segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

BONINHO, CRITICADO MAS COMPETENTE



Eu não conheço Boninho, não concordo com muitas de suas decisões no BBB, já o critiquei muito aqui. Fui contra os rumos que deu a muitas edições do programa, mas pesei um pouco mais na força e na carga das palavras contrárias pelas escolhas de participantes. Isso já tem algum tempo e nesse BBB11 foi mais crucial ainda.

Mas ninguém vive apenas de criticar. Sabe lá quantas e quais razões motivaram várias de suas decisões que acabei atacando? Dirigir uma atração na TV que tem a carga de audiência que o BBB tem e ainda mais pelo nível de faturamento que se obriga a ter não é tarefa para qualquer mortal. Esse cidadão, independente de ser filho de uma lenda da TV brasileira, demonstrou aptidão e competência para isso.

Eu acho que o Boninho, tão badalado, tão festejado, tão criticado, trilhou os caminhos que apareceram e foi construindo outros porque viram nele estrutura para se destacar. Ele deve ter tido muitas lições em casa, mas isso não é suficiente. Dentro da pessoa há que existir a competência, o dom, a disposição para ter o encontro com o sucesso. Isso não se faz seguindo a trilha de ninguém. É preciso que venha de dentro uma força interior capaz de impulsionar. Esse cara já mostrou isso.

Longe de querer bajular, estou aqui tentando ser claro o suficiente para reconhecer que mesmo com defeitos, Boninho é um profissional que merece respeito. Errando, acertando, o que vejo é que os grandes desafios são sempre direcionados a ele. E ninguém é desafiado se não tiver demonstrado competência para ser.

O desgaste do BBB não pode ser creditado a ele. É natural dos anos seguidos de uma fórmula já bem conhecida do público. Nós queremos sempre que as coisas sigam os caminhos que desejamos, mas nem sempre pode ser assim. Há inúmeros interesses em jogo, muita coisa a ser observada e é nisso que baseio minhas críticas. Quanto ao profissional, longe de mim questionar. Em algum momento, poderia receber uma dessas:

-Quem é esse cara, de que ele entende?

Portanto, não só eu mas os analistas de BBB, os que hoje em dia se acham capazes de ter posicionamento como se manjassem muito, certamente não imaginam que trabalhar com mídia, com audiência sendo cobrada, com anunciantes buscando espaços, com gente irrascível e teimosa, cheia de manhas e empáfia, acaba transformando tudo isso num oceano revolto que tem que ser domado. Nesse momento, o cara tem que ser Deus, tem que ter competência e pedir o amparo divino para conciliar tudo.

Dessa maneira, da mesma forma como desabo em críticas aqui, me rendo ao profissional competente para reconhecer que o BBB é o que é no Brasil porque tem o padrão imposto pelo Boninho, que mesmo assim pode mudar muita coisa para melhorar. E é por isso que vou continuar cobrando e criticando daqui porque sei que ele pode e vai fazer.

11 comentários:

Espiando os Blogs disse...

Manga, concordo em muitas coisa que vc diz, mas ainda acho que as pessoas se vendem e se rendem ao dinheiro, quando falo em dinheiro, falo em muitos milhões, e Bonis tem seu preço?...claro que tem e o resultado do BBB é a resposta disso. Não estou entrando no mérito do politicamente correto, mesmo pq, neste programa a grana que rola é tanta, que o politicamente correto passa km longe, e nem estou cobrando isso.....mas ainda tenho minhas dúvidas em relação ao trabalho dele, não tenho dúvida da competência dele....isso ele tem de sobra.
Penso que o que rola dentro do BBB é o reflexo da personalidade dele,se não, o rumo já teria mudado. Ou é a grana que fala mais alto e a personalidade que vá pros quiabos juntamente com o público?? estou sendo muito radical em meu julgamento??
Eu pelo menos me sinto ludibriada, e opior que sei que ele nem está aí pelo que sinto, afinal, ele fatuta altíssimo a ponto de rejeitar patrocínio para o BBB11 ( dito por ele). Vc tem experança de melhoras??

MANGA disse...

Creio que há muitos enganos de sua parte e da maioria das pessoas. Ele é contratado de uma empresa que tem milhões de interesses em jogo. Ele é o responsável por adequar e harmonizar tudo, o que , convenhamos, não é tarefa fácil.
Sempre critiquei o Boninho e ainda o faço, mas isso tem parametros. É preciso saber fazer a diferença e enxergar a linha tênue que separa os dois campos.
O BBB pode voltar a ser melhor. Creio que ele saiba como fazer isso.

