segunda-feira, 21 de março de 2011

BBB EQUILIBRADO



Imagem de Elson

O engraçado desta fase do BBB é que está parecendo muito mais uma final agora. Talvez quando chegarmos a definição dos ganhadores não aconteça uma guerra tão acirrada. Caso Rodrigão saia, o que me parece mais sensato diante do rumo que o jogo tomou já há algum tempo, é que o (a) ganhador (a) será aceito sem muita discussão de quem merecia mais.

Daniel tem até tentado apelar para o fato alegado de “precisa mais”, que está alí em nome de “outras pessoas”, o que não acontece com Maria, Diana e Wesley. Essa apelação não é muito legal no jogo, não se justifica, até porque ele próprio já declarou que recebe verbas de uma entidade de Alemanha, que foi quem comprou a casa para montar seu abrigo.

De qualquer forma, quem acompanha BBB tem agora a oportunidade de mostrar um pouco do amadurecimento que a longevidade da fórmula impôs. Decisões melodramáticas já não são o que importa no BBB. Por isso o programa tem um apelo muito maior que seu concorrente da Record, que junta um grupo de pseudo-celebridades em guerra. O público BBB é mais crítico e eficiente nas decisões.

O BBB é mais reality show na medida em que tira do anonimato pessoas comuns, revelando suas virtudes e defeitos. A crítica aberta que se deve fazer é quanto ao comportamento no jogo, com a possibilidade de que seja feita alguma analogia com a vida externa do participante. As ofensas pessoais constituem-se em algo que não vem ao caso porque devem ser vistas como excesso.

Na verdade quando o jogador sai, o melhor é que se possa desejar sucesso aqui fora, que aproveite a exposição, fature o que seja possível e se tiver algum talento que permaneça na mídia. Do contrário, que vá com Deus.

Muita gente que passou por lá já conseguiu seu pé de meia com o que faturou aqui fora e depois desapareceu, sem deixar rastro. Alguns renegam o fato de terem passado pelo programa, o que considero uma idiotice, mas outros agradecem por isso e esses merecem respeito.

O certo é que se para boa parte da sociedade o BBB é algo considerado brega, para uma outra parcela é interessante. Vejo-o como uma janela para que possamos observar as reações humanas diante das dificuldades impostas pela clausura e analisar suas reações podem mostrar que os seres humanos tanto lá dentro, como aqui fora, erram muito em suas conclusões. Isso pode ser útil, na medida em que analisando se chegue a conclusões que podem ser postas em prática na vida de qualquer um.

Acho que desta feita, sem torcer especificamente por este ou aquele participante pude observar com mais detalhes o que citei e vi que a exposição pela busca de oportunidades é realmente uma faca de dois gumes. Por isso poucos são lembrados efetivamente e se mantém.

Tomara que alguém dessa edição consiga permanecer. Não aponto ninguém, mas espero que consigam.

A procissão está bem perto de seu final.

24 comentários:

Silvia Lucia disse...

Enquetes não são confiáveis ou o bonis manipula a saída a seu bel prazer? No UOL empate técnico entre Diana e Rodrigona, Diana com 2% a mais. Voto pela saída da Rodrigona, pois até agora não mostrou a que veio... ah sim, veio pra arrumar o topete e lançar seu olhar 24 kkkkkkk #FORARODRIGAO

claudia disse...

Eu gosto das atitudes do Rodrigo e não concordo que uma pessoa diga que quer MATAR a outra no caso a ameaça da Diana para a Adriana sem motivo algum.

Bamba68 disse...

Analisando a noite de ontem tive a seguinte impressão.

Tinha para mim que o Wesley deveria imunizar Diana, aquela que lhe deu a mao quando isolado, e ser receber os votos "do contra" na final.

Ocorre que o cara conta com mais sorte que juízo e acabou fazendo uma noite de mestre (nada que ele não pode estragar a qualquer momento)

Deu dois tapas com luvas de pelica na Maria: primeiro, ao imuniza-la, quebrou as pernas dela; depois, ao não buscar a noite quente que queria, de novo deixou ela sem ação, sem possibilidade de vitimismos.

A cara de desespero dela imaginando que ia ter função para aquela noite, enquanto ele comia maçã achando que ela chegaria rapido, foi um ponto alto do mosaico.

Doc, intuitivamente, percebeu isso e, transformou numa noite em que so tomaria tocos em uma maria sem ação que ate tentou anima-lo para ação.

