quinta-feira, 24 de março de 2011

A GUERREIRA DIANA



Imagem by Elson

Leio algumas acusações de que Diana é mau humorada, está sempre emburrada, como se estivesse sempre pronta para um ataque. Não é incomum que as pessoas façam juizo de valor a respeito daquilo que vêem na TV. Mas também não é impossível errar ou deixar de ver que com a análise primitiva dos erros, sejam deixadas de lado as virtudes, que podem ser infinitamente superiores.

Muitas vezes quem está emburrado, mau humorado, cansou de ser vítima e usa isso como estratégia para evitar mais dissabores. Trata-se de uma defesa natural. Não sei se é o caso de Diana, mas se for, revela-se justa essa sua forma de agir, até porque tem sido apedrejada, atingida, virou alvo desde que Natália saiu do programa.

Pouquíssimos jogadores suportariam a carga enorme que desabou sobre Diana neste BBB. Ela ainda assim caminhou, isoladamente em grande parte do programa, mas caminhou e chegou longe porque foi verdadeira, a seu jeito, mas foi.

Discutida, acusada, desassombrada, guerreira, essa é a Diana que lá está tentando mostrar que ter opções diferenciadas não a transforma num ser menor. Ao contrário, ela procura mostrar que suas qualidades são o fator principal para que ainda esteja no BBB e que seus valores pessoais vão muito além do fato de ser uma jogadora de BBB.

A Diana que descrevo aqui é a que brotou diante de meu olhar crítico ao longo de um BBB11 pobre na essência por ter sido composto por um grupo tão díspar. A Diana que se revelou foi uma mulher que enfrenta qualquer batalha, que não deixa para depois quando tem o que dizer, que não se furta de nada. Diana tem pinta daquelas mulheres que integram exércitos estelares, ocupando altas funções.

Diana tem ainda a seu favor o fato de ser um dos mais belos rostos que já surgiu num BBB. Uma mulher com perfil de educação rebuscada, porte e beleza de primeira linha. Seu olhar diz aquilo que deixa de falar com a boca. Sua presença não tem como não ser notada e admirada, exala classe.

Ela faz no BBB um exercício com suas possibilidades. Está se avaliando a cada segundo, procurando crescer como ser humano. Não se nega ao sacrifício, mesmo que saiba que tem limites. Diana é uma mulher que parece viver se preparando para o futuro, mas deixando a marca de sua personalidade gravada para ensinar que esse futuro já está logo alí e que o amanhã já vai chegar.

Estudando cada gesto, cada palavra, ela tem certeza hoje de sua importância, pelas respostas seguidas que recebeu do público. Hoje ela sabe que é querida, que não será um rosto na multidão em busca de oportunidades. Hoje a Diana mulher se impôs, se consolidou, cresceu e poderá fazê-lo ainda mais quando deixar o programa porque terá tempo para refletir e ver o quanto foi importante o auto-conhecimento adquirido.

Diana, a guerreira autêntica, que lutou talvez até contra si mesma, na incerteza de seus posicionamentos. Hoje ela sabe, tem as respostas, independente de prêmios do BBB, onde ainda não conseguiu nenhum. Mas este, o de saber quem é e onde pode chegar, ninguém vai tirar.

É para essa Diana que me curvo, é para essa mulher de atitude e de personalidade marcante que rendo minhas homenagens como observador e analista do BBB. Diana nunca mais será a mesma e não será esquecida. Ela é, simplesmente Diana, a guerreira.