de um doutorado para provar. A função da televisão aberta no Brasil é e sempre foi o entretenimento. E não me venham com aquela ladainha de "temos que produzir programas educativos e culturais" porque ninguém vai assistir!!! Educação não vem de um programa televisivo! Quando conhecimento acadêmico, vem da sala de aula, quando cidadania vem da família e comunidade. Televisão é passatempo, e esse é o ponto. Nossa sociedade está tão cansada de ser ludibriada, enganada, corrompida por instituições que deveriam ser sérias, que busca refletir a sua sede por justiça no único meio que consegue: a televisão. Esse é o nosso povo, de mãos atadas, e o Marcelo é SIM um representante da luta por uma vida menos sofrida, é representante de uma conduta honesta, sem prejudicar ninguém, e buscando sempre a coerência. Força Dourado!

Anônimo disse...

As pessoas que torcem pelo Dourado mostram o quanto são ignorantes e desinformadas, são essas pessoas que colocam novamente no poder um politico ladrão, por exemplo. O Dourado diz que AIDS não se contrai numa relação heterosexual. Como pode uma pessoa tão desinfomada e capaz de dizer uma bobagem dessas. O Dourado vencendo este programa será uma forma de financiar a continuidade da ignorancia, desamor e como esta tatuado em seu proprio corpo "sem fé". Como o publico é capaz de torcer para uma pessoa falsa, homofóbica, ignorante?
O bate papo entre Dourado e os outros participantes aconteceu em 2 de fevereiro, mas foi ao ar sete dias depois. O lutador falou: "Hétero não pega AIDS" e que "Um homem transmite (HIV) para outro homem, mas uma mulher não passa para o homem". O brother ainda revelou que essas informações vieram de um médico. ABSURDO!!!!!!

Angel disse...

Adorei........
Simplesmente adorei...
Bjus

net disse...

na uol os favoritos dourado com 59% dimy 18% hoje marcelo com 49 e di 30 estou preocupada ja começou a manipulaçao do bones.

Claudia Rio disse...

...sobre Desvio de Carater do Dicesar, mencionado aqui por um Anonimo :
Li hj no ARTIGOLANDIA, um comentário muito bom sobre uma doença q se chama MITOMANIA, q é a doença do Dicésar.
Nem me atrevo a explicar ( muitos detalhes ) mas quem quiser saber e eu recomendo, vá no Wikipedia.
Só resumindo, não é desvio de caráter, é doença...as vzs tão sutil q as pessoas não percebem mas pode ir se agravando e levar a pessoa à depressão profunda e em casos graves, suicidio.
O ponto principal é q a pessoa com MITOMANIA precisa se sentir querida por todos e faz qualquer coisa para conseguir seu objetivo.
Faz sentido.
Bjs

Maria de Fatima disse...

Uau!Acho que acabo de ver o grande MANGA,famoso na net BBB(eu sou nova nessa brincadeira),agora entendo vc ter seu nome gravado a ferro e fogo nesse universo.Tenho gostado muito dos seus textos e venho aqui te ler todos os dias mas esse superou!

A quem criticou a associação com D. Quixote:já leu algo sobre arquétipos e sobre a função dos mitos e personagens para a representação da sociedade?Ou vc tem conhecimento e embasa sua crítica a um texto/pensamento tão bem elaborado ou então se resigna a comentar sobre o jogo e ficar só no "amo x odeio",ou dá a língua e chama o autor de cabeça de melão!hauaahuahaua

Parabéns,Manga e torcida Dourada!

Leila disse...

Manga, parabéns pelo post. Força e Honra deveria ser mesmo nosso lema, já que Ordem e Progresso não está dando mto certo.
bjs

Claudia Rio disse...

Olá Leila

Ordem & Progresso...só na bandeira e a maioria do povo NÃO SABE DE NADA da BANDALHA e da ROUBALHEIRA, COVARDIA e o mais sério, do ABUSO DO PODER.
Uma VERGONHA...ABSURDO...

Portanto...vamos com a FORÇA & HONRA, é o q temos para demonstrar nossa vontade q a verdade prevaleça.
E se não for assim, será " assado "...rs...
Uma gelada...pra distrair.
Bjs

Eu acho... disse...

Sobre as enquetes:

Outro dia (18/03) peguei no blog da jaba(após a eliminação do Michel):

Comentarista do Blog da jaba:

Anti Dourado disse...
Jaba, se vc nao quer que Dourado ganhe o premio, junte o povo do blog pra escolher o menos pior e criar força nas enquetes agora e na grande final. URGENTEMENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ELE NAO PODE GANHAR!

Anônimo disse...

Manga, o Brasil inteiro está com a pulga detrás da orelha: estão tramando pra arrebatar o prêmio do Dourado. Que faremos? Se é verdade que não é a votação que decide, de que adianta votar, investir energia? Vou lhe dizer uma coisa do fundo do peito: vou parar de assistir e renegar pra sempre esse programa escroto que me faz passar tanta raiva, já cansei de ser sacaneada. Mas também não é por isso que vou deixar de apreciar seu texto, muito bem escrito, com uma análise clara e objetiva. Eu nunca tinha ouvido falar de Dourado quando vi a cachorrada que queriam fazer com ele dentro da casa, aí tomei suas dores e de lá pra cá eu votei em todo mundo que começou a frescar com ele. E assim vai ser até o fim. Falei.

Anônimo disse...

Meus Deus!! Agora o Dourado é um mártire. Representante do povo brasileiro.Vai sair direto para Brasília. Taí um lugar ótimo pra ele. Lá tá cheio de gente como ele. Que se fizeram de humildes, sinceros. Mas, ganharam o estrelato. Não confudem: sinceridade ñ é sinônimo ludibriação. Ludibriar: ato ou efeito de enganar lograr. As pessoas sofridas não arrogantes como o Dourado...vcs estão vendo coisa onde ñ tem. Rídiculo esse texto. BBB é uma fábrica de crendices e ignorância

R2D2 disse...

Manga,

Onde eu assino?

Perfeito!!!Você é o PAI da NetBBB

Anônimo disse...

Perfeito caro Manga !!!
Disse tudo em belas palavras !!!

Força e Honra

Anônimo disse...

Acho que esses blogs só falam bem do Drougado para que os babacas que se dizem apaixonados por ele, venham aqui e acessem o blog,pois é assim que o blogueiro ganha dindim. Quanta estupidez em comparar Dorugado com D. Quixote. Isso écoisa de brasileiro chinfrim. Coisa de quem não sabe o que dizer e começa a meter os pés pelas mãos. Nunca vi tanta gente ridícula. Atéparece que o cara vai salvar o planeta.

Anônimo disse...

Maaaaga! Não acredito que você teve coragem de fazer esse texto. Eu gostava tanto de você!Que pena!

Quem Procura Acha! disse...

90 milhões em ação pra frente Brasil do meu coração, Povo meu querido vamos tirar o DICESAR.

Postar um comentário