Isso tudo regado a cenas de "Malhação" recheadas de frases como "Esse é meu presente para voce", "Eu falei que nunca mudaria com voce" ou "Não precisa me agradecer, fiz o que meu coração mandou"

Ta armada a isca para o duo do coqueirinho cair da palmeira

marcia disse...

e dificil prever quem saira amanha,pq o rodrigao e insuportavel convencido antipatico mais as adolecentes capricho aparentemente o adoram embora eu nao entenda pq nem lindo ele e,pra mim apenas bonito.ja diana tem bom papo inteligencia demostrou mais cultura q os demais mais nao tem carisma,parece arrogante e antipatica tbm,fica dificil torcer por ela.pedir a lideranca para daniel e maria e ser a primeira a desistir foi o fim.estou votando muito no rodrigao mais pra defender na final o blogo do coqueir

Anônimo disse...

Claudia, se a Diana disse isso alguma vez, na época da estadia da Adriana, isso é só força de expressão, minha cara. Nâo se deve levar ao pé da letra, e menos ainda para querer julgar alguém.
Já eu não gosto das atitudes do Rodrigão, que é um misógino e autista. Não fez nada ali. Chegou longe demais.
Observador

marcia disse...

...q pra defender diana pq ele ficando acredito q tem mais possibilidade d ser lider e dai os outros trez no paredao e ele na final.portanto FORA RODRIGAO

Anônimo disse...

quero muito que o rodrigao saia e tomara que na proxima ediçao(se tiver )que agente veja pessoas mais humildes,que estejam ali pelo premio,e nao apenas para aparesser,esses participantes nao precisam desse premio tds viajados td mundo ali conhecem gente famosa,gostaria de ver gente que se entusiasma com um mundo novo de aparesser de conhecer gente que cometa gafies
espero profundamente que as criticas sirvam para mudar o jeito de escolher os participantes

Anne

BEL... disse...

Acho dificil alguem permanecer na midia, porque apos 11 versões ja virou carne de vaca, mas faturar algum todos vão, no pós BBB...e como sempre, uns mais, outros menos.

Claudia Rio, eu discordo que alguem entre na casa, com instruções de Boninho ou da produção...creio mesmo, que todos escolhem seus caminhos bem livremente...porem a edição "justiça" quem melhor contribuiu com o ibope, e quase sempre é campeã.

e discordo que Wesley tenha agido pela sorte, porque ele pensou bem, antes de imunizar Maria...mas que pode estragar a jogada, pode, só que...tem dado certo ele não investir forte em Maria, ao contrario do esperado e desejado por muitos...de certa forma, parece que ele está se dando melhor na "lerdeza" do que se fosse afoito pra cima da moça, rs.

mas de manhã, acordei na certeza de que o melhor é Diana ficar, se bem que gosto da ideia de saber que Rodrigão sai com um bom carro e sai com boa moral e espaço pra faturar o dele...Não o creio misogino, mas tambem não o acho merecedor de ser campeão.

Anônimo disse...

para muitos rodrigão é uma planta ,pra mim é educado,centrado na dele...Pq wesley é diferente dele pq esta pegando a santa maria e de resto e que ele fez?ficou correndo de um lado para o outro.engraçado ...
dos que restão la os melhores são rodrigão e wesley.

Anônimo disse...

Hoje eu não consigo torcer pro daniel,dizer que ele é um show é demais,engraçado as vezes,mais passa dos limites sempre.As edições ajudam ele sempre ,quando deveria ser neutra. Como apoiar uma pessoa tão depravada ,que esta sempre dizendo que o dinheiro não é pra ele,pura apelação.
Outra coisa a prova de ontem foi o fim...deixou a desejar ...na minha opinião teve manipulação sim.
Estou torcendo para weslwy e rodrigão saõ os melhores, educados , estão dando bons exemplos,e ainda por cima são LINDOS lindos SIM e daí?

Anônimo disse...

Então maria é a sensação do bbb.Deve ser a melhor ,afinal ensina as adolescente a serem lindas e cobiçadas por varios homens!!! e eles que pagem pq de graça n da né...KKKKKKKKKK
Mulheres valorizem-se.

Anônimo disse...

Ninguém comentou o "truque" na prova de ontem. Só a luz do Wesley acendia. Quando isto não aconteceu é que foram providenciar o conserto. Wesley deveria ter perdido um ponto, pois o defeito já era evidente.

