quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

JUSTIÇA FEITA


Eu hoje fui obrigado a rever alguns conceitos. Hoje eu estou feliz, readquiri a fé e mesmo que dez anos depois, tenho que me curvar à justiça dos homens. Depois de largo período discutindo juridicamente a retirada de direitos pessoais em minha função, adquiridos com trabalho e dedicação, eis que me deparo com a decisão do maior tribunal do país reconhecendo o meu direito e de mais duas dezenas de companheiros sofredores.

Foram anos de luta, de espera, convivendo com uma covardia cega e avassaladora, que fez sofrer inúmeras famílias porque retirou do pagamento dessas pessoas benefícios alcançados com suor e lágrimas.

Ao longo desses anos vi colegas passarem as mais severas privações, humilhações, enquanto outros tantos se locupletavam com os benefícios de amizade e favorecimento. Dói na alma, no bolso, em tudo.

Faltava apenas um julgamento de um recurso no Supremo Tribunal Federal. Há um ano aguardávamos o pronunciamento daquela corte, mas a fé nunca nos deixou esmorecer.

Na semana passada, após três meses de espera, consegui marcar uma audiência com o Ministro Dias Toffoli, com quem estava nosso processo. Já no aeroporto para embarcar, sofri um desmaio no saguão e fiquei aproximadamente 30 minutos estirado no chão, esperando atendimento que só veio depois que já estava de pé. Recusei por ver que não seria um atendimento digno.

Nesse episódio fui auxiliado por um técnico em primeiros socorros, mergulhador, que tirou minha pressão, me auxiliou em tudo até o embarque. Que Deus o proteja e ilumine. Confesso que relutei muito em seguir viagem, mas estava em jogo a vida de mais de duas dezenas de sofredores, que como eu, vinham lutando há dez anos.

Meu objetivo em Brasília era único: pedir para que o processo fosse colocado em pauta para julgamento. Só isso.

Fruto de vários contatos que mantive por telefone, fui recebido com tanta fidalguia, com tanto carinho, com a simpatia de Gisele, uma jovem servidora que honra os quadros funcionais do STF, que fiquei surpreso.

Meu contato foi rápido e objetivo. Pedi o julgamento do processo, que fosse colocado em pauta, mesmo que fosse negado estaria com minha missão cumprida.

Hoje, no supermercado, fazendo compras, recebi um telefonema de uma colega:

-Emidio, prepare seu coração: GANHAMOS!!!

Confesso que perdi um pouco a serenidade e gritei, me abraçando com minha mulher, que também sofria o mesmo problema e figura no mesmo processo. Nos abraçamos emocionados e choramos sob os olhares estupefatos de centenas de pessoas que nada entendiam. Aquele momento era só nosso, era o desabafo incontido que aflorava diante da injustiça enorme que sofremos ao longo de tantos anos. Um momento sublime, emocionado, sofrido. Quase fomos aplaudidos.

A alegria que sinto agora é enorme e senti vontade de compartilhar com vocês, leitores do Teleblog que tem sensibilidade e certamente entenderão esse desabafo de um brasileiro que não se conforma com a perseguição política, que tem sangue nas veias e o compromisso com seus colegas e acima de tudo com sua família.

Este post é apenas uma forma de extravasar essa alegria, mas serve como um brado para aqueles que sofrem com a injustiças para que nunca deixem de lutar. Acreditem porque a justiça divina não falha e pelo que vejo, a dos homens ainda pode ser feita.

17 comentários:

BEL... disse...

Bom dia Manga, perabéns...Que bom que deu tudo certo, fiquei feliz por voce^^.

Annya disse...

Nao te conheço...
Venho aqui, pq me sinto identificada com tu.
Edessa mesma forma, me rejubilei com sua vitória.
Nossa fiquei verdadeiramente feliz por sua alegria.
Isso é ótimo, conseguir ficar feliz, pela felicidade de um estranho.
Tudo de bom, tu se fez merecedor.
Se me permitir, um beijao a tu e sua esposa.

Anônimo disse...

Parabéns!

A luz de Deus nunca falha.
*uma anônima que frequenta seu blog.

Claudio R. Falk disse...

Me emociona e alivia meu coração. Amigo, forte e carinhoso abraço para você, Márcia e filhos.

Anônimo disse...

