segunda-feira, 15 de março de 2010

ILHADO NO CÉU


Olha, ontém passei um dos maiores perrengues da vida. Ao embarcar de forma problemática num avião que levaria 2 horas para chegar ao Rio, fiquei preso com minha filha durante 7 horas na aeronave, ilhado nos céus, por momentos sem ter onde ir pousar, enfrentando tempestaddes e a preocupação repassada aos passageiros pelo próprio Comandante.

Ao sobrevoar o Rio de Janeiro, na chegada, o avião sacudia e entrava em vácuos homéricos, com clarões assustadores, assim permanecendo por muito tempo, até que o Comandante informou que não tinha condições de pouso no Galeão e que estava sem opções de posuo em Belo Horizonte e São Paulo também, o que tornava a situação mais preocupante ainda.

Ilhados no céu, sem rumo, sem ter para onde ir, o cortação começa a disparar e a preocupação de todos era visivel e comecei a pensar que estamos vivendo realmente o final dos tempos. Mas isso ainda não permitia que pudessemos supor que a coisa estava apenas no início.

Em casa a família em polvorosa e no aeroporto do Galeão, meu filho e um amigo, que me aguardavam, estavam sobressaltados, sem receber da TAM qualquer notícia. O caos estava instalado. Ao lado deles um monte de gente vivendo a mesma angustia.

Enquanto voavamos aos solavancos sobre o Rio de Janeiro, depois de algum tempo, o Comandante informa que iria tomar o rumo de São Paulo porque haviam mais aeroportos e
tentaria pousar em um deles. Ao sair do Rio ainda tivemos uns 30 minutos de sobressaltos até recebermos a informação de que Guarulhos permitiria o pouso.

Duas poltronas atrás, Pepeu Gomes e sua banda também sofriam. Espalhados pela aeronave, gringos de diversas nacionalidades falavam com seu linguajar caracteristico, todos demonstrando pavor diante do que acontecia.

Em seguida, após um monte de solavancos chegamos a Guarulhos. Pensei com meus botões que deveria saltar, alugar um carro ou contratar um taxi e pegar uma estrada por umas 6 horas para chegar. E cá prá nós, era o que devia ter feito.

Depois de horas dentro do avião, o Comandante avisa que recebera informações de que no Rio já era possível pousar e que voltariamos. A esta altura eu sonhava com a possibilidade de fumar um cigarro mas era impossível.

Mais uma vez decolamos e o Comandante informou que poderiamos pegar alguma turbulência, porém nada preocupante até chegar ao Rio. Aproximadamente 25 minutos depois, já chegando ao Rio, começa o suplício e aí foi realmente terrível. O avião descia vertiginosamente, subia, balançava e o que se via era o pavor estampado em cada rosto. Mais de 5 horas ali dentro e só sofrimento, pânico.

Chega uma hora que orar é a única saída e dava prá sentir que a grande maioria fazia isso. As pessoas fechavam os olhos e não havia o que dizer, o que fazer. Sofrimento total. Minha filha que era debutante em avião estava longe de mim porque só haviam vagas distantes um do outro, mas volta e meia olhava com ar de preocupação. A seu lado um casal de russos querendo conversar e ela sem entender porra nenhuma. O lado cômico sempre está próximo do trágico.

Finalmente conseguimos aterrisar. Mas ainda não terminara o suplício. O avião não seguiu para uma das esteiras de desembarque, foi para o pátio onde três ônibus aguardavam, deibaixo de uma chuva torrencial. Todos aliviados, mas o suplício continuava porque mais de uma hora ficamos presos alí, aguardando uma escada. Quando chegou, não tinha cobertura e a chuva impedia o desembarque porque a TAM não tinha guarda-chuvas. Parecia piada, mas era verdade e todos com os nervos aflorados, enquanto o Comandante não sabia mais o que dizer.

A chuva deu um refresco, diminuindo a intensidade e quem quis se aventurar, mesmo se molhando foi para o ônibus. Todos foram e assim chegou ao fim o suplício de uma viagem histórica e que ainda agora, quando escrevo, sinto meu corpo vibrando. Não dá prá esquecer o dia em que fiquei ilhado no céu.

22 comentários:

Anônimo disse...

Manga, fico muito triste por saber tudo que você passou, mais graças ao bom Deus você e sua FILHINHA estão bem, o que me deixa muito alegre!!!
Como mãe posso imaginar a sua agonia em ver o seu tesouro, sua amada FILHINHA numa situação dessas,mais agora está tudo bem!!!
Como sua admiradora, desejo a você e a sua familia toda sorte do mundo, fique com DEUS, FORÇA E FÉ!!!

Claudia Rio disse...

Olá Manga...só de ler fiquei c/ dor de cabeça e coração aos pulos.
Graças a Deus vc já está em terra firme ...mas posso calcular o susto, a agonia...passei por algo parecido chegando em Buenos Aires em agosto do ano passado mas o avião desceu, a tempestade foi no meio do caminho...

