segunda-feira, 14 de março de 2011

REFLEXÃO COM O BBB


Eu fico pensando em como é doce a vida e me surpreendo que possamos ficar as vezes aqui a falar de pessoas que, como nós, tem defeitos, tem suas incoerências, incongruências, defeitos e virtudes. Será que não estou ou estamos sendo incoerentes também diante da vida, diante da existência que buscamos? Todos queremos o melhor, um caminho, a paz, a estabilidade, um meio digno de sobreviver. Não sou um Messias, um pregador, mas não é assim?!...

Como é doce o BBB que me permite refletir e chegar a essa conclusão. Eu nunca neguei que fosse um aficionado por BBB exatamente porque me surpreendo pensando que sou incoerente como todo mundo e quando daqui critico alguém, posso estar negando a mim próprio, posto que sou cheio de defeitos, cheio de problemas, mas insisto em buscar o erro alheio. Seria por consolo, mas não!

Não, na verdade eu quero denunciar esses erros para que as pessoas possam aprimorar suas existências, buscarem melhorar, partirem velozes em busca de caminhos que as levem a consertar tudo e assim aprimorar a busca de dias melhores. E isto serve para mim também. E como serve!

BBB foi um achado para mim que assisto desde a primeira edição porque além de poder chegar a inúmeras conclusões a respeito dos erros alheios, pude também vivenciar a experiência de um encontro importante com inúmeras pessoas que, como eu, também tem a mesma vontade de acertar, de melhorar, de ajudar, de ser útil. Mas o melhor é o encontro comigo mesmo, surpreendente.

Construí muitas críticas. Se fui injusto, não era essa minha vontade, mas posso e devo ter feito isso. Me assusta, mas não me faz perder a vontade de continuar a busca pelo que é justo, pela verdade, pelo golpe na futilidade. Esse programa, quero dizer, a formula BBB, me ajuda e ajuda a muita gente a fazê-lo porque discutindo a vida alheia, que passa na TV, temos a chance de formar convicções importantes que servem para o nosso viver. Estamos aprendendo, sempre.

Consegui aqui amizades importantes e sólidas. Para todos os momentos. Sou grato a essas pessoas porque me ensinaram muito, até mesmo que não há distância mais para separar o querer bem. A tecnologia auxilia e nós temos a chance de alargar nossos horizontes e estreitar laços com pessoas que nunca vimos.

Eu percebo que o BBB foi capaz de me fazer melhor, que discutir o que lá se passa me aproximou de tanta gente que só posso agradecer. Mesmo os que me atacaram, que me ofenderam, que não concordaram com o que disse, foram e são importantes, um presente mesmo.

Este post não é uma despedida. Não vou sair daqui. Antes de qualquer coisa é o reconhecimento e uma constatação. Com o programa, acabei ampliando meus horizontes, fixando no meu coração que o melhor da vida, independente de erros, são as pessoas. Elas é que importam e fazem a vida valer a pena, sem levar em conta seus erros e acertos.

Obrigado, não sou da escola do Maumau e vamos seguindo a procissão…

24 comentários:

Anônimo disse...

Meu Caro, você mantém sua coerência. No jogo, os que lá estão, caem nas contradições dos seus personagens, pelas limitações intelectuais.
Mas, enfim, é apenas um jogo. Que nesse ganhe o menos ruim. By, by, Mau-mau

BEL... disse...

Finalmente um BBB satisfatorio onde a net carcomida perdeu o rumo e o prumo e o BBB caiu no colo do povão, que ditou com fé quem fica e quem sai e sairam os piores, restando agora os menos ruins...pra terminar a limpeza, faltam 3...Nesse paredão vou torcer pra Jaque fora, mas se vier Rodrigão, tambem tá valendo, rs.

No fim das contas, na reta final, começo a curtir e gostar do BBB11...e caí nos braços do povão, que descobriu sua força e finalmente me sinto assistindo ao mesmo BBB que a maioria, vendo meus desfaetos serem defenestrados...Pra vencer, ainda não sei, mas restando os quatro do quarteto anti Mauricio, seja la quem for, valeu.

andreiaeluiz disse...

EITA DANIEL O MACHO ALFA DO BBB11,ACORDOU PRO JOGO SO FAZ GOLACO ELE EO CARA,BEBE FALA MERDA PEIDA AO VIVO MAIS E INTELIGENTE SENCIVEL E FIEL AOS Q CONCIDERA AMIGO LEAL E CREIO Q E ISSO Q REALMENTE IMPORTA NO SER HUMANO NAO ADIANTA FALAR BONITO SER POLITICAMENTE CORRETO E MAU CARATER.

Anônimo disse...