Espiando os Blogs disse...

Entendo o que vc fala perfeitamente, que ele é contratado por uma empresa que tem milhóes de interesses, foram os milhóes a que eu falei.....ele é pago e muito bem pago por esta empresa......a linha tênue que separa os dois campos chama-se dinheiro....se não o fosse, ele já teria abandonado esta direção...ou este trabalho. Não estou dizendo que ele esteja errado.....rsssssss...mas a grana fala mais alto e como fala!! Espero mesmo que 2012 tenhamos uma boa surpresa.Que role muita grana, mas que role antes de tudo bom senso e bom gosto.

Claudia Rio disse...

Perfeito Manga....é muita coisa em jogo e o Boninho tem q dançar conforme a musica.
Já sabendo disto, compra o PPV quem quer e atura o Bial...idem!.... me incluindo.
A única diferença das primeiras edições é a escolha dos participantes.
Nível baixando a cada ano...mas talvez isto seja sinal dos tempos, está tudo assim...
Bjs

Cristina disse...

É Claudia está tudo assim mesmo. Eu mesma ando me achando um ET, um peixinho fora d'água...as vêzes acho que tenho que me modernizar, mas fico desanimada com as perspectivas que vejo por aí...Quanto a Boninho,acho que ele vá de encontro aquilo que o povo quer de verdade e fica por aí disfarçando dando uma de moralista(o povo).

Anônimo disse...

Manga, não entendo, você e o Tors têm a tendência de arregar para o Boninho (tá bem, vai o nome do cara como é...), mas o ATirador-de-ovos é um diretor ruim. O cara implementou no programa todos os seus desvios, dentro da linha esperada da Globo. O programa foi cada vez mais ficando baixo nível, a edição atual é o exemplo acabado disso. Claro, a seguinte pode ser pior ainda. E isso se deve a ele, que é o mandamás da coisa.
Neste agora teve tanta interferências, e todas equivocadas, para tentar salvar a audiência, e mesmo assim... Claro que em se falando de Globo uma péssima audiência nos outros canais é campeã. E claro, a partir dos patrocínios já vendidos, estão nadando nos milhões, e o prêmio é u ma simples esmola.
Mas Boninho já pode ser trocado. Claro que não vai, porque o programa foi tendo a cara dele: ruim e baixo nível.
Observador

Espiando os Blogs disse...

Claudia Rio, "Copacabana princesinha do mar".....adoraria estar passeando no calçadão de copacabana ou Ipanema curtindo um belo choppinho..... mas como estou em sampa.....assistir BBB né? fazer o que ?....bem ou mal, estamos aqui rebatendo as críticas e discutindo....vício mardito esse...rssssss
O que vc diz eu concordo, a escolha do elenco que é péssima e o nível que baixa a cada ano, e o pq disso??......se não é falta de dinheiro,....o diretor é competente, então o que é??

Anônimo disse...

A Globo pode ter milhões de interesses, mas aposto que baixaria, baixo nível, grossura, etc. não são esses interesses.
E não é que dão o que o povo quer, basta ver as críticas generalizadas que vemos. E além do mais, o canal deve ter responsabilidades com esse público, saber que reforça esses valores que apresenta.
Tranquilamente, o BBB poderia ser outra coisa, mesmo sendo adulto como muitos querem e apregoam que lá fora é assim. Adulto aqui leia-se que tenha sexo abertamente. Não precisa ser esse nível chinfrim, que vem da escolha equivocada de candidatos. Claro que sexo visto pelo ângulo baladeiro é outra coisa, é isso que estamos vendo aí, que é o nível do Atirador-de-ovos.
Observador

Claudia Rio disse...

...acho q o povo compra e gosta é de créu...créu....créu...zorra total, faaustão, ana brega...e por aí.
BBB tem q acompanhar.
Sinal dos tempos sim, INFELIZMENTE....e não falta patrocinio, os marketeiros acompanham tudo...sabem das coisas....sabem o q o povão come ( XEPA) sabem do q o povão GOSTA ( BAIXARIA)
Bjs

Claudia Rio disse...

...e q covardaço o Mauricio quando teve q dizer em quem votou...a-d-o-r-e-i a brincadeira!
Ninguém ficou na saia justa...só ele.
Bjs

Anônimo disse...

Copetente sim,mas muito maldoso.eu a conheço bm

Postar um comentário