Diana e Maria comentaram que a luz delas não acendia de jeito algum. Rodrigão também percebeu, mas, inteligentemente, não deu ênfase. Diana ficou irritadíssima no final na prova. Nem tanto pelo paredão, mas, pelo truque. Tanto que disse: "assim fica difícil".

Na cara que era pro Wesley vencer e imunizar a Maria. Mais claro que isto só água.

Uma edição que faturou R$ 400 milhões, somada a toda a tecnologia da Globo e errar dessa maneira? Vergonha alheia!

krica.karioca

Carol disse...

Tenho uma frase que adoro desde a minha adolescência:
"Grandes defeitos são esquecidos por causa de pequenas qualidades e grandes qualidades desaparecem por causa de pequenos defeitos."
Transpondo para o BBB o que vejo:
- O maravilhoso DANIEL, "administrador de asilo", engraçado, brincalhão, divertido, desinibido, companheiro, o showman da edição. Grandes qualidades, sem dúvida. Porém, seus "pequenos defeitos" (pedir drogas o tempo todo, beber demais, dar vexame nas festas, fofocar, se fazer de coitadinho e falar pelas costas) me fizeram há muito perder o encanto por ele.
- O paradão, o moscamorta, a planta RODRIGÃO. Modelo, garotão, imaturo, inexperiente, vaidoso, narcisista, tímido, seco, calado, reticente. Grandes defeitos para quem entra num reality, onde o principal é a boa convivência. Porém suas pequenas qualidades(educação, bons modos, generosidade, lealdade, solidariedade, fé, ausência de preconceitos e de esnobismos)fizeram com que eu enxergasse no Rodrigão muitos valores que realmente aprecio e acho essencial à sociedade.
Minha torcida é pra ele neste paredão, mesmo que não ganhe o programa.
- Diana pra mim não fede nem cheira. Tem grandes qualidades e grandes defeitos. Mas acima de tudo é extremamente CHATA e SEM CARISMA.
Por isso sou FORADIANA!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Indepedente de qualquer coisa, o nome do BBB11 é Maria e Daniel, eles carregaram o programa nas costas, praticamente tudo girou em torno deles. Escorregaram no baixo nível, porque creio que até esqueceram das câmeras, e isso significou que se deram ao programa. Expressaram sua humanidade, e muita coisa lhes está sendo perdoada pelo carisma que têm. Não são mau caráter.
De resto, nesses que estão alí no quesito caráter só se pode fazer algum reparo ao Rodrigão. Este foi prejudicado por integrar o trio dos patetas, foi contaminado pela laranja podre Maumau, como todos que se aproximaram do cara. Até Maria teve seus maus momentos quando se arrastava atrás do dito cujo.
Diana não é lá essas coisas que se apregoam por aí, não é boa jogadora, não é nem muito inteligente; neste quesito faz pose. Mas seguiu uma linha reta, tem sido honesta. É diferente.
Wesley é uma planta que está vicejando, à sombra da Maria. Seria demasiado injusto que suplante sua ficante (geralmente nesta coisa de fazer casalzinho a mulher sempre leva ferro (epa!), lembre-se do caso de Alemão e Iris...). Wesley cresceu um pouco por ter sido o coringa para a votação de todos, e sua ida reiterada ao paredão lhe ajudou, não que tenha uma torcida grande...
Afinal tem que dar Maria e Daniel, nesta ordem. que para o terceiro posto disputem Diana e Wesley.
Observador

Anônimo disse...

O seu texto é ótimo e analisar bbb melhor ainda ,duro são as discordancias rssrsr ,mas o mundo é feito disso ! viva a liberade de ser o que se quer ser,não tenho favoritos mas com certeza Mister Pavão não pode ganhar!O melhor momento alem das mariadas de Maria e as coqueiradas de Daniel,seria ver mister pavão se despendindo de Diana que sempre foi seu alvo instruido pelo "melhor amigo de infancia "o já falecido maumaudomau,que tanto pregou o bem e eliminou à todos q fizeram parte de sua NOBRE corte !

Selma disse...

