quinta-feira, 17 de março de 2011

O DINHEIRO NO BBB


O que é mais importante num reality-show do que as ações de marketing e propaganda? A resposta é : absolutamente nada! Sem isso fica impossível manter um programa desse tipo no ar. O BBB é o exemplo mais deslavado dessa situação e como um negócio, tem suas normas a serem seguidas. Portanto, muita coisa que acontece pode não estar nas mãos da direção para definir e sim entranhada nas entrelinhas de contratos milionários.

Da mesma maneira se pode chegar ao espetáculo dantesco das escolhas que são feitas. Participantes com vínculos com gente bastante conhecida, sem o menor atributo para estar ali, Provas que premiam várias vezes a mesma pessoa, o que considero desigual e penalizante ao extremo, além de inúmeros outros fatores que não se entende.

Essas questões apontadas não são uma particularidade na Globo. Isso funciona em todas as emissoras porque a mídia sem patrocínio, sem verbas, nem mídia chega a ser. É preciso primeiro entender que o dinheiro é a alavanca e com base nisso tudo acontece.

Quando a gente vê na novela das oito determinado participante usando um rádio Nextel e a personagem fazendo alusão ao fato de que aquela é a melhor forma de comunicação do momento, não é apenas um comentário feito ao léu. Muito dinheiro rola para que aquela simples alusão tenha sido feita e o mesmo vale para um BBB.

Quando o guaraná do patrocinador oferece um churrasco aos participantes do BBB, na verdade esse almoço é apenas a veia condutora para que o refrigerante apareça como grande estrela. O custo disso não é pequeno. Assim como manter uma equipe enorme para produzir o programa é enorme.

Tudo isso gira também em torno dos níveis de audiência que são obtidos. Nenhum anunciante vai colocar dinheiro limpo em algo que não tem retorno.

Portanto, não só o BBB como a Fazenda e o que mais exista por aí, só se mantém com rios de dinheiro abastecendo a adutora. Até chegar ao telespectador, muitos interesses são filtrados e devidamente organizados. Quando assistimos tudo já está em seus devidos lugares.

De tudo isso o que reclamo é a falta de critérios mais rígidos na escolha dos participantes, que deu ao BBB11 as características que hoje estão aí demonstrando pouquíssimas opções para o povo escolher alguém para torcer. O nível foi rasteiro, sem maiores pretensões, atirando todos a um “salve-se quem puder”.

Assim o BBB11, em que pese ser um dos programas de maior audiência da TV, ficará marcado como “aquele que foi sem nunca ter sido”, bem ao estilo Roque Santeiro.

Segue a procissão com todos procurando algumas filipetas nas margens desse rio caudaloso.

28 comentários:

Claudia Rio disse...

Olá Manga e amigos!

Realmente...o dinheiro é a alavanca ...é o q move o mundo....na real, dinheiro é necessário mas...é impossível ser feliz sem ter AMIGOS.
Tenho muitos, ainda bem!
Alguém comentou sobre a sua amizade c/ o Tors e eu vibro...( a palavra é esta ) pq eu sei como faz bem p/ a saúde uma AMIZADE de verdade...amigos de fé, irmãs...irmãos...camaradas.
Bjs

Debby Diabba disse...

Eu concordo com a Claudia.
Amigos é fundamental. Eu já me sinto a vontade toda vez que ela me chama de diabinha.
Sei que é uma maneira carinhosa de se referir a mim.
Mas concordo com o Manga quando diz:
Portanto, muita coisa que acontece pode não estar nas mãos da direção para definir e sim entranhada nas entrelinhas de contratos milionários.
É assim mesmo.

Espiando os Blogs disse...

