
Eu não conheço Boninho, não concordo com muitas de suas decisões no BBB, já o critiquei muito aqui. Fui contra os rumos que deu a muitas edições do programa, mas pesei um pouco mais na força e na carga das palavras contrárias pelas escolhas de participantes. Isso já tem algum tempo e nesse BBB11 foi mais crucial ainda.
Mas ninguém vive apenas de criticar. Sabe lá quantas e quais razões motivaram várias de suas decisões que acabei atacando? Dirigir uma atração na TV que tem a carga de audiência que o BBB tem e ainda mais pelo nível de faturamento que se obriga a ter não é tarefa para qualquer mortal. Esse cidadão, independente de ser filho de uma lenda da TV brasileira, demonstrou aptidão e competência para isso.
Eu acho que o Boninho, tão badalado, tão festejado, tão criticado, trilhou os caminhos que apareceram e foi construindo outros porque viram nele estrutura para se destacar. Ele deve ter tido muitas lições em casa, mas isso não é suficiente. Dentro da pessoa há que existir a competência, o dom, a disposição para ter o encontro com o sucesso. Isso não se faz seguindo a trilha de ninguém. É preciso que venha de dentro uma força interior capaz de impulsionar. Esse cara já mostrou isso.
Longe de querer bajular, estou aqui tentando ser claro o suficiente para reconhecer que mesmo com defeitos, Boninho é um profissional que merece respeito. Errando, acertando, o que vejo é que os grandes desafios são sempre direcionados a ele. E ninguém é desafiado se não tiver demonstrado competência para ser.
O desgaste do BBB não pode ser creditado a ele. É natural dos anos seguidos de uma fórmula já bem conhecida do público. Nós queremos sempre que as coisas sigam os caminhos que desejamos, mas nem sempre pode ser assim. Há inúmeros interesses em jogo, muita coisa a ser observada e é nisso que baseio minhas críticas. Quanto ao profissional, longe de mim questionar. Em algum momento, poderia receber uma dessas:
-Quem é esse cara, de que ele entende?
Portanto, não só eu mas os analistas de BBB, os que hoje em dia se acham capazes de ter posicionamento como se manjassem muito, certamente não imaginam que trabalhar com mídia, com audiência sendo cobrada, com anunciantes buscando espaços, com gente irrascível e teimosa, cheia de manhas e empáfia, acaba transformando tudo isso num oceano revolto que tem que ser domado. Nesse momento, o cara tem que ser Deus, tem que ter competência e pedir o amparo divino para conciliar tudo.
Dessa maneira, da mesma forma como desabo em críticas aqui, me rendo ao profissional competente para reconhecer que o BBB é o que é no Brasil porque tem o padrão imposto pelo Boninho, que mesmo assim pode mudar muita coisa para melhorar. E é por isso que vou continuar cobrando e criticando daqui porque sei que ele pode e vai fazer.