sábado, 19 de março de 2011

FIGURAS LOMBROSIANAS




Lombroso e em cima Tegot, figura "lombrosiana"

Confesso que eu queria entender esse prazer que as pessoas tem de entrar na net e sair desancando tudo e todos, apenas pelo prazer de se mostrar capaz. Tenho visto cada demonstração absurda desses seres que ultrapassam o ridículo que tem hora que dá vontade de desistir. Não é comigo simplesmente, mas a coisa tem amplitude muito maior.

O prazer que essas pessoas sentem só é comparável a dos marginais drogados que praticam crimes absurdamente. São pessoas que abrigam um ponto de vista e não admitem serem contrariadas pela exposição, mesmo que equilibrada e objetiva, de algo contrário. Partem para o desespero e os verdadeiros argumentos são deixados de lado para invadir o campo das ofensas pessoais.

Mas há também os que não tem opinião, não pensam, mas tem instinto lombrosiano, que significa ter na carga genética a propensão para delinquir. Não é preciso motivo, não é preciso razão. O interesse é destrutivo, agressivo. Essa teoria , de Césare Lombroso, médico e cientista, é hoje amplamente comprovada na internet. Agridem, ofendem e pensam ser possível saírem ilesos. Hoje em dia já não é fácil assim sair impune mas eles continuam.

No twitter a coisa vai de mal a pior porque são mensagens curtas que os autores acham que podem usar de todo tipo de agressividade.

Na net vi ao longo dos anos muitas páginas deixarem de existir porque essa prática atingiu índices não suportáveis. E eram sites e blogs com teor altamente elucidativos, instrutivos e de carga intelectual. A boçalidade humana exterminou-os.

Depois de tantos anos de blog, iniciei o BBB11 com uma vontade gritando no peito de não mais blogar. Como o Tors, já ambos sem grande animo, em nome de reconhecer e respeitar a vontade de leitores antigos e novos, aqui ficamos, mantendo acesa a chama da possibilidade de expressar o que pensamos e promover o debate.

Quero crer que até aqui isso foi possível e me regozijo de ter possibilitado isso a tantos que tem a paciência de aturar este velho escriba. Tudo tem sido feito com dedicação e alegria no coração e não estou aqui para ser atacado por quem não se identifica, não tem índole de humano e não é capaz de enfrentar o “cara a cara”.

Concatenar palavras é algo que qualquer um consegue hoje, ainda mais com as facilidades tecnológicas ao dispor. Usá-las como arma para atingir sem fundamentação e apenas pelo prazer mórbido de destruir atinge o patamar da irresponsabilidade que merece reação. Não aqui mas na instância apropriada e disso não vou me furtar, até porque é fácil.

Discutir o BBB e suas possibilidades não significa permissividade para que ninguém abuse do direito que tem de opinar aqui, atingindo o direito dos demais de fazê-lo sem ser agredido com baixaria.

Medo é um sentimento que ainda não conheço e sou fácil de ser encontrado. Dou até os locais onde isso é possível a quem interessar possa. Já o fiz de outras vezes mas infelizmente é perda de tempo, afinal covardes não aparecem facilmente. Porém, dependendo do nível terei prazer em forçar essa aparição e o farei sem pestanejar. Basta tentar!
Um indivíduo que se identifica como Tegot tem usado o blog para me atacar e também a meus familiares. Trata-se de um amigo ou admirador do Marcelo Dourado, aficcionado por lutas, cujo maior prazer na vida é ser destrutivo e carrega no gen essa carga “lombrosiana”.

Com base nisso, afim de evitar a retirada do sistema de comentários, passei a moderar (filtrar) as opiniões a serem publicadas, o que nos livra de tal encosto e permite a continuidade. Espero que entendam e quando for possível retornarei a condição livre.

12 comentários:

Silvia Lucia disse...

Manga, o espaço é seu e vc tem o direito de fazer o que melhor lhe aprouver. Na boa, nos poucos espaços que frequento, procuro agir com respeito, pois quero que assim ajam comigo. Já fui bloqueada simplesmente por não ser "fãnática" por determinado participante do BBB7. Hoje, frequento aqui e o Jebal e, mesmo no BBB10 não torcendo pelo mesmo participante que o Tors, não houve desrespeito de ambas as partes. Em nossas casas, permitimos a presença de quem queremos, não é mesmo? Abraço e #FORAPAULACRISTINA.

Anônimo disse...