Manga, vc mexeu num ponto crucial que é a monetária. Muito bem, tudo isso que vc falou e bem falado, sabemos. Então, estamos enchendo o saco da pessoa errada não é mesmo? De que adianta atormentarmos a cabeça do diretor do programa para melhorar elenco, respeitar mais o telespectador, aprimorar mais as provas etc...se o dinheiro continua entrando nos moldes dos patrocínios? Então nossas vozes diante da emissora não vale nada. Epaaaaa, então alguma coisa está errada, e esta coisa errada pelo visto é o telespectador e os internautas, estamos assistindo a tudo isso impassíveis.....e gastando tempo e dinheiro para uma programação que não está proporcionando boa diversão. Pelo visto teremos que mexer no bolso de alguém para esta bagaça funcionar pelo menos a contento nosso.
É coisa a se pensar durantes os meses que antecede o programa.

Endosso o que Claudia Rio e Debby falaram.....amizade é uma das armas para se encarar a vida.Sozinhos não somos ninguém. Uma boa amizade ajuda muito!!

Claudia Rio disse...

Debby Diabbinha ...vc gostou...carinhoso mesmo e aqui sim, DE GRAÇA.
Tb gostei...rssss

Espiando os blogs...já q está no final e sabemos q a banda toca assim...vamos de Zeca Pagodinho até o fim...
Temos os nossos favoritos e vamos torcer por eles!
SE precisar...até votamos...ajuda!

Bora Diana pegar o lider hoje!!!!!!...e aí sim, teremos um paredão dos sonhos.
Bjs

Carol disse...

Se é o patrocinador o grande "dono" do programa, então que todas as vozes de enfado e revolta pelos rumos do programa se virem contra ele. Os próprios participantes cansam de desmoralizar os produtos patrocinados. Niely Gold não sei como mantêm ainda patrocínio sendo que "todos" detonam a marca. O mesmo do Guaraná Antártica. Provas mal feitas que denigrem a imagem do patrocinador em vez de enaltecê-la. Ninguém tá nem aí. Já falaram mal até da Fiat: "Carro bom é da Honda." hahahaha
Piada!!!!

Espiando os Blogs disse...

Claudia Rio, Zeca Pagodinho, cervejinha.....hummmm dá pra encarar esse BBB droga....rssssss...
Boraaaa Diana...ganha logo essa liderança...e Pavão no paredão.....!!

Claudia Rio disse...

...e a Angélica, alguém acredita q ela usa produtos Nielly Gold?...kkkkk...
Alguém já disse q ela é a maior falsa do BBB pq insiste em dizer q usa...rssss$$$$$$....

Pedindo licença, recomendo a leitura do CARTAS PARA O BIAL...
" Show de ontem = INSUPORTÁVEL !
Combo de sertanejos...Teló, Fernando & Sorocaba,João Bosco & Vinicius...
Faço minhas as palavras da Diana: " Nunca ouvi falar desses caras"....
KKKKKKKKKKKK.......nem eu!
Bjs

Claudia Rio disse...

...vamos nos divertir antes da prova de hj....
Talvez depois tb.
BJS

Debby Diabba disse...

A prova Poderia ser uma ventania da porra seguida de jato d"água na cabeça. solução mágica pro pavão pedir pra sair em 1 2 3 ...

marcia disse...

MAIS E ASSIM Q O SINO TOCA,ALGUEM TEM Q PAGAR A FARRA TODA E AJA CRIATIVIDADE PRA NOS CONVENCER Q ESSE OU AQUELE PRODUTO EO MELHOR

Anônimo disse...

1,5 é merreca diante dos que esses caras faturam. E a record ainda consegue pagar mais pro vencedor.

Espiando os Blogs disse...

Peraí gente tb quero entrar na festa......mas sem aquele povo sertanejo....kkkkkk não conheço ninguém igualmente vcs........Nielly gold não compro nem se me pagarem....kkkkkkkkkk....concordo que a Angélica seja a mais falsa....e nem compro os chinelos clone das Havaianas......Acho que quem merece o premio somos nós que temos saco...sacão pra acompanhar esse programa....

Anônimo disse...

O melhor é o Fruttare!E as hondas.

Espiando os Blogs disse...