Somos enganados diariamente em nossas vidas,agora por um programa de Tv tambem que muito pagam para votar ou PPV
Quem é o diretor deste programa?Esperamos tudo.
Tudo é possivel.
A prova de ontem mostrou que eles tem total autonomia das lanternas,por que elas ascendiam sozinhas ,não travavam o que seria normal
Só Rodrigão fez 2 pontos de cara?Depois Wesley empatou?Dai Rodrigão não conseguiu mais?Tipo:Deixa o Ro fazer pontos pra não dar na cara!
Não gosto de ninguem deste BBB.Pra mim ninguem merece este premio.

Claudia Rio disse...

Boa tarde!

Olá Bel!...acredito sim q alguns participantes recebem instruções lá dentro e outros aqui fora, durante passeios e saídas p/ Carnaval...
Ainda bem q no BBB 11 cortaram essas saídas absurdas!

Segundo informações, Wesley entrou c/ instruções p/ ficar c/ Maria.

Alemão recebeu ordem p/ largar Fani e ficar c/ Iris...esta todo mundo sabe!
Tem vários outros exemplos mas já passaram...

Sobre Wesley salvar Maria ontem...foi c/ a razão e não c/ o coração.
Doc queria Diana...mas jogou bem e foi de Maria.
Saindo de lá, não acredito nesse " romance ", apesar das conversas do Wesley..." minha familia já aprovou vc "...e outros leros...
DOC entrou no jogo e muito bem!
Mineiro come quieto e pelas beiradas...vai longe.

Mas quem ganha é o Daniel...é totalmente Zorra Total, é popular...é engraçado...o povo adora e nem tá aí p/ as baixarias q não foram mostradas nas edições.
Participante engraçado e poupado...em geral é o campeão.
Palpite...

No UOL agora, Rodrigão c/ 57% e Diana 54%...vou dar uns votinhos ...fora Rodrigão...
Bjs

Anônimo disse...

todas as provas de bbb são fraudadas. Só que agora tão cagangp mais.

Anônimo disse...

Testando

BEL... disse...

Hoje assisti um pouco mais que de costume...Discordo que Wesley esteja vicejando á sombra de Maria e sim por causa da Maria...na minha opinião, a maneira como ela o vem tratando, faz com que ele cresça ao contrario dela, que fica de mal agradecida.

Já gostei mais de Daniel, mas o fato dele usar as velhinhas do asilo me desagrada, porque se ele ganha não é para o asilo, é dele, então não acho nada legal esse tipo de apelação.

Mas, na reta final pouca coisa pode mudar, ou não, rsrs...

Anônimo disse...

Do quarteto finalista, aquele que brindou numa festa num sábado faz alguns séculos, três já saíram com a mesma porcentagem de rejeição 63%!
Só falta o último. Esperamos que possa no mínimo ter os mesmos 63%. Será o coroamento de um quarteto brilhante... na miopia, na soberba.
Observador

Anônimo disse...

Torço por Maria,sua presença marcou e fez dela a participante que abrilhantou essa edição!Daniel e Maria na final!

Claudia Rio disse...

..Na reta final, volto para o tanto faz.

Mais uma vez estou c/ a Bel...no BBB 11 tão ruim,nas ultimas semanas vimos o grupo do Jim Jones sendo eliminado..um por um...e foi ótimo.
Agora só falta um...rsss

Raridade mesmo... ver a maioria absoluta da Net BBB pensando igual, querendo a " cabeça " dos mesmos participantes e até...na mesma ordem de saída!

Se o bloco do coqueiro ficar, acho q a maioria vai acabar no tanto faz...e não vai ter paredão com record de votação.
O vencedor sairá de um grupo de amigos...todos c/ prós e contras.
Será assim...sem grandes emoções.

Acho q o melhor da final do BBB 11 será o J Quest.
Bjs

Rosangela disse...

Olá Manga

Ótimo texto... Não acredito que alguém irá se sobressair na mídia...são todos fraquíssimos...Não consigo imaginar Maria fazendo novela com aquela voz...

Por mim venceria a Maria,gosto dela apesar de não aprovar tudo o que ela faz e da voz rss.

Diana deve agradecer aos céus , por estar nessa edição...fico imaginando essa pessoa no BBB7 ou 9...Já seria passado há muito tempo!

Não sei se recebeu informações , mas sempre achei axagerada a forma como o Doc. já chegou matando pra cima da Maria...sei não...

Daniel já perdeu a graça faz tempo, criatura estranhíssima...

Essa edição foi a mais sem graça e sem emoção que eu já assisti, e eu vi todas....

Será que a fórmula cansou?

Postar um comentário