Ontem o dia começou bonito e fui à praia, o mar estava maravilhoso, água perfeita e limpa...mas lá pelas 17 h surgiu uma nuvem estranha e escura...o q nos fez sair da praia e ir p/ um boteco.
Em meia hora...a coisa ficou preta mesmo e começou uma chuva c/ raios pra todo lado...de assustar a gente aqui embaixo, imagina vcs lá em cima voando no meio de nuvens pra lá de carregadas...
Fico pensando se o comandante não sabia das condições do tempo aqui no Rio, antes de tentar enfrentar o temporal !!!...FICAMOS NAS MÃOS DELES...alguns comandantes são conservadores e cuidadosos, outros mais audaciosos e " corajosos "...ai...ai...ai....

Vale uma dica : nesta época de muito calor EVITE viajar após as 14 hs...o melhor horário é chegar no destino antes da formação da nuvens e chuva pesada...
Até as 15:30 o céu do Rio ontem estava totalmente azul...
E voce foi muito " macho "...rs....descendo em Guarulhos eu ficava por lá...não encarava uma volta p/ o Rio de jeito nenhum !!!...dormia lá e voltava hj de manhã...
Haja coração !!!....

SOBRE BBB e mureta ( não paredão ) de amanhã...o ideal seria empate em 50% dos votos e os dois sairem...mas, como não é possível, q saia o Michel.
Tô c/ Dourado.
Bjs

DouradoMania disse...

ai que horror Manga...que pânico...graças a Deus voces estão bem... :)
fiz uma homengem a familia Dourado...ta la no meu blog ... em http://douradobbb.blogspot.com/ ...siga nosso blog, juntos somos fortes,ate a vitoria sempre... bjus...tuka

Claudia Rio disse...

Manga...a torcida do Dourado é muito maior do q eu imaginava ...
Não só pela perseguição inicial mas pela conduta dele no programa.
Para minha surpresa a torcida do Dourado inclui muita gente q não tem PPV e pessoas de todas as idades !!!
Fiquei sabendo q São Paulo inteira ( ou quase ) é Dourado !
Bjs

Anônimo disse...

Muitíssimo bem escrito! Levou o leitor para dentro da história. Parabéns!

Claudia Rio disse...

Sei não mas to achando uma furada tirar o " lazer " e os livros dos bbb´s.
Se é pra provocar, Boninho devia colocar uma musica ensurdecedora...pra não deixá-los o dia todo na cama...
Agora, só fazem dormir...tédio total.

Qual o problema de jogar uma sinuca ou ler um livro ???
A academia tb está fechada ???

Bjs

Espiando os Blogs disse...

Manga, sorry, sorry, sorry, mas seu relato foi hilário.......digno de um bom filme, ( claro que não desejo este sufoco pra ninguém.....mas...)graças que tudo acabou bem......mas que foi tragicómico foi, bem vindo, e continue a relatar suas peripécias, delícia....
Bjks pra vc e filhota

rúcula disse...

graças a todos os deuses, manga, vcs estão aqui.
.
já vivi situação menos dramática sobrevoando bh por menos tempo e foi terrível.
.
que se acalmem, estejam bem e que você volte logo.
.
nessas horas é fé nas coisas, sim.
.
.
abrs

Claudia Rio disse...

...não desejo turbulencia + tempestade + raios em viagem aérea para NINGUÉM....
Voce fica vendido , entrega a alma pra Deus e reza....
Voce não sabe de nada...se vai melhorar, se vai piorar...quanto tempo aquilo vai durar...affe.

As vzs quando Congonhas está c/ muito tráfego e o avião tem q ficar sobrevoando , esperando " numa fila " a vez de pousar...só isso já me dá uma sensação claustrofobica muito desconfortável...ainda mais sabendo q outros aviões tb estão voando em circulos...e dentro de nuvens...socorro !!!

Mas voar é uma delicia em céu de brigadeiro, serviço de bordo rolando normal e comissários sorridentes...
Bjs

Antes do Amanhecer disse...

Fiquei muito aflita com sua descrição desta viagem, já passei por uma grande turbulência do RJ para ES, e tb só conseguia orar, mas nada comparado ao que passou, mas graças a Deus vocês estão bem.

Claudia Rio disse...

...pra encerrar esse papo aéreo...acredito q em maio do ano passado ,aquele avião da AF caiu no oceano pq o comandante achou q podia enfrentar aquelas nuvens e a turbulencia, sem precisar desviar.
Foi confiante demais...
O avião da Ibéria q decolou do Galeão 10 min depois e fazendo o mesmo percurso, teve a rota desviada pelo comandante, saiu fora da tempestade e chegou ao destino...
Por isso comentei acima q estamos sempre " nas mãos " de quem pilota e decide.
Podemos escolher a cia aérea, até o equipamento ( aviões + modernos...) mas não podemos escolher quem vai nos conduzir...

Manga...vc q adora o mar... tempestade, vento e ondas enormes , tb não é sensação n-a-d-a boa...
Uma vez na Bahia,voltando no fim da tarde de Corumbau para Caraíva num barco de médio porte...entrou aquele vento e nem quero lembrar..
Era água pra todo lado e ondas de respeito...
Falha da tripulação do barco, nós devíamos ter saído pelo menos 1 hora antes para evitar todo o sufoco...