Anônimo 21:46, prefiro sorvete do agreste.
Motos, prefiro a Harley Davidson ;-)

sem pe nem cabeça disse...

valho-me do seu blog para minhas considerações sobre o processo de seleção. Não queremos santos nem demonios. Queremos assistir pessoas dialogando com inteligencia,moldando seu personagem e estabelecendo redes de relacionamento e de alianças. Construindo relacionamentos com sedução e não com vulgaridade. Um reality é um mundo de fantasias que brinca de ser real e isso é aceito naturalmente pelos plebeus que assistem a esse show, diariamente. Mas quando a telinha se transforma em arena pela falta de qualidade dos seus personagens, selecionados pela produção percebemos que a realidade é muito pobre e podre e ela acaba sendo representada pelos brothers. Lamentável. Mas o show tem que continuar. Senhoras e Senhores, aos costumes e aos no$$os comerciais. Ao povo, circo e bananas.

Anônimo disse...

os melhores jogadores do BBB foram Marcelo Dourado e Juliana mas o Bial detonou o Marcelo, mostrando uma namorada que ele tinha. Depois a Globo se redimiu com ele, no BBB 10. Seu jogo foi diferente. Tanto ele quanto o Bial haviam mudado.Boninho também. Embora esse ainda tenha muito que aprender com os mortais.

Anônimo disse...

Espiando os blogs,
é pra ter pelo menos algo que se salve, kkkkkk
porque nesse ta dificil viu??

Espiando os Blogs disse...

Anônimo 21:56...

Eu entendi, brinquei com vc ....tô tão P.da vida com o programa que quero desmoralizar qualquer anunciante rssssssss

marcia disse...

SERA Q A PAULINHA VAI GANHAR MAIS UM CARRO?SO ELA GANHA

MANGA disse...

A tal Ipanema é um clone mal feito da Havainas. O Guaraná Antarctica é um porre, a Fiat uma bomba, o tal Niely nem se fala. Realmente a Honda vale a pena e a Kibon também, mas é só. Ah...a Samsung é maomeno.

MANGA disse...

Esqueci o Carrefour que foi um grande mercado e hoje tá uma m....

BEL... disse...

Rodriguetes detonandoo grupo vermelho e Rodrigão fofinho com escovão, se dando bem (e fazendo crer que é o pior)...por sorte o escovão poupa a Maria, e do outro lado a esperança é wesley, se bem que gelado sabe-se la ate onde aguenta...tem vezes que o azul quase seca...

Quem vai ser o lider?...torcendo pra Paulinha a Rodrigão fora.

Silvia Lucia disse...

Putz, que falta de criatividade do tio boninho. Tivemos prova semelhante no BBB10. Estava assistindo a 2 documentários e resolvi espiar o ppv. Tomara que a gorditcha saia logo, pois Diana já desistiu...

marcia disse...

pelo amor de deus a diana quer ganhar de graca a lideranca mesmo sera q nao dava pra aguentar mais um pouquinho?

BEL... disse...

e eu Quase não acreditei, mas Paulinha e Rodrigão, continuam la, aff...acredito que rodrigão vai ter um osso duro de roer e Paulinha só sai se for de maca...

Anônimo disse...

TODOS OS ANOS É A MESMA LADAINHA

AS PESSOAS RECLAMANDO DOS PARTICIPANTES DO BBB

E AS QUE MAIS RECLAMAM SÃO AS QUE MAIS ASSISTEM

Anônimo disse...

Se o Rodrigão ganhar esse bbb, é o que parece que vai acontecer, vai ser a primeira vez que alguém ganha com a cara, só porque é bonito

BEL... disse...

Fui la no twitter do Boninho e conferi...lider anjo não é o de hoje, mas o do proximo domingo...

# @NoemyeStela sem poder extra, mas o líder do próximo domingo vai ter quase esse poder. Vamos chamar de Líder Anjo 6:26 AM Mar 14th via web in reply to NoemyeStela

Então Paulinha vai pro paredão.

Postar um comentário