Manga, um pouco na linha do seu post, me peguei até um pouco triste agora com a saída do cara. Dá pena ver como algumas vezes somos muito ligeiros em nossos julgamentos, é muito fácil para os que estamos aqui fora analisar os comportamentos lá dentro e soltar nosso veredicto. E muitas vezes são todos pessoas que estão buscando acertar na vida, com equívocos e com falta de visão, com o lastre que sua educação e formação lhes permitem. Claro que quem se dispõe a entrar num programa como o BBB já responde a determinado perfil, á busca de seus quinze minutos de fama, a serem sub-celebridades, loucos para entrarem nesse mundinho superficial e muitas vezes massacrante.
Por vezes vejo que esse programa é cruel, com suas polarizações de bem e de mal.
Seu blog é interessante ao permitir esse tipo de reflexão. Creio que é um dos mais diferenciados nesse aspecto.
Abraços a todos.
Observador

Anônimo disse...

Melhor momento do BBB!A falta de modestia,a soberba,prepotencia,mostraram o caminho da saída!

Silvia Lucia disse...

O que a Paulorca faz no quarto do líder? Já grudou no Daniel e Maria? Falseta tb. Daniel, Maria, Diana e Wesley deveriam estar juntos comemorando, isso sim. E deveriam dar um chega pra lá no restante da casa. Se Rodrigão não for gay, sou loira sueca kkk Eita covarde.

Mios disse...

Bacana, sua coerência é sempre uma constatação, por isso sempre leio seu blog, embora, algumas das vezes tenha opinião diferente da sua maneira de pensar. Parabéns pela reflexão!!!

Cíntia disse...

Aí, Manga, adorei o que escreveu, poxa, sem você não é possível "lermos" o BBB.

Um beijo.

Silvia Lucia disse...

Próxima artilharia: Paulorca, Rodrigão. De um BBB levado aos trancos e barrancos, prefiro ver Daniel, Wesley, Diana e Maria na final. Ainda sinto o Cristiano não estar entre os 4...

BEL... disse...

Manga, julgar em um programa de reality faz parte, assim como faz parte nos deixarmos seguir por simpatias ou opiniões pessoais, ao julgarmos na vida real.

mas com certeza, tudo serve de aprendizado e de lição, basta tirar proveito e aprender com as experiencias... mas mesmo torcendo e dando pitacos, eu jamais perderia um segundo da minha vida pra agir contra algum participante de reality na vida real e talvez por isso me cause estupor ler quem o faz.

...votou contra, vida que segue!...e lembro das latas de leite condensado pra Bruninha, dos e-mails pra prejudicar a Fani e por ai vai...um show de ridiculo e por essas e outras me recolhi de certos espaços, onde tambem se observa com estupor o desvario real e o incentivo fanatico a atos absurdos, onde a coisa extrapola ao bom senso...parece que adquiri um cansaço absurdo e uma imensa falta de paciencia, de sequer contestar.

MANGA disse...

Bel,
Perceba como este espaço tem sido positivo para que possamos refletir. Me orgulho de ver aqui discussões que não observo em outros lugares, em nível elevado. Isso me alegra e revigora.

Anônimo disse...

Manga, de novo cometi uma caricaturas, se te interessar...
http://www.elsonrezende.com.br/imagens/blocoqueiro.jpg

Claudia Rio disse...

..e a fila anda.
A próxima = Jaqueline.
Depois,pela minha ordem, Paula.
Em seguida Rodrigão, X Maria ou X Daniel....não sei qual seria mais forte p/ tirar Rodrigão.
Paula é um sebo do cabelo aos pés.
Vaselina...baba de quiabo...rssssss

E ainda teve a cara de pau de dizer no quarto do lider, p/ Maria e Daniel: " Aqui é tudo muito estranho, num dia gostamos de uma pessoa...no outro dia gostamos de outra..."
É...claro...depende de quem sai e de quem é o novo lider.
Bjs
Bj
Bjs

LECA RJ disse...

QUE SUSTO MANGA...SEMPRE QUE COMEÇO A LER UM POST ASSIM JÁ FICO ASSUSTADA....KKKKKKKKKKK

CONCORDO COM VC...CONHECI MUITA GENTE BACANA DISCUTINDO BBB...E COMECEI A Q U I!!!!

AINDA BEM QUE VC NÃO É DA TURMA DO MAUMALA...

BJINSSSSSSSSSS

Anônimo disse...

Adorei, reflexivo e como na maioria das vezes, correto.

Manga, quero te fazer uma pergunta.
Vai ver eu até sei a resposta, mas quero 'ouvir'de alguém como vc.

Vejo pessoas/blogueiros(as)falarem muito de 'povão', 'povo gado'.

O que quer dizer essas expressões qdo o assunto é BBB?