Manga, também ficamos felizes com essa vitória, vitória da justiça, de você e seu grupo.
Um grande abraço
Observador

MANGA disse...

Agradeço sensibilizado o que cada um disse aqui e reitero que tenham sempre fé.

Anônimo disse...

Bom dia!
Que vitória bacana de ler.
Fico feliz por você,sua família,esposa e amigos..
Que delícia de ler essa felicidade,que Deus te acompanhe sempre e sua família tb.
Justiça tarda mas n falha né...rs...
Acompanho seu blog desde os outros BBBs,sempre que posso dou um pulo aqui,gosto da visão do jogo,seus comentários...
FIque com Deus,um dia abençoado pra vc e sua família.
Cris

Anônimo disse...

Manga, tenho que falar.
Nunca simpatizei com vc, aliás, não com vc, pq nem te conheço, ams com as tuas opiniões sobre vários temas, especialmente BBB, às quais dificilmente batiam com as minhas. Mas nada como o tempo. Acabei por fim entendendo, graças a Deus, ainda em tempo (pra mim, reconhecendo que eu era radical. Ninguém muda de uma hora pra outra. Foram quase 10 anos pra finalmente aprender e entender uma amizade como sua e o Thors, por exemplo, que raramente têm a mesma opinião.
Vc não me conhece, mas acredite, sou do bem e venho aqui pedir desculpas pq algmas vezes entrei aqui e disse coisas não muito agradáveis. Mas quero tbém me unir a vc e aos comentaristas nesse momento alegre de vitória pra vc, sua família e tantas outras pessoas. Parabéns pela persistência.
Bom dia!

Mariana

Anônimo disse...

Boa tarde Manga,

Parabéns pela vitória no proceso!

Abraços pra vc e sua esposa.

Sua leitora,
Lili.

Syl disse...

Sei bem como vc se sente.. há anos meu pai sofre com o mesmo problema.. Ele é aposentado do Aerus (fundo de pensão da extinta Varig) e o processo vaga morosamente pela justiça com os beneficiários vivendo a mínguas por causa disto.

Fico feliz em ver que a justiça tarda mas não falha... Parabéns!

Syl

Anônimo disse...

Manga me emocionei com seu relato...parabens meu amigo e que vc , eu ...todas as pessoas nao desistam nunca...nao percamos a fé...sucesso pra vc.

Tontinha

rúcula disse...

iurra! uma notícia boa, manga. q os processos corram mais rápido na justiça. curtam bastante!

Espiando os Blogs disse...

Nada como um dia atrás do outro, e como é gostoso o sabor da vitória.
Manga, parabéns pra vc e sua esposa ( e outros)......um brinde... se for com uma cervejinha gelada, conte comigo....tim-tim...glup...glup
bjs

Mios disse...

Manga,
Parabéns!!! Parabéns!!! Parabéns!!! Por cada palavra escrita neste post, eu bem sei o que é isso, já que engrosso a fila das injustiças jurídicas, e olha.., sou advogada, imagina se não fosse!!?? Fico feliz em saber que a justiça no seu caso foi feita!!! Coisa difícil neste nosso país, como vc bem asseverou. Ai daqueles que precisam de uma decisão judicial pra se tornarem dignos, pessoas, enfim, gente.. É mais fácil ser bem recebido por um ministro do STF do que por um servidor de outros tribunais como o por ex. o TJBA. Precisa-se ter muita fé e denunciar, tanto as boas como as más ações. Será que algum dia nossas instituições mudam!!?? Rogo pra isso..

Cristina disse...

Parabéns, Manga! O sabor da vitória após tanta luta deve ser mesmo bem especial. Realizei a cena de vcs. no supermercado. Meu pai, aposentado da Suderj também luta há anos e em 2010, aos 81 anos e encabeçando uma luta árdua conseguiu também uma vitória parcial. E não desistiu da luta, ainda falta reaver a insalubridade que foi "garfada", mas ele segue esperançoso e assim como vc. sairá mais uma vez vitorioso, Vou contar a ele sua vitória e ele com certeza vai vibrar. Grande abraço.

MANGA disse...

Cristina,
Minha mãe faleceu há dois anos com 82 anos e foi também funcionária da Suderj durante muitos anos. O salário era uma vergonha absurda.

Anônimo disse...

Parabéns, muitas alegrias, aproveite cada momento desta vida que apesar de dura é muito linda!
Um abraço

Postar um comentário