segunda-feira, 28 de março de 2011

MARIA, A LIBERTÁRIA


Você não ia querer um poste sem luz ganhando o BBB não é mesmo?; Também não acredito que por tantas razões já expostas Daniel seja o mais indicado para ganhar o prêmio. Restou então Maria, já decantada em prosa e verso, tão claramente apontada como uma das pessoas mais despojadas que se viu num reality show.

Maria tem grande chance de chegar a esse 1,5 milhão do BBB porque foi ela mesma, porque não deixou de se mostrar. Ela cumpriu rigorosamente o script que o público exige de quem vai parar no programa. E Maria com tanta simplicidade e objetividade ficou surpresa que essa sua maneira de ser tenha sido entendida pelo público, a ponto de deixá-la na final.

Imagino se Maria ganhar que a surpresa será tão grande que ela não saberá administrar tamanha repercussão de uma trajetória que construiu sem nenhum plano, sem nenhum pudor, sem nenhuma influência. Ela foi simplesmente Maria.

Este BBB chega a final sem que o público tenha sido compelido a votar em alguém por ser menos favorecido. Wesley é um médico com sua vida encaminhada, Daniel é comerciante, dono de uma casa de festas em Recife e mantém com o dinheiro de uma ONG da Alemanha o abrigo de velhinhas que foi tão badalado e Maria não é alguém desprovida de recursos, mas talvez tenha menos possibilidades do que os outros dois porque luta para ser atriz.

O estigma dos “pobrezinhos” foi afastado, dando a esta final um destaque que outras passadas não tiveram. O que está em jogo agora é a hipocrisia. A sociedade aceita como ganhadora de um BBB uma mulher que tira a calcinha na TV, numa dança sensual e se oferece a alguém que lhe interessa?

Será que o outro lado de Maria não vai pesar mais? Refiro-me a sua jovialidade, ingenuidade natural, franqueza, seu jeito de ser clara e objetiva na busca daquilo que quer, na sua obstinação em busca do amor, do querer bem.

Maria tem tudo para ganhar. Está na ponta das pesquisas, pode fazer do limão a limonada mais doce e mais saborosa que o público queria. Maria é a antítese que caminha para se consagrar. É o azarão de um páreo que já tinha ganhador e atropelou para chegar na frente. Uma zebra saltitante e cheia de graça, para dor de muita gente que não dava nada por ela.

Maia vai sair e se ganhar será festejada por seus ex-companheiros. Uns por alegria mesmo de vê-la campeã e outros por pura inveja e pose. Não vão querer dar o braço a torcer de que fariam, como fizeram, tudo para que isso não acontecesse.

Maria se ganhar não deverá nada a nenhuma máfia, império ou assemelhados que se espalham hoje em torno do BBB. Ganhará com o voto isolado do público. Vai ganhar com esmagadora votação de mulheres que viram-na como a libertária que um dia imaginaram poder ser.

Maria vai virar símbolo e como tal será alvo de muitos convites. Vou querer ver isso de camarote.