Vc faz muito bem, Manga. Modere mesmo.
Sabe, já te falei, tempos atrás, eu fazia o mesmo. Claro, não com essa agrassividade, com essa crueldade e maledicência. Nunca ofendi a família de ninguém. Graças a Deus fiz o caminho de volta. Parei, pensei e dei a tal guinada de 180 gráus, capaz de mudar toda uma vida. E hj me sinto leve, de bem com a vida e especialemten com vc, a quem tanto destratei só pq nossa opinião não batia. Como eu era boba e tentava me enganar debaixo de tanta asneira digitada.
Manga, essa pessoa é dígna de pena, deve ser infeliz, insatisfeita com a própria vida. Siga com o blog, vc faz falta.

Um bom final de semana pra vc, sua família e a todos os seus leitores.

Mariana

B.Cardoso disse...

Oi Manga.
Você pode até não ler outros blogs, mas este serviu como uma luva para aquilo que te pedi.
Gostei e é bem isso mesmo!

beth disse...

Qdo não gosto das postagens de um blog ,simplesmente não acesso mais.O proprietario de um blog posta nele o q bem quizer,como se diz: Em Minha Casa Mando Eu!
Por isso, concordo plenamente com vc Manga.E é simples assim :- "BLOCK ".Abraços,sou sua fã.

Anônimo disse...

Gosto de ler seu blog, da forma como expressa suas opiniões sobre o que está acontecendo no BBB e sobre os confinados.

Quando entro num blog e o texto do blogueiro é cheio de xingamentos, apelidos pejorativos, ofensas, preconceitos eu fico impressionada, não há nada alí que acrescente algo de útil a um ser humano.

É triste ver blogueiros confundindo liberdade de expressão com ofensas e difamação, e muito pior ainda é gente que segue e são alimentados em seus piores sentimentos por esses blogueiros.

Eu acho que o melhor do BBB é justamente ver como é a reação das pessoas nas situações que o confinamento impõem, mas o mais interessante e impressionante, até assustador, é ver a reação de algumas pessoas aqui fora na net, elas escancaram seus preconceitos e seus piores sentimentos.

Rose

Espiando os Blogs disse...

Manga, realmente o bate rebate entre comentarista é um jogo bem divertido, e a moderação tira a dinâmica do jogo. Mas, entendo perfeitamente sua postura diante deste lastimável ocorrido. A liberdade nossa termina quando a do outro começa, e tem gente que não entende isso ou não tem capacidade mental pra tal!!
Estas pessoas que praticam este tipo de agressão são àquelas que tiveram infância e adolescência muito criticada por pais e por mestres, que levaram muitas pancadas e que nunca souberam o que realmente é ser amado. As pessoas só dão o que recebem. Fiquemos alerta para a educação dos jovens, para que cresçam cidadãos de bem e saibam interagir com educação, bom senso, e bom humor.

Pobre de espírito quem não sabe amar!!

Manga, graças a deus que vc e o Tors são firmes e fortes. Não desistam, por favor. Aqui tanto é nosso ponto de encontro para discutirmos seriedades como para divertirmos como se tivéssemos sentados num barzinho entre amigos.....e dá-lhe de cervejinha pq é bom e eu gosto...não sou de ferro ...rsssss Na nossa mesa não tem lugar para elementos de má índole!!

Debby Diabba disse...

Concordo plenamente com vc.
Uma coisa é discutir um ou outro participante, ponto de vista etc.. e outra é a agressão, pertubação e desrespeitto.
Modere mesmo. Aqui a casa é sua.
Um abraço

Heloisa disse...

Concordo plenamente, como sempre. Eu passo a iariamente por todos os blogs BBBs e quan do algum comenta contra um participante que eu não gosto, não frequento mais o blog (exemplo Blog da Scully que se tomou de ódio por Diana não sei porque). Leio diariamente e nos que eu mais gosto, comento. Qual é a razão de brigar com as pessoas que nem conhecemos?

Anônimo disse...

Ola boa noite.
O loco, esses textos me deixam arripiados.
Cruzes que tanta maldade ,se amar e tao bom.
eu amo vc manga .




bjoss de sua admiradora.

Anônimo disse...

entrevista de Bial:

http://extra.globo.com/retratos-da-vida/pedro-bial-quebra-silencio-maria-a-estrela-do-bbb-11-1353282.html

Marina disse...

Infelizmente temos q aturar/engolir atitudes de gente assim!! Não só no mundo da internet, mas na vida real!! É a falta de limites q os pais não sabem mais dar!! Mas desistir de expor ideias e/ou gerar debates seria uma vitória p/ gente q não merece nada a não ser nossa ignorância!

Anônimo disse...

É isso aí Manga!!!
Não sou nada assídua a net, nem blogs, nem Face, nem Orkut, só dou continuidade as leituras qdo os textos e assuntos são inteligentes e coerentes, mesmo em se tratando de BBB que aos olhos de muitos é um assunto fútil e sem importância.
Concordo e assino embaixo, a "casa" é sua e entra só quem vc quer, gente educada de preferência, rs

Até
Cyntchus

Postar um comentário