Ai...chega...agora só vou falar de BBB...

BEIJOS

Eu acho... disse...

Ufa!

A sensação de alívio quando tudo termina deve ser incrivel. Espero nunca passar por semelhante sensação de impotência.

Anônimo disse...

Ainda bem que tudo terminou bem Manga.
Que joginho mané da dupla Kadu e Lia, eis que finalmente sairam da toca. Cairam suas máscaras. Depois, os dois, com desculpas esfarrapadas. A Lia, fazendo aquela cara fingida de surpresa. Quanta falsidade!!!
O Kadu, além de falso, revelou que fato é colorido.
Deixa estar serão as próximas vítimas do trio, caso o Michel volte, kakakakaka.
Como o Bial cantou a votação acho que Dourado já pressentiu a traíção, pois os dois acharam que o trio iria votar no Dourado. kakakakakaka....
Bem do Kadu foram duas traições seguidas, o colar e a indicação. Que vergonha, os dois livrando a cara do Serginho, para que Dourado fosse ao paredão. Mesmo, que não fosse esse o pensamento (tenho quase certesa que era) acho que foi no mínimo traíção com a Mara. Não ficarão impunes.

Gil

Cíntia disse...

Manga, senti o descreveu quase como você pelos detalhes que narrou, ainda bem que está bem e sua família também. Relaxe agora, você merece.

Um beijo.

Rose disse...

Caralho me mordam, fiquei com medo só de ler !!!1

Graças a Deus agora está tudo bem Manga, poxa, é nessas horas que a gente acredita que ELE existe

beijossss

Tatiane Maria disse...

Graças a Deus vocês estão bem. Certas coisas quando acontecem com a gente parecem um pesadelo interminável, lamento muito pelo que vocês dois passaram. Imagino que esse episódio não será esquecido devido ao terror prolongado da situação.
Descansem agora para retomar suas vidas em seguida. O bom é que apesar de tudo vocês estão bem.
bjos

Fátima disse...

Manga esse pesadelo irá ficar por muito tempo
em suas memórias,mas com a Graça e Proteção
Divina vcs estão bem!!! E vc poderá continuar
nos escrevendo seus posts com toda sabedoria
e inteligência e nos ajudando a colocar a boca
no trombone,sobre esse jogo incalculável
e desordenado que é o BBB...Boa sorte!!!

Eu acho... disse...

Maroca falando:

#¨GB**F$%&BG*&HN#@!%¨&&*()&¨RFGVHJ*%#$@F$%&BG¨

kkk

A enquete já virou novamente e Anamara sai pela UOL

O que NINGUÉM desconfia é que o mais falso da casa é o SERGINHO.

Anônimo disse...

Tô com quem disse que o Serginho é o pior! Conchavando com o branquelo Michel até altas horas.. Como dizem eles mesmos: dando palestra..só que para o público!

Coisa feia..embrulha o estomago ver os dois malhando a Lia enquanto ela protege a biba e nem se dá conta o verme que é o tal judeu!

Bem feito pra ela!Quem manda confiar em carinhas que chegam sorrindo só pra se ligar na conversa e depois usam tudo que ouviram de forma distorcida contra ela mesma.

Maroca vai ficar e eu vou adorar ver esse Michel saindo pra encontrar sua cobra parceira. Melhor ainda vai ser ver o Serginho voltando fingidamente e com o rabo mega-usado entre as pernas pedindo "colinho" da sua protetora.

Ver alguns blogs fazerem a linha Michel ( denegrindo os desafetos pra aparecer na fita) é nojento mas fator comum. Tomara que a Susan continue torcendo contra assim os melhores estarão na final! Quem nasceu pra Iris Stefanelli nunca chegará a Dourado!

Regina disse...

Que loucura, ainda bem que tudo acabou bem! Deve ser por isto que ontem meu filho saiu do aeroporto de confins (BH) atrasado em duas horas, saiu de São Paulo para Cabinda na Africa depois de 1 hora da manhã sendo que o foo normal sairia às tres da tarde.Em meu bairro em Bh faltou luz e não pude ler seu relato ontem. ainda bem pois senão estaria em pânico, ele pegou um aviaõ de Angola que por ser tão precário nem tem permição de sobrevoar alguns paises da Europa. Imagina ele, o avião nestas tempestades que vc enfrentou.

mas vamos que vamos com Dourado!
Um abraço.

Eu acho... disse...

Como são as coisas...

Os dois mais falsos da casa, Serginho e Dicesar, chamaram a Anamara de falsa e estão conseguindo colocar sua permanencia na casa a perigo. Fizeram bem o serviço de defender Michel no paredão.

Dourado está falando na importância de ter aliados na final: Manter-se bem emocionalmente.

Infelizmente, tenho que votar para Maroca ficar...

O "vidente" tá prevenmdo que ela sai.

Unknown disse...

Deve ter sido um momento muito angustiante...que bom que tudo terminou bem....espero que com o tempo essa sensação ruim desapareça e que voce e sua familia continuem a voar, mas em céu de brigadeiro, rs..

Postar um comentário