Antes de ler a sua resposta quero dizer que eu sou povão, me considero povo. Pq sou uma pessoa normal, honesta, cumpridora dos meus deveres, que luto pelos meus direitos e reconheço, tenho aidna muito que aprender.

Obrigada desde já pela resposta e tenha um ótimo dia.

Mariana

Anônimo disse...

Não suporto mais olhar a cara de paula...tudo que diogo falou dela é verdade,todos la sabem disso,mas acham ela forte ...e ela vai ficando.
Não estou torcendo pra nenhum.
Nunca votei nesse bbb.

MANGA disse...

Mariana,
Na minha visão é o povo que se deixa enganar por qualquer indução, mínima que seja. Pessoas que são levadas a praticar essa ou aquela atitude porque foram sugestionadas para tanto, mesmo que sem perceber.
No BBB isso funciona muito com a interpretação das palavras do Bial, pelas entradas do Vinícius Valverde na programação, pelos blogs, por posições adotadas por algum participante e vai por aí afora.
São pessoas que tem preguiça de raciocinar e ter idéias próprias para definir de que lado devem ficar, usando o discernimento como padrão de pensamento.

Anônimo disse...

E agora a Jacora, hipocrita e falsa moralista.
Fora Jaqueline.

BEL... disse...

E apos tanto tempo sem votar, fui la e dei meu voto na Jaqueline...só um voto não faz nem volume, mas dei, e foi engraçado, porque a palavra que veio foi: saboaria, kkkkkkk...mas ja parei porque se não tenho paciencia nem vontade de votar muito, não ha de ser um voto que vai fazer diferença, rs.

Anônimo disse...

BOM dia ,bm dia .
Passei so para desejar amor e paz .




Manga seus comentarios sao claros como um dia de sol.



Bom trabalho.




bjao.

Anônimo disse...

Mariana, só complementando a resposta do Manga. Ele se refere basicamente ao conceito de povo-gado, que é usado depreciativamente. Povo-gado é o que segue efeito manada, seguem as coisas sem pensar.
Aposto que você viu essa expressão num blog scumllambado, que geralmente a usa para se referir aos que não pensam como eles ali. E ali estiveram contra a Talula, contra Daniel, contra Maria, contra Diana. Estiveram favoráveis ao Diogo, ao Maumau...
Ou seja, usam o conceito segundo os seus interesses.
O povão tem solidez nos seus valores e não seguem os desvios de conduta e de moral dos espertinhos.
Observador

Anônimo disse...

Obrigada Manga e obrigada Observador

Acredito então que tais pessoas não tenham ppv e formam opinião pelas edições. E quem tem internet e lê os blogs fãs.

Eu particularmente não gosto de assistir as edições. Como trabalho de casa 3 dias da semana, fico mais no ppv.

Desde o começo simpatizei com a Maria e nada que eu ouça ou leia contra ela me sugestiona. Como eu disse num outro comentário, ela tem muitos defeitos mas quem não os tem.

Qto ao blog citado, dificilmente minhas ideias batem com as que leio por lá.

Mas cada um pensa como quer. O que não pode é querer que outros pensem igual.

Nesse BBB quase não voto.
Dei uns votinhos pro Maumau sair.

E amanhã se der, pretendo votar pra Jaqueline tbém sair.

É isso, ótima tarde a todos.

Mariana

Vivian disse...

Manga sou nova no pedaço...achei seu blog por intermédio de minha filha que disse MÃE esse camarada escreve coisas que batem em tudo o que eu e vc. pensa...vale a pena ler o que ele escreve...Comecei a seguir seu blog e prestar atenção em tudo que vc. traduz em palavras escritas e realmente endoço tudinho o que vc. diz...é uma pena saber que o Rodrigão que ja foi favorito para vencer caiu na rede desde quando o MauMau voltou para casa e juntou os tres mais patetas como ando lendo por aí....Adorava o Rodrigão mesmo sendo uma pessoa quieta, sem expressão....mas gostava do jeito que ele jogava...para mim era uma das pessoas mais inteligentes desse bbb sem favoritos pelo menos para mim........Agora torço para Wesley, gostaria muito que ele fosse o ganhador desse programa somente por uma frase dita por ele....Se caso ganhar esse premio vou montar uma clínica de Hemodiálise para pessoas que não possa pagar....pra mim essa frase ja valeu o premio para ele....além de ser uma pessoa simples e delicada, basta ver como ele trata a Maria..com toda a doçura do mundo mesmo depois de ter visto ela se rastejar para o Mauricio.
Bem ja alonguei demais essa conversa rs...Parabéns Manga pelo blog....adoro le o que vc. posta...e com sua permissão agradeço desde ja a oportunidade de poder escrever tudo o que penso....

Anônimo disse...

Verdade Vivian, Wesley vai aproveitar aproveitar
bem o dinheiro ele e um moço nobre!!

